A primeira infância e a escola estão ligadas ao ambiente educacional, que desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças
O estágio inicial
da infância, que abrange aproximadamente os primeiros seis anos de vida, é
extremamente importante no desenvolvimento. A fase, que faz parte do chamado
Infantil 1, desempenha um papel fundamental nesse processo.
A Educação
Infantil é essencial para contribuir com o desenvolvimento dos bebês e crianças
pequenas, por meio de experiências significativas, que promovam a aprendizagem,
tendo como eixos norteadores as interações e o brincar de forma indissociável
ao binômio educar e cuidar.
As experiências na
Educação Infantil vivenciadas pelas crianças com seus pares e com os professores
disparam e potencializam os modos como elas pensam, sentem, desejam e
descobrem, por meio das múltiplas linguagens.
O Colégio Marista
Arquidiocesano, localizado na Zona Sul de São Paulo (SP), forma sua primeira
turma do Infantil 1 em 2024, agregando a experiência do Marista Brasil em
outros colégios Maristas pelo país.
Márcia Sayoko
Nanaka, coordenadora da Educação Infantil do Arquidiocesano, aponta razões que
enfatizam a importância das crianças começarem sua jornada escolar nessa etapa:
Socialização
e Desenvolvimento
Compreendemos a
aprendizagem como resultado do processo de interação entre os pares,
professores e objetos que compõem as atividades propostas. O trabalho
desenvolvido no Infantil 1 é permeado por cuidados, a professora responsável
pelas crianças nesta fase reconhece o cuidar como valor educativo. Ou seja, o
desenvolvimento dos bebês e das crianças bem pequenas nesta fase da vida
envolvem ações como hora do lanche, a troca, contar histórias e brincar.
Desenvolvimento
emocional
A Educação
Infantil oferece um ambiente seguro e estruturado em que as crianças podem
explorar e expressar suas emoções. Isso contribui para o desenvolvimento
emocional, ajudando-as a entender e gerenciar seus sentimentos.
Estímulo à
curiosidade e criatividade
A nossa proposta
reconhece a experiência da criança que emergem das situações de aprendizagem,
do olhar sensível ou da escuta atenta como uma oportunidade potente para
provocar curiosidade e desenvolver a criatividade.
Desenvolvimento
motor
Atividades e jogos
no Infantil 1 ajudam no desenvolvimento motor, sendo crucial para o
desenvolvimento da coordenação motora e habilidades motoras fundamentais.
Estímulo
à linguagem
Ler para crianças
‘bem’ pequenas é favorecer e ampliar experiências com a oralidade. Por meio da
leitura a criança compreende o mundo em que vive, aprende o significado das
palavras e do que está a sua volta, de maneira lúdica e prazerosa.
Família
e comunidade escolar
A família é entendida em sua dimensão de rede, é considerada em sua função protetiva, de cuidado e educação. Ou seja, a parceria família e escola é imprescindível - o trabalho deve ser junto e integrado – para que juntos as crianças tenham um desenvolvimento integral.
A Educação Infantil não prepara apenas as crianças, mas também envolve os pais e a comunidade escolar, criando uma parceria entre a escola e a família, proporcionando um ambiente de apoio e colaboração.
maristabrasil.org/