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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Como se adaptar às mudanças profissionais?



Com a crescente complexidade no cotidiano, temos que pensar mais em utilizar a capacidade criativa para descobrir boas soluções e superar os desafios



Na era da tecnologia, em que as coisas mudam na velocidade da luz, cada vez mais aquele antigo dito popular “em time que está ganhando não se mexe” vai sendo desmentido. Não há mais espaço para resistência e a palavra de ordem é “reinventar”. Assim como na vida pessoal, na profissional é imprescindível o indivíduo se adaptar às mudanças. Especialistas do Grupo Bridge, empresa de soluções em desenvolvimento humano, explicam um pouco sobre o cenário geral das empresas e oferecem algumas dicas para que os profissionais consigam lidar melhor com o processo de mudança e se sentirem seguros para seguir em frente.

“Com a crescente complexidade no cotidiano, seja pelo aumento de tecnologia, pela mudança de comportamento do consumidor, cliente e até mesmo a nossa própria, temos que pensar mais em utilizar a nossa capacidade criativa para descobrir boas soluções e superar os desafios”, explica Celso Braga, sócio-diretor e fundador do Grupo Bridge, enfatizando que quanto mais cada um de nós entender que podemos aproveitar melhor nossas ideias e potencialidade de transformação, melhor viveremos o tempo atual.

De acordo com Magele Valdo, consultora do Grupo Bridge, antigamente com o tempo o profissional dominava todos os processos da empresa e de sua área e era considerado um expert. “Hoje, mudaram os processos, as estratégias e se as pessoas ficarem reclamando que as coisas mudaram e continuam mudando ficarão para trás. A mudança é necessária para a competitividade das empresas e essa é a nova regra”.

Para os especialistas, criamos uma imunidade à mudança, conceito desenvolvido pelo autor Robert Kegan, pois em algum momento aquele comportamento nos foi útil. Então, temos dificuldade de perceber que ele já não serve mais. “Por isso é tão difícil mudar. Temos muitas imunidades que estão no campo emocional, ser aceito por fazer o que era esperado sempre foi bom. Agora, fazer algo novo, sem a certeza do sucesso, pode gerar dúvida se continuaremos sendo valorizados para que arrisquemos a mudar”, conclui Braga.

A mudança é inevitável para a evolução do mundo. Por isso, os especialistas dão algumas dicas para facilitar esse processo:


 Desenvolva-se por inteiro, não só no aspecto profissional. Busque ter hobbies, praticar uma atividade esportiva, conhecer lugares e pessoas diferentes, ter contato com a arte. Essas iniciativas ajudarão a desenvolver a flexibilidade e criatividade.

Liste mudanças que você precisa fazer em sua vida e tire esses planos do papel. Isso colaborará na aceitação dos processos de mudança na empresa.

Mude algo pequeno em seu modo de ser a cada cem dias e logo estará apto às mudanças com maior velocidade.

Perceba suas dificuldades para mudar e pense em que momento aquele comportamento foi útil e se ainda o é.

Busque conhecer o processo de mudança que está sendo proposto e esteja aberto ao novo, antes de sair criticando.

Acredite: mudança é a regra e não exceção. Não espere que as coisas voltem a ficar estáveis e tenha certeza que isso não ocorre só na sua empresa.


Saiba que aprender esse novo modo de ser é uma jornada, pode levar tempo, então não desanime. Busque compartilhar com colegas do trabalho os sentimentos em relação às mudanças. Se você assumiu um papel de liderança, procure entender o que mudou e mostre que você é capaz de mudar. As pessoas ao seu redor vão te admirar ainda mais por isso. Lembre-se de outras situações que mudar em um primeiro momento assustou e depois foi muito bom. Já pensou se nada mudasse?







Celso Braga - Sócio-diretor. Mestre em Educação, pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional pela ABPS, é qualificado como professor supervisor pela FEBRAP e Psicólogo. Fundador e diretor da Bridge Soluções em Desenvolvimento Humano e coordenador do comitê de referência em inovação aplicada no cotidiano que sustenta o prêmio “O Melhor da Inovação”. Possui 25 anos de experiência na área de desenvolvimento de lideranças em organizações, em desenvolvimento de estratégias organizacionais, planejando, planejamento estratégico, projetos educacionais, desenho de conexões entre iniciativas da educação corporativa e desenho de soluções para inovação. Palestrante internacional com atuação em conferências e universidades, autor de livros voltados para gestão organizacional ("A Jornada Ôntica – Uma perspectiva sustentável para o mundo através das organizações",  2013; "Educação para excelência", 2014;  “O Hólon da liderança – Um novo jeito para liderar”, 2015). Diretor Administrativo da Drucker Society Brazil SP vinculada a Drucker Institute em Claremont CA.


Magele Valdo -Consultora. pós-graduada em Psicologia do Desenvolvimento e em Psicodrama. Magele é formada em psicologia e possui experiência de 10 anos em orientação de carreira e psicologia organizacional. Especialista em trabalhos de inovação e gestão do conhecimento. Na Bridge, ela transborda carisma, doçura e uma ampla bagagem profissional e, a partir disso, possui um jeito incrível de transmitir a todos a sua essência e o sentimento de amor e dedicação pelo seu trabalho.




Com medo da entrevista de emprego? Saiba como o aplicativo #BeFearless da Samsung pode ajudar



 
Com o uso da realidade virtual, Samsung desenvolveu exercícios que fazem simulações de situações reais para ajudar as pessoas a vencerem seus obstáculos



É difícil encontrar uma pessoa que não tenha ficado com vergonha, tímida ou com medo de falar em uma entrevista de emprego. É comum que, nessas situações, a falta de confiança atrapalhe na conquista da tão sonhada vaga. Pensando em ajudar a superar fobias como a de falar em público, a Samsung lançou no país o programa #BeFearless, parte da campanha global Launching People, para ajudar pessoas a utilizarem a tecnologia como acelerador do potencial humano.

O aplicativo #BeFearless – módulo Medo de Falar em Público está disponível em três versões – uma delas conta com exercícios desenvolvidos para o universo profissional, que inclui entrevistas de emprego. Este programa de treinamento, que se utiliza da realidade virtual através do Gear VR, visa diminuir a ansiedade enquanto a pessoa estiver interagindo com uma audiência mais ampla.


A linguagem corporal e a autoconfiança são alguns dos focos trabalhados para que a pessoa transmita mais credibilidade nestas situações. Há grande interação durante o treinamento, já que é possível responder perguntas e receber feedback do entrevistador com base no tom de voz e no batimento cardíaco. Tudo isso é possível com o uso da realidade virtual. Se ele estiver distraído ou responder negativamente, quer dizer que a pessoa está com alto nível de tensão, precisa treinar mais e repetir a fase.

Além disso, dá para conferir o resultado depois de cada sessão realizada. Os índices de desempenho são personalizados, baseados no contato visual, volume da voz, frequência cardíaca e autoavaliação. 


Como fazer?
Para começar esse programa de treinamento, o consumidor precisará de um smartphone Galaxy*, os óculos Gear VR e um fone de ouvido com microfone. Dá até para conectar o smartwatch Samsung Gear S para medir frequência cardíaca durante todo o processo e o Gear IconX, fone de ouvido totalmente sem fio, que tornará o som ainda mais próximo à realidade.

“O #BeFearless foi criado para incentivar as pessoas a desafiarem barreiras com a ajuda da tecnologia. É importante ressaltar que a realidade virtual é uma ferramenta de apoio, um complemento ao tratamento para superação de medos e fobias. O acompanhamento médico e terapêutico é fundamental na resolução de qualquer questão relacionada à saúde”, reforça Andrea Mello, Diretora de Marketing Corporativo e Consumer Electronics da Samsung Brasil.

Sobre o projeto
O programa #BeFearless, lançado no país no final de 2016, faz parte da campanha global Launching People, criada pela Samsung em 2013 para ajudar pessoas a utilizarem a tecnologia como um acelerador do seu potencial. Com o mote “#BeFearless: o medo acaba quando a coragem começa”, o projeto visa incentivar as pessoas a superarem o medo de altura e o medo de falar em público por meio da realidade virtual e das ferramentas que a tecnologia disponibiliza.  





A nova campanha Launching People #BeFearless, que contará com três fases, ficará no ar até março de 2017.  

Para outras informações acesse o site http://www.samsung.com/br/launchingpeople/


*O Samsung Gear VR é compatível com os smartphones Galaxy S7, Galaxy S7 edge, Galaxy S7 Edição Limitada Jogos Olímpicos, Galaxy Note5, Galaxy S6 edge+, S6 e S6 edge.




Samsung Electronics Co., Ltd.





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