O clima de final de ano – com suas luzes, presentes
e ceias – também carrega uma forte tradição de consumo. Para os varejistas, a
época é um verdadeiro banquete de oportunidades para alavancarem suas vendas e,
ainda, atrair a atenção e fidelização de consumidores mesmo após as
festividades. Conquistar esses resultados, contudo, não depende apenas de ter
um bom produto ou serviço, mas sim de todas as estratégias de comunicação
construídas ao longo do ano, de forma que entendam quais canais digitais
investir nesse período para que convertam mais leads em vendas e experiências
de sucesso.
Segundo a pesquisa de “Intenção de Compras para o
Natal 2025”, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a estimativa é de que esse
setor movimente cerca de R$ 84,9 bilhões na economia, com 76% dos consumidores
que planejam dar algum presente neste Natal.
O cenário é extremamente favorável para a colheita
de grandes resultados pelos varejistas, desde que já tenham investido em
campanhas e estratégias de construção de marca nos 11 meses anteriores. Afinal,
a concorrência do mercado atual é cada vez maior, o que torna a atração de
clientes uma verdadeira batalha dentre tantos anúncios e ofertas que cada um
recebe constantemente.
Empresas que reforçam esse relacionamento com seu
público-alvo a todo o momento chegam nessa época do ano com poucos ajustes a
serem feitos, adequando sua comunicação ao que o consumidor busca de suas
marcas favoritas nesse período. Em contrapartida, quem não fez essa lição de
casa ao longo do ano tem que correr atrás para que consigam ganhar
visibilidade.
Quando o varejista colhe dados de seus consumidores
em todos os meses de operação, compreendendo, com clareza, suas demandas,
necessidades e preferências de compra, conseguem ter maior êxito ao calibrar
suas ofertas nessa época, desenvolvendo ações bem mais assertivas que atinjam,
em cheio, essas expectativas. Do contrário, acabam aplicando promoções em
praticamente todos os seus itens, sem entender se fazem sentido para seu
público-alvo.
Ao invés de reforçarem ofertas gerais em tudo que
vendem, focar tempo e energia em poucos produtos pode trazer muito mais
retorno, mesmo que acabem não atingindo grandes resultados lucrativos. Isso
porque, mesmo que um cliente acabe não tendo interesse em um item específico,
pode passar a se atentar mais às comunicações enviadas pela marca, por já ter
tido uma experiência confiante e confortável aos seus desejos.
Em meio a um mercado cada vez mais dinâmico, os
canais digitais se tornaram essenciais nesse sentido, capazes de fortalecer o
relacionamento entre as partes e transmitir mensagens com autenticidade e
impacto. E, dentre tantas opções disponíveis, o WhatsApp é, de fato, um dos
mais famosos e utilizados no Brasil. Em dados da pesquisa Panorama de
Marketing, como prova disso, foi identificado que 74% das empresas do varejo
utilizam esse canal regularmente para vendas, atendimento comercial e
pós-venda.
Ao mesmo tempo, por também ser um dos meios de
comunicação pessoal mais predominantes, há muitos que preferem se relacionar
com as marcas por outras vias, se sentindo até incomodados quando são contatados
neste ambiente. Apostar todas as fichas em um único canal só diminui as chances
de grandes retornos, além de aumentar os custos de investimento.
Qual a solução? Diversificar. Investir em
diferentes canais de comunicação durante todo o ano para que, quando cheguem
nessa época festiva de Natal e Ano Novo, consigam analisar o histórico de
comportamento de seus clientes e compreender onde cada um se sente mais
confortável em se relacionar com a marca e que tendem a ter um maior
engajamento para conversão de vendas.
Não existe um canal perfeito, mas o ideal para cada
cliente ou nicho. Quando essas particularidades são entendidas e calibradas
nesse momento de final de ano, as chances de criarem boas experiências com os
consumidores – mesmo que não comprem nada de imediato – serão bem maiores,
gerando relacionamentos recorrentes à longo prazo que ganhem a atenção e
fidelidade com o varejista.
Luiz Correia - Head Comercial da Pontaltech.
Pontaltech
Nenhum comentário:
Postar um comentário