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terça-feira, 3 de maio de 2022

Como não ser a próxima vítima: dicas para evitar golpes pelo WhatsApp

O WhatsApp é considerado um dos principais meios de comunicação. Com mais de 120 milhões de contas, o Brasil é o segundo país em número de downloads do aplicativo, ficando atrás apenas da Índia. 

Se de um lado esse aplicativo facilita a nossa comunicação, por outro ele vem sendo cada vez mais utilizado para a prática de crimes de estelionato e extorsão. O objetivo deste texto é explicar como esses golpes funcionam e passar algumas dicas para tentar evitá-los. Também serão mencionadas as condutas que a vítima deve tomar.

 

1- Sequestro do WhatsApp por clonagem do chip ou técnicas de engenharia social

Como o golpe funciona: Com um chip novo e os dados pessoais da vítima, o criminoso entre em contato com a operadora de telefonia e solicita a ativação do número da vítima no novo chip.

A partir daí do criminoso “assume a identidade da vítima” e passa a pedir dinheiro para os contatos, principalmente familiares, alegando emergências e a impossibilidade de acessar a sua conta bancária.

Quando o chip é clonado a vítima perde o acesso ao seu celular e aplicativos.

Outra forma de assumir a identidade da vítima através do WhatsApp é através de técnicas de engenharia social para convencer o usuário a passar o código de instalação do aplicativo. Nesse caso, a vítima não perde o acesso do seu telefone, mas apenas do seu WhatsApp.

A engenharia social consiste em técnicas empregadas por criminosos para induzir a vítima a enviar dados confidenciais. Essas técnicas exploram principalmente a confiança e a falta de conhecimento da vítima. As principais formas de engenharia social são: oferecimento de brindes através de acessos em links fraudados, sites de vendas falsos, descontos em produtos e serviços falsos, contato de falsos funcionário pedindo a atualização de cadastro.

Como tentar evitar este golpe: Não habilitar a verificação em duas etapas via SMS, prefira aplicativos de tokens de acesso, como Google Authenticator e Authy.

Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp. Ative também os códigos PIN e PUK do seu chip SIM.

Por fim, tome cuidado com e-mails promocionais e ligações solicitando códigos e senhas. Não é conduta comum das empresas solicitar tais dados. Recebendo qualquer contato nesse sentido não repasse informações e se dirija diretamente até o estabelecimento para verificar o ocorrido.

Os engenheiros sociais são ardilosos, criam uma situação muito próxima da realidade, até com sons de pessoas falando ao fundo para parecer uma empresa e gravações de músicas e áudios iguais ao de bancos e lojas quando transferem ligações entre departamentos.

Como agir no caso de ter sido vítima: avise os seus contatos, principalmente familiares. Envie um e-mail para o endereço support@whasapp.com informando a clonagem da sua conta e solicitando a desativação.

É importante registrar um boletim de ocorrência e em alguns caso pode ser necessário o ajuizamento de ação judicial.

 

2- Criação de perfil fake para solicitar depósito para contatos da vítima

Como o golpe funciona: o criminoso acessa bancos de dados e obtém informações sobre a vítima e seus familiares. Em seguida cria uma conta no WhatsApp com a foto da vítima, facilmente obtida em redes sociais. Com esta conta, entra em contato com os familiares da vítima alegando problemas no celular e na conta bancária. Afirma que teve que trocar de celular e solicita depósitos de valores em contas de terceiros.

Nesse caso o celular e o WhatsApp da vítima não são afetados e continuam funcionando normalmente.

Como tentar evitar esse golpe: aumente as configurações de privacidade das suas redes sociais e evite deixar o seu perfil sem limitações de acesso. Tome cuidado ao disponibilizar os seus dados pessoais, suas informações são a extensão da sua personalidade e podem ser utilizadas para aplicar golpes nos seus familiares. É importante entender que nós temos um papel importante para garantir a nossa segurança.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tem como principal propósito proteger as nossas informações pessoais para evitar as situações narradas acima. É importante que você compartilhe os seus dados apenas com empresas que cumpram esta lei. É seu direito exigir das empresas, comércio, órgãos públicos informações sobre as medidas adotadas para a proteção dos seus dados. Lembre-se, não é um favor, é uma obrigação legal de todo aquele que recebe dados pessoais utilizá-los de forma segura.

Como agir no caso de ter sido vítima: Comunique imediatamente os seus contatos, principalmente seus familiares. Instrua os seus parentes a não realizarem depósitos em contas de terceiros por mais convincente que pareça a situação. Avise que no caso de mudança de número você irá ligar para comunicar e não enviará mensagens. Denuncie a conta pelo próprio aplicativo e através do e-mail support@whatsapp.com.

 

 

Juliana Callado Gonçales - sócia do Silveira Advogados e especialista em proteção de dados pessoais

www.silveiralaw.com.br

 

5 razões para investir em um novo core bancário

Saiba por que a solução é considerada o coração das transações financeiras eficientes


O digital já é parte do dia a dia da economia do mundo e não há como voltar para trás. Muitas mudanças estão acontecendo impulsionadas pela pandemia. Mudamos a nossa forma de viver, trabalhar e consumir.  O cliente também mudou, demandando mais soluções e produtos on-line personalizados. Já as empresas tiveram que se adaptar rapidamente para atender as novas exigências. Neste contexto, os produtos financeiros flexíveis, seguros e aderentes às necessidades do consumidor são fundamentais. Os bancos devem mapear e priorizar os processos de transformação mais críticos, em direção a uma plataforma aberta, através da colaboração e agilidade no end to end dos serviços.

Um core tecnológico robusto e flexível é peça essencial na evolução de qualquer instituição que queira se manter relevante. No momento de definir pela solução, é importante ficar atento a algumas caraterísticas:

  • Arquitetura otimizada, que permite o compartilhamento de elementos fundacionais com muitos produtos e, ao mesmo tempo, entrega escala;
  • Conexão com múltiplos canais – digitais ou físicos - para atendimento ao usuário, incluindo sistema de mensageria da própria plataforma ou de terceiros;
  • Possibilidade de estruturar a solução no ritmo que melhor atende à empresa, otimizando a gestão do negócio e trazendo melhorias técnicas para o serviço e valor agregado ao acionista;
  • Centralização da parte contábil transacional e visão de tarifas, compondo a famosa visão do cliente. O objetivo é simplificar e acelerar novos processos e produtos;
  • Contribuição para o ecossistema de CRM e “datalakes”, quando se refere à entrega de informações vitais transacionais dos clientes, seja de maneira síncrona ou assíncrona, com um módulo gerador de eventos.

 No processamento das operações e produtos distintos ou na evolução de volumes, o core banking deve ser o guardião de performance e o elemento que permite às empresas e instituições financeiras criar e evoluir seus produtos conforme suas necessidades. Ele ainda deve garantir que, independentemente do tamanho da base e da complexidade de negócios, ele opere de maneira excelente, seja com um cliente, seja com um milhão.

Quando uma instituição pensa em trocar o core bancário, uma das perguntas mais frequentes está relacionada ao investimento. Com o crescimento do negócio, novas soluções ou ajustes de rota são necessários para atender as demandas com excelência. Estar preparado com uma ferramenta que atua de ponta a ponta pode representar um investimento menor do que a soma das aplicações individuais, com a vantagem de acompanhar a evolução tecnológica e de se adequar ao futuro dos negócios. Nessa “conta mágica”, não entram somente custos de plataforma, mas de infraestrutura, gestão, operações e, principalmente, tempo.

O Core Banking de uma empresa especializada deve entregar também as exigências regulatórias vigentes prontas. Ou seja, a instituição financeira não precisa se preocupar com esta parte burocrática, normalmente complexa. O tempo, antes gasto em regulamentações, passa a ser utilizado no desenvolvimento de novas funcionalidades a serem “plugadas” na plataforma financeira, de acordo com a necessidade e demanda.

Para os decisores que ainda têm dúvida sobre o momento certo de trocar o core bancário, listamos aqui 5 razões que podem acelerar a decisão:

  • Simplificação de arquitetura: um Core Banking moderno traz melhorias que impactam positivamente nas áreas de negócios, tecnologia e operações, a partir de uma visão integrada do cliente numa plataforma única;
  • Escala: Quando a empresa atinge um patamar elevado de clientes e registros, é preciso investir em uma nova plataforma que permite escalar, e a troca dessas plataformas tende a ser custosa, logo a busca de um porto seguro evolutiva faz sentido;
  • Novos negócios, “revenue streams”: um core multiempresas pode permitir que as instituições financeiras passem a ofertar e atender não somente ao cliente original da instituição, mas também a novos mercados, usando esse tipo de plataforma;
  • Consultoria: ao se unir a um parceiro especializado em core bancário, a empresa pode se beneficiar de toda a expertise desse parceiro para transformar e melhorar seu negócio atual, através de aceleradores e benchs. A troca do core é o “momento mágico” de se redefinir processos e de focá-los na visão do cliente;
  • Confiabilidade: por último, podemos dizer que, ao investir em core bancário robusto e flexível, a instituição está cuidando do “coração” das transações financeiras. Alguém que faz e vive disso, atuando como referência, vai garantir essa entrega e permitir o foco do cliente em seus negócios.

O core bancário é, portanto, o ponto central de um sistema que precisa estar em pleno funcionamento e em sinergia para alcançar bons resultados. Com ele, as engrenagens devem trabalhar em sintonia para entregar um resultado completo e eficiente, ajudando as instituições a seguirem com o sonho grande e se tornarem, efetivamente, instituições financeiras do futuro.

 

Marco Antonio Cester - Digital Business Developer Executive da Topaz, empresa do Grupo Stefanini especializada em soluções para o mercado financeiro. A Topaz é reconhecida entre os principais fornecedores no Guia do Gartner sobre sistemas de core bancário para a América Latina.


Cibercrime juvenil: como evitar que os jovens escolham o caminho errado

A ESET analisa como detectar os sinais de comportamento impróprio e o que fazer para acompanhar menores em suas atividades na Internet

 

Quando se fala de cibercrimes e crianças, muitas vezes é no contexto de proteger os pequenos dos perigos online. Por exemplo, certificar-se de que seus dispositivos tenham um software de controle adequado para que eles não consigam acessar conteúdo perigoso ou inadequado. Ou verificar se eles têm antimalware instalado e se a privacidade está configurada corretamente. Mas o que acontece quando a criança é quem acaba sendo o "cara mau"? A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, a partir de sua iniciativa Digipais, que busca acompanhar pais e professores no cuidado de crianças na Internet, analisa esse fenômeno e fornece conselhos para acompanhar os pequenos nesses casos.

 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2019, entre as 183,3 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade no Brasil, 143,5 milhões (78,3%) utilizaram a internet nos últimos três meses. O problema é que os hackers em idade escolar estão se tornando mais numerosos à medida que as ferramentas e técnicas para cometer crimes cibernéticos se tornam mais baratas e acessíveis. 

 

A Agência Nacional de Crimes do Reino Unido (NCA) informou que os dados de sua Unidade Nacional de Crimes Cibernéticos (NCCU) mostraram um aumento de 107% nos relatórios policiais de 2019 a 2020 de estudantes implantando ataques DDoS (Ataque de negação de serviço). A idade média de encaminhamentos para a equipe "Prevent" da NCCU é de 15 anos, e um relatório recente da NCA revelou que crianças de até nove anos foram descobertas lançando ataques DDoS, embora não se limitem a esse tipo de ataque.

 

A boa notícia é que, mesmo que você suspeite que um menor esteja usando suas habilidades técnicas para fins maliciosos, não é tarde demais para colocá-los no caminho certo. Existem muitos caminhos legítimos para canalizar seu conhecimento cibernético e, finalmente, ajudá-lo a iniciar uma carreira em segurança cibernética”, comenta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa ESET América Latina.

 

Quais são os sinais de alerta?

A ESET indica que é importante ficar alerta a qualquer mudança de comportamento. Um estudo realizado pela Michigan State University (MSU) revelou algumas das principais características associadas ao cibercrime juvenil. Entre eles destacam-se:

  • Baixo autocontrole.
  • Interagir com os pares; ou seja, conhecer outras pessoas que também hackeiam.
  • Tempo gasto assistindo TV ou em jogos de computador.
  • Oportunidade; ou seja, ter seu próprio computador em uma sala privada, com supervisão mínima dos pais.
  • Acesso a um celular desde a infância.
  • Participação na pirataria digital.

 

“Há também algumas indicações de que a atividade online de uma criança pode ter saído do controle. Por exemplo, a criança pode fazer menção a assuntos particulares dos quais ela não deveria estar ciente, sugerindo que você tem lido e-mails e mensagens pessoais de terceiros; ou ela pode se esforçar ao máximo para proteger sua própria privacidade, recusando-se a compartilhar seus logins”, adiciona Camilo.

 

Ter um software de controle para os pais nos dispositivos das crianças ajuda a detectar os primeiros sinais de alerta de hacking de jovens, como tentativas de acessar sites específicos de crimes cibernéticos, fóruns de hackers e outras áreas obscuras da Internet. Mas se um alto nível de conhecimento tecnológico for alcançado, é provável que eles consigam esconder tal atividade.

 

A ESET recomenda que se um comportamento desse tipo for detectado, é necessário buscar uma alternativa positiva para a utilização dessas habilidades avançadas. Existem programas de segurança cibernética para alunos em idade escolar testarem, aprimorarem e desenvolverem suas habilidades. Há também concursos onde todos os participantes podem testar suas habilidades contra os melhores do mundo, com a chance de mostrar seu talento. Mas o mais importante é manter as linhas de comunicação abertas e interessar-se pelos hobbies dos pequenos. Se você tiver uma preocupação com o comportamento deles, é recomendável lembrá-los dos riscos e incentivá-los a buscar oportunidades mais positivas para seus interesses. 

 

Nesse sentido, Javier Lombardi, Mentor Educacional da Argentina Cibersegura, Associação Civil que busca conscientizar a comunidade para criar um espaço digital mais seguro, comenta: “Como adultos, devemos estar cientes de que nossas reações, palavras e formas moldam as de crianças e adolescentes. A nossa intervenção é necessária, cada vez que vemos, ouvimos ou entramos em contato com uma situação ou uma ação inadequada, ou se está ocorrendo um desequilíbrio na nossa comunicação. Desta forma, estaremos gerindo o sistema de cuidados que veremos posteriormente aprendido pelas crianças e adolescentes, servindo assim como um STOP para qualquer comportamento desajustado e que possa causar danos a outra pessoa, ou a si mesmo”. 

Para mais informações relacionadas, visite o Digipais, uma iniciativa promovida pelo Safer Kids Online da ESET, que busca acompanhar pais e professores no cuidado com crianças na Internet.

 

 

ESET:  https://www.welivesecurity.com/br/2022/04/08/como-a-dark-web-esta-se-voltando-para-as-redes-sociais/

https://open.spotify.com/show/61ScjrHNAs7fAYrDfw813J 


Dia das Mães: 4 dicas para comprar um presente especial sem gastar muito

Especialista orienta cuidados para comprar o presente sem descuidar do bolso

 

O Dia das Mães está chegando e nessa hora muitos filhos se dividem entre a vontade de presentear e a dificuldade de achar um presente à altura do amor, quando o orçamento está apertado. "Muitos fatores podem tirar nosso orçamento da rota e, sem perceber, trazer dívidas que acabam comprometendo a renda por alguns meses. Porém, com alguns cuidados, é possível presentear sem fazer grandes dívidas e sem afetar outras despesas da família”, garante Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.

 

Para ajudar os filhos nessa missão, a executiva separou quatro dicas para presentear com algo que caiba no bolso e ainda deixe as mamães felizes. Confira:

 

1- Divida o presente com os irmãos

Dividir o valor do presente com os irmãos é uma boa saída para não gastar muito. Conforme for a contribuição de cada um, é possível até mesmo dar um presente mais caro e melhor do que aquele que cada filho poderia dar separadamente. 

 

2 - Aproveite as ofertas e pesquise valores

Toda época comemorativa é repleta de promoções que podem trazer uma verdadeira economia na hora da compra. Uma boa pesquisa é fundamental. Além de encontrar o melhor preço, é possível achar frete grátis ou cupons de desconto, o que vai deixar a economia ainda maior. 

 

3 – Defina um “teto” para a compra 

É importante colocar no papel todas as dívidas atuais e gastos previstos, para se ter uma noção de quanto dinheiro se pode gastar com o presente. Estabelecer um limite é fundamental para não gastar mais do que se tem e prejudicar a renda dos próximos meses. 

 

4 - Analise e compare condições de pagamento

O parcelamento é uma tentação, mas muitas vezes você estará pagando juros embutidos e o valor do presente, ao final das parcelas, será maior. Sempre que possível, opte pelo pagamento à vista ou analise bem todas as opções e dê maior atenção às formas de pagamento em que é possível negociar desconto.

 

 

Simplic


EUA atingem recorde de 11,5 milhões de vagas abertas

Crescimento da economia americana faz com que o país tenha 1,9 vaga para cada desempregado

 

Os EUA encerraram o mês de março com 11,5 milhões de vagas abertas, conforme dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo Departamento de Trabalho do país. É o maior número já registrado na história, indicando que a demanda por mão de obra continua crescendo mais do que a disponibilidade de profissionais no mercado.

 

No total, foram 6,7 milhões de contratações e 6,3 milhões de demissões, com um saldo positivo, portanto, de 400 mil novos empregos. Atualmente, a taxa de desemprego nos EUA é de 3,6% – uma das menores dos últimos 50 anos. O próximo dado será divulgado na sexta-feira (6).

 

“Os números indicam como a economia americana vem mantendo um forte ritmo de crescimento e se recuperando dos efeitos da pandemia. O desafio agora é encontrar maneiras de incluir mais pessoas na força de trabalho, em especial aquelas em idade economicamente ativa, e também os imigrantes. Somente assim, será possível dar conta da grande demanda por mão de obra”, analisa Rodrigo Costa, CEO da AG Immigration, escritório especializado em imigração de profissionais para os Estados Unidos.

 

Com os números divulgados hoje, os EUA chegam a 1,9 vaga de emprego para cada desempregado.


 

Setores que mais contratam


O segmento da economia que mais contratou em março foi o de serviços profissionais e empresariais, com 1,3 milhão de novas pessoas sendo empregadas. Ele é seguido pelos ramos de acomodação e serviços de alimentação (1 milhão), varejo (971 mil) e saúde e assistência social (774 mil).

Mesmo sendo as que mais contrataram, estas quatro áreas também são as que mais têm vagas abertas atualmente. Juntas, somam 6,92 milhões de oportunidades para serem preenchidas – 61% do total.


 

Recorde de pedidos de demissão


Os EUA vivem um fenômeno conhecido como a “Grande Demissão”, em que números elevados de trabalhadores têm pedido para sair de seus empregos. “Isso acontece porque há uma disputa acirrada por mão de obra, que por sua vez faz com que as pessoas consigam melhores oportunidades com mais frequência. Além disso, há uma nova maneira como os profissionais se relacionam com seus trabalhos, priorizando muito mais a vida pessoal. Não há mais aquele receio de ter vários empregos em um curto espaço de tempo ou períodos desempregado”, comenta Costa.


Em março, 4,5 milhões de americanos pediram demissão de seus empregos – o maior número da história e 3% superior ao dado de fevereiro.

 

 

 

Rodrigo Costa - possui vasta experiência profissional na área de negócios, tecnologia e marketing, tendo atuado com consultoria em diversas multinacionais no Brasil, ajudando-as a melhorar sua performance financeira. É especialista em mercado de trabalho americano e CEO de um dos mais renomados escritórios de imigração dos Estados Unidos.


 

AG Immigration 

Site: www.agimmigration.law 


Advogada explica MP que institui o controle de jornada de trabalho remoto

Medida Provisória divide os trabalhadores que trabalham por tarefa e os rotineiros


O Governo Federal baixou a Medida Provisória 1.108/2022 — publicada em 28 de março, tem validade de 60 dias, prorrogáveis por mais 60 dias e caso não seja aprovada pelo Congresso Nacional neste interim, perderá a sua eficácia após seu período de validade — que institui o controle da jornada de trabalho remoto.

Débora Regina Ferreira da Silva, advogada trabalhista e sócia do escritório Akiyama Advogados Associados, analisa pontos importantes da legislação alterada por esta MP, como o art. 62, § III da CLT que trata da questão do controle da jornada de trabalho nos casos de trabalho remoto. “Antes desta Medida Provisória, qualquer tipo de trabalho remoto não estava sujeito ao controle de jornada, diante da considerada ausência de possibilidade do empregador controlar esta jornada e constatar a realização de horas extras ou não. Com essa alteração, os trabalhadores foram separados em dois subgrupos de trabalho remoto, sendo aqueles que prestam serviço por tarefa ou produção e os demais”, esclarece.

Segundo a advogada, os trabalhadores que prestam serviço por tarefa ou produção continuam não sujeitos ao controle de jornada; já os demais passam a estarem sujeitos ao controle de jornada de trabalho, o que traz como inovação a obrigação ao empregador de encontrar meios para controlar a jornada e garante ao empregado o direito ao recebimento de horas-extras, caso venha a trabalhar além do horário de sua jornada convencional, conforme limites previstos na CLT.

Dra. Débora ressalta que essa alteração visa adaptar a legislação aos novos tipos de teletrabalho que surgiram em razão da pandemia da Covid-19, no intuito de garantir o direito dos trabalhadores ao cumprimento de sua jornada regular, tal como realizavam presencialmente, possuindo um aspecto positivo neste sentido. “Contudo, pensando na viabilidade prática desta previsão legal, há a possibilidade de tal regra passar por aprimoramento ou longos debates judiciais, em razão da capacidade tecnológica ou não do empregador de controlar o cumprimento da jornada e até mesmo do empregado de comprovar ou não a realização de horas extras”, argumenta.

Outro ponto importante a ser destacado, na visão da advogada, é a alteração do art. 75 – B da CLT, especialmente pela inclusão de seu § 5º, que verbera: “O tempo de uso de equipamentos tecnológicos e de infraestrutura necessária, e de softwares, de ferramentas digitais ou de aplicações de internet utilizados para o teletrabalho, fora da jornada de trabalho normal do empregado não constitui tempo à disposição, regime de prontidão ou de sobreaviso, exceto se houver previsão em acordo individual ou em acordo ou convenção coletiva de trabalho”.

A sócia do escritório Akiyama Advogados considera que, diferentemente da alteração citada anteriormente, “esta não parece privilegiar o empregado de forma alguma, pois permite ao empregador solicitar algumas questões por e-mail ou aplicativo de mensagens, por exemplo, fora do horário de expediente e o funcionário as responda sem estar recebendo para isso, pois a resposta a essas mensagens ou e-mails não configura nada dentro da relação de trabalho”.

Ela ressalta que essa questão só será possível afirmar se é prejudicial ou não ao empregado com o passar dos meses sob sua aplicação, pois sinaliza ser prejudicial, visto que “como prevê genericamente que o tempo de utilização destas ferramentas fora de sua jornada não configura nada, não há como controlar quanto tempo exatamente esta previsão legal estava considerando, porque uma mensagem em um dia da semana fora do horário de expediente parece razoável, mas, e mensagens via aplicativos exclusivos de empresas todos os dias além da jornada, exigência de cursos on-line internos da organização que não podem ser realizados durante a jornada de trabalho, exigência de respostas imediatas a e-mails em razão de fuso horário, que fazem com que tenham de ser respondidas fora do horário de expediente. Isso também não configurará tempo à disposição da empresa?”, questiona.

A advogada ainda pontua que a alteração trazida pela introdução dos parágrafos 7º e 8º ao art. 75-B da CLT, também é de fundamental importância ao momento em que vivemos, pois em razão da ampliação do número de pessoas e atividades em regime de trabalho remoto, houve um aumento significativo de empregados que foram contratados para trabalhar em empresas de estados diversos de seu domicílio, até mesmo de outros países. “Deste modo, foi muito importante pontuar qual legislação deve ser aplicada à relação de trabalho, a fim de evitar divergências em relação à previsão específica da norma de alguma região. Assim, desde que o empregado é contratado, ele tem ciência de que estará sujeito às previsões legais da base territorial do estabelecimento de sua lotação”, conceitua.

E por último, dentre as alterações que merecem destaque, na opinião da advogada, vale comentar a respeito da inclusão do art. 75 – F da CLT, o qual impõe aos empregadores a obrigação de priorizar as vagas de trabalho remoto às pessoas com deficiência ou aos genitores com filhos ou criança sob guarda judicial até quatro anos de idade.

De acordo com Dra. Débora, essa alteração pode ser considerada muito bem vinda e em consonância com uma nova visão sobre as relações de trabalho trazida com a pandemia da Covid-19, que obrigou o mundo corporativo a encontrar formas de transformar diversas profissões presenciais em remotas e acabou por mostrar que isso é possível e produtivo, trazendo até uma nova proposta que auxilia tanto na acessibilidade de pessoas que podem trabalhar de sua própria casa, que já é um ambiente adaptado, como pode possibilitar aos genitores acompanharem essa fase inicial da vida das crianças sem terem de sair do mercado de trabalho.

 


Dr. Paulo Eduardo Akiyama - advogado e economista, o escritório Akiyama Advogados Associados investe fortemente em Tecnologia da Informação para assegurar a alta integridade e a segurança das informações fornecidas por seus clientes, garantindo que estas sejam mantidas dentro dos sigilos altamente necessários e desejados. Para mais informações acesse http://www.akiyama.adv.br/ ou ligue para  (11) 3675-8600. E-mail akiyama@akiyama.adv.br

 

Com Dia das Mães, faturamento do varejo paulista deve alcançar R$ 83,1 bilhões em maio

 
Estimativa é que vendas ligadas a vestuário, farmácia e perfumaria sejam alavancadas pela data

 
No mês de maio, as vendas no comércio varejista do Estado de São Paulo devem alcançar R$ 83,1 bilhões, de acordo com estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Apesar da retração de 1,6% em comparação ao mesmo período de 2021, caso os números se concretizem, este será o segundo melhor “mês das mães” desde o início da série histórica da pesquisa, em janeiro de 2008.
 
O levantamento aponta, contudo, menos impacto da data no comércio, já que as vendas das atividades mais sensíveis à ocasião devem apresentar retração de 3,4%. Em termos monetários, seriam R$ 1,6 bilhão abaixo do observado no mesmo período de 2021.  
 
Dentre as atividades que geralmente se destacam no período, apenas as lojas de vestuário, tecidos e calçados (3,2%) e de farmácias e perfumarias (0,6%) tendem a mostrar crescimento em função do Dia das Mães. Para o faturamento das lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, estima-se queda de 17%, enquanto que para as lojas de móveis e decoração, a redução prevista é de 9,7%. Nos supermercados, por sua vez, as vendas devem diminuir 2,6%.
 

 

A previsão é que, no mês, cada família destine R$ 2.973,40 – queda de 4,7% ante maio do ano passado, quando alcançou R$ 3.120,48 – para a aquisição/o consumo nos segmentos que, historicamente, são os mais procurados na data, ou seja, assistência à saúde/beleza, eletrodomésticos e eletrônicos, mobiliários e artigos do lar, vestuário, alimentação e produtos de higiene. Dentre eles, vestuário é o único com estimativa de aumento nas vendas em tíquete médio familiar. O segmento deve alcançar R$ 404,16 – 1,7% superior ao consolidado no mesmo mês de 2021 (R$ 397,25).
 

 

Vendas em maio


Apesar da retração de 1,6% prevista para as vendas do varejo no mês de maio, de acordo com a FecomercioSP, o ritmo que estes números sinalizam é o principal fator a ser avaliado. Isso, porque é preciso considerar a base de comparação bastante positiva, já que o resultado alcançado no mesmo período do ano passado foi o maior de toda a série histórica, atingindo R$ 84,4 bilhões.
 
A taxa estimada para este ano pode ser um indicativo de redução no ritmo do consumo. Neste sentido, o fator mais preocupante – e o obstáculo que pode ser decisivo para a manutenção de um ciclo mais aquecido e sustentado de vendas – é a inflação, elemento de maior impacto negativo sobre o poder de compra das famílias, em especial se considerarmos o alto nível de endividamento dos consumidores.


 
FecomercioSP


Dia das Mães: brasileiros adotam produtos de higiene e beleza como presentes por conta dos preços

Dados da Kantar apontam que gastos com esses itens são mais amigáveis que os praticados em roupas, calçados e flores

 

Os produtos de Higiene & Beleza devem manter-se como forte opção para o próximo Dia das Mães, principalmente devido aos preços, que são mais amigáveis que os de categorias como Roupas, Calçados e até mesmo Flores e Experiências e uma vez que a inflação alta e a necessidade de recorrer a empregos informais seguem impactando a renda dos brasileiros. Esta é a previsão da Kantar, líder em dados, insights e consultoria. 

Em 2021, o avanço da vacinação contra a Covid-19 permitiu que os brasileiros voltassem a celebrar datas comemorativas – mesmo que com os devidos cuidados e em menores proporções – e marcou a retomada do comércio. No Dia das Mães, por exemplo, chamou atenção o fato de que 12% das pessoas receberam algum presente da categoria de Higiene & Beleza. 

Isso representa um crescimento de 24% em relação a 2020 e a penetração dos produtos do setor em mais de 1,2 milhão de novos lares brasileiros. No último ano, os brasileiros gastaram, em média, R$ 41 no presente. Os destaques ficaram para os perfumes e cremes para o corpo. 

A título de comparação, em 2020, o número de lares presenteados com produtos da categoria foi de 10%. O gasto médio ficou em R$ 36 – ou seja, -15,9% do que o valor desembolsado para a data no ano seguinte. 

 

Kantar

www.kantar.com/brazil

 

3 vantagens do uso de sucata na produção do a

Crédito: Canva.com

Ainda que a palavra "sucata" carregue uma carga pejorativa, sua utilização resulta em um aço de forte qualidade e valorizado no mercado


Existem duas maneiras relativamente comuns de produzir aço: pela combinação de minério de ferro e carvão ou por meio da reciclagem da sucata de aço. Estima-se que aproximadamente 30% do aço produzido no Brasil seja proveniente da reciclagem. O aço é um dos poucos materiais que pode ser infinitamente reciclável sem qualquer perda de qualidade, de acordo com especialistas do setor.

Embora a palavra “sucata” possa sugerir algo pejorativo o aço proveniente dessa reciclagem possui um alto valor agregado, de acordo com o gerente de marketing da Açovisa, Giovani Marques da Costa. “A sucata é muito valorizada e cobiçada como matéria-prima”.

Números da International Iron and Steel Institute indicam que 630 milhões de toneladas do produto são recicladas anualmente. E o Brasil tem se apresentado como um dos líderes globais em reciclagem. Só a associação sem fins lucrativos Prolata reciclou 55.090 toneladas de latas de aço em 2021 – por exemplo -, o que representa um aumento de 141% em comparação a 2020. A maioria dessas latas foram recicladas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste: 28, 16 e 8 mil toneladas de latas de aço pós consumo, respectivamente. Paraná é o estado que mais reciclou.


Reciclagem

O processo começa com a separação da sucata ainda na coleta seletiva de resíduos, essa organização pode ser manual ou eletromagnética. A sucata então é prensada em fardos para facilitar e otimizar o transporte até as usinas siderúrgicas, onde é submetida a temperaturas elevadas em fornos elétricos ou a oxigênio que chegam aos 1500º. Nessa temperatura o aço atinge seu ponto de fusão, chegando ao estado líquido podendo ser moldado em tarugos ou placas metálicas para então ser conformado em chapas, perfis e barras de aço.

É um processo considerado rápido que reduz os impactos ambientais. Na reciclagem, o consumo de energia elétrica chega a ser 80% menor, também há economia da utilização de água, inclusive porque não há processo de extração de minério. Além disso, cada tonelada de aço representa uma economia de 1.140 quilos de minério de ferro. 

A qualidade final do aço reciclado também é indicada por Costa:


Laminação

A laminação é o processo de reduzir a espessura de uma chapa, barra ou perfil metálico por meio da passagem entre dois ou mais cilindros girantes. E o processo de laminação do aço proveniente da sucata gera um produto de maior qualidade.


Propriedades mecânicas

“Quando falamos de propriedades mecânicas falamos de elasticidade, dureza, fadiga e resistência à tração, por exemplo, e essas características do aço sucata costumam ser mais positivas do que o aço comum.”

 

Açovisa


Detran.SP alerta: maio é o último mês para renovar CNHs vencidas em janeiro e fevereiro do ano passado

Condutores devem regularizar documento no prazo correto para evitar multas; serviço pode ser feito online, pelos canais do departamento ou do Poupatempo

 

Fique atento! Motoristas que tiveram a CNH vencida nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 e ainda não renovaram o documento precisam regularizar a situação até o dia 31 de maio de 2022.

A norma foi estabelecida pela deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 09/11/21, que definiu um cronograma completo (veja abaixo) para CNHs que tiveram vencimento entre 1º. de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. O período para a regularização é feito com base no mês de vencimento do documento. Por exemplo, CNHs vencidas entre janeiro e fevereiro do ano passado deverão ser renovadas até 31 de março de 2022.

Em caso de fiscalização, dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.

 


A solicitação de renovação do documento pode ser feita online, pelo portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br) ou aplicativo Poupatempo Digital. O condutor, no entanto, não deve ter qualquer tipo de bloqueio no prontuário, como CNH suspensa ou cassada, por exemplo.

“Embora os prazos tenham sido suspensos em março do ano passado, o Detran.SP disponibilizou durante todo o período da pandemia a renovação de CNH por meio da plataforma online. Em apenas alguns cliques, de forma segura e sem burocracia, o motorista pode efetuar o serviço sem a necessidade de ir a um posto presencialmente”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

 

Passo a passo para renovar a CNH

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br) ou pelo app ou do Poupatempo digital. Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.

Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento no portal do Poupatempo – www.poupatempo.sp.gov.br no posto que deseja ser atendido.

- Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas (clique aqui).

- Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

- Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$116,50 (que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

- A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

Além da renovação digital da CNH, o Detran.SP disponibiliza mais de 70 opções de serviços eletrônicos como segunda via da CNH, mudança e adição de categoria, licenciamento, transferência, consulta de multas e de pontuação, entre outros


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