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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

7 tecnologias que já estão mudando o varejo


Omnichannel, RFID, Big Data, QR Code, Inteligência Artificial... Quantas vezes o varejo já se deparou com tendências e tecnologias para facilitar as vendas, melhorar a experiência do consumidor ou ainda trazer mais eficiência de dados para o negócio? Quem acredita que tudo isso pode estar distante da realidade do varejo nacional, se engana.  
 
Não é preciso viajar para os EUA e acompanhar a CES (Consumer Electronics Show), maior feira de tecnologia deste setor, para entender que o varejo brasileiro já vive experiências muito favoráveis. Em 2019, este evento, por exemplo, só reforçou que os próximos capítulos serão ainda mais favoráveis a inteligência artificial e a necessidade de investir em experiências de compra mais motivadoras, para que o ciclo de vendas seja um caminho ainda mais simples. 

Em 2018, trouxemos para o Brasil o primeiro espelho interativo do país com as principais tecnologias que o mundo viu durante a CES. Totalmente customizável, a tecnologia pode ser adaptada da pequena loja as grandes redes do varejo e, proporcionar, a influência direta no aumento da conversão de vendas, na melhoria da gestão de custos relacionados aos processos de vendas e na maior satisfação do cliente. 

Eu separei 8 vantagens competitivas que esta tecnologia traz para o varejo nacional e demonstro abaixo:

1. Integração da loja física com o on-line: O omnichannel integra os canais de vendas on-line e a loja física, gerando informações direcionadas ao cliente e check-out diretamente no espelho. Todas as informações coletadas de sensores, perfis de usuários, seleção de peças, entre outras, servem como base para a criação de um dashboard com informações relevantes para o negócio. Outro exemplo para aplicar esta tecnologia pode ser incorporada no controle logístico através de sistemas RFID.

2. Gestão eficiente: O varejo pode trabalhar com gestão eficiente, ferramentas para controle em sua logística, gestão estratégica utilizando informações de Big Data, engajamento com a equipe e trabalhar a proposição de valor da marca. O aumento do big data deu aos varejistas mais poder do que nunca para adequar a experiência do cliente - eles gostam de ver produtos e ofertas pessoalmente relevantes para eles e gostam de ter sua experiência de compra acelerada. São ações que permitem reduzir os custos da operação e, consequentemente, reduzir os preços ao consumidor.

3. Melhoria na experiência do consumidor: O varejo que opera com produtos de alto valor agregado, pode buscar diferenciação tornando a jornada de compra uma experiência encantadora ao consumidor. Agregar pontos de acesso a e-commerce em lojas físicas, permitir logística cruzada com retirada de produtos comprados online diretamente nas lojas, utilizar tecnologias com realidade aumentada, fidelização e personalização no atendimento são exemplos. Tudo isso possibilita demonstrar a proposição da marca e aumentar as vendas.

4. Diminua a fila do pagamento: Diferentes alternativas de finalizar uma compra são vantagens claras para o varejista. A loja pode configurar o espelho interativo para que o pagamento da compra também possa ser feito pelo espelho, através de um smartphone utilizando o QR Code, diminuindo filas e tempo de espera no estabelecimento. 

5. Aumente as vendas com Inteligência Artificial: A IA desempenhará um papel cada vez maior no mundo do varejo, desde a fabricação e distribuição até a entrega. Incorporando a tecnologia na sua loja haverá melhora da experiência do usuário na hora da compra na loja física e aumentará a conversão de vendas com diferentes alternativas.

6. Análise de dados: Machine Learning utiliza a inteligência artificial para analisar dados e automatizá-los, de modo que padrões e comportamentos humanos gerem modelos analíticos que muito podem ajudar na gestão de informação do seu varejo. O que o Machine Learning faz é criar um modelo para resolver essas questões com base nos dados capturados do dia-a-dia. Desta forma, podemos definir o sortimento de uma loja específica já prevendo o que seus clientes têm mais chance de buscar em cada data específica.

7. Compare com a concorrência: Melhore suas práticas com o benchmarketing, ele entregará comparações de desempenho entre lojas ou concorrência em função de indicadores.

As razões citadas são preciosas para quem quer saber exatamente o que acontece dentro da loja. Hoje, um espelho interativo entrega muito mais para um lojista, que pode ter dados relevantes para o seu negócio como, número de interações diárias, interesse por peças e por faixa etária, número de novos clientes, distribuição de atividades por hora e por dia, quais peças estão sendo compradas ou não, entre outros indicadores.

Para implementar estratégias tecnológicas é importante ao varejo trabalhar o conceito de inovação dentro da sua estrutura, de forma que cada processo operacional ou estratégico esteja alinhado aos produtos e serviços oferecidos, ou seja, a cultura da empresa deve considerar a inovação não somente com um produto tecnológico, mas também como melhoria de eficácia nos processos internos.






Fábio Avellar - executive Partner da ICX Labs, startup brasileira de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware inovadores. A empresa trouxe o primeiro espelho interativo do Brasil, o Fitting You já em funcionamento na Hering do Shopping Morumbi, em São Paulo.  


6 maneiras de economizar morando sozinho


Se você anda planejando morar sozinho ou até mesmo já iniciou esta nova fase, certamente sabe os desafios encontrados neste momento de independência; fazer comida, limpar a casa, ir ao supermercado, pagar as contas, etc. Mas a maior preocupação dentre essas citadas, sem dúvidas é a parte financeira, na qual o indivíduo precisa lidar com a economia das contas, dos alimentos, tudo para fechar certinho no fim do mês e conseguir arcar com essas responsabilidades. Confira neste conteúdo do Juros Baixos, seis maneiras para ajudar você a economizar morando sozinho.


EMPRESA FAMILIAR E FUNDO DE PRIVATE EQUITY: PODE DAR CERTO ESSA UNIÃO?


O mundo corporativo, assim como a vida cotidiana, é recheado de clichês que expressam de forma sintetizada situações recorrentes na dinâmica das empresas. Muitos afirmam que a união de sócios é uma espécie de casamento, dado o nível de convivência e interação que costuma ser necessário para que qualquer empreendimento seja bem-sucedido. Mas ao tratarmos da união entre empresas familiares e Fundos de Private Equity (ou Fundos de Investimentos em Participações - FIP), será que realmente os opostos se atraem? Para respondermos a pergunta precisamos primeiro entender o perfil de cada parte, pois existem algumas variações em ambos os casos.

O Fundo de Private Equity, sob a perspectiva jurídica, é um condomínio formado por cotistas/ investidores que se unem para a aquisição de participações societárias. Existem fundos que são formados por cotistas com algum nível de relacionamento entre si, mas a grande maioria tem como cotistas entidades e pessoas que não possuem qualquer vínculo societário ou familiar. Nesse contexto, a gestão de um Fundo de Private Equity é altamente profissionalizada e o seu objetivo maior é realizar investimentos em sociedades que deem o retorno esperado ao capital dos investidores, em determinado prazo pré-estabelecido no regulamento do fundo, embora já existam FIPs que, além do retorno financeiro, também se preocupam com o impacto social causado por seus investimentos.

A empresa familiar, como o próprio termo indica, é o empreendimento que possui como sócios indivíduos de uma mesma família, que frequentemente também participam da gestão. Conforme a idade da empresa avança, o núcleo familiar original pode dividir-se em diversos subnúcleos, aumentando sensivelmente a complexidade do relacionamento entre os sócios.

Nas empresas familiares fatores como história, tradição, cultura e valores podem ser tão ou mais importantes para a continuidade do negócio do que somente a lucratividade em si. São inúmeros os casos de empresas familiares que apesar de não serem rentáveis permanecem no controle da família por conta de fatores não econômicos.

Mas afinal, como pode dar certo a união entre duas figuras tão distintas como os Fundos de Private Equity e as empresas familiares? A resposta é relativamente simples: governança e planejamento estratégico.

Por governança entende-se o conjunto de mecanismos que possibilitam que tanto o relacionamento entre os sócios quanto a gestão das atividades da empresa ocorram de forma organizada, com regras claras, controles eficientes e reportes periódicos. Ferramentas como acordo de sócios, conselho de administração e auditoria independente estão cada vez mais presentes nas empresas familiares, sobretudo nas bem-sucedidas. Se por qualquer motivo (e podem ser muitos) houver o interesse de uma empresa familiar em “namorar” um Fundo de Private Equity com o intuito de atrair investimentos, uma cultura de governança sólida é requisito essencial para as conversas evoluírem. Em alguns casos, é também fundamental que os sócios e gestores da empresa familiar desapaguem de certas práticas que não estão alinhadas com princípios básicos de governança como transparência, níveis inadequados de informalidade e avaliação de desempenho dos principais executivos. Afinal, quem tem interesse em se aventurar num relacionamento com uma pessoa cujo passado e a forma de condução de seus negócios é uma caixa preta? É o que ocorre quando deparamos com uma empresa familiar sem governança; não há clareza quanto aos riscos envolvidos nas atividades da empresa e são raros os pretendentes que ignoram tal fato.

É bastante provável que somente os membros da família realmente competentes permaneçam na gestão do negócio após a chegada do novo sócio (o FIP), o que exige prévio alinhamento entre os familiares envolvidos na gestão para prevenir litígios, e não são todas as famílias que conseguem se acostumar com o nível de cobrança que um Fundo de Private Equity costuma impor aos sócios e gestores das sociedades investidas. Por isso, cultura de governança é muito importante para superar esses obstáculos.

Os Fundos de Private Equity podem ter prazos de duração distintos, mas no Brasil a maior parte costuma durar de dez a doze anos, sendo metade do prazo o período de investimento, quando oportunidades são prospectadas e as aquisições de participações societárias são realizadas, e o restante do prazo o período de desinvestimento, quando são desenvolvidas diferentes formas de operações para a venda das participações adquiridas, propiciando liquidez aos cotistas do fundo. Assim, para os Fundos de Private Equity é essencial que existam alternativas de saída das sociedades investidas, ou seja, em se tratando de investimento em empresa familiar, é preciso ficar claro para a “noiva” que, se concretizada a união, em algum momento ocorrerá o divórcio, seja via abertura de capital ou recompra das ações pela própria família, venda para outro fundo ou para um investidor estratégico, que poderá, inclusive, ser um concorrente da empresa investida. Em determinados casos já é possível pré-estabelecer desde o início as alternativas que serão exploradas, conforme formalizado no acordo de sócios.

Sob o ponto de vista da família empresária atrair um sócio capitalista – o Fundo de Private Equity –faz sentido na medida em que passa a ter a sua disposição recursos necessários para dar maior velocidade aos seus planos de crescimento, ao mesmo tempo em que a companhia experimenta uma evolução em suas práticas de governança que trazem para o negócio familiar uma visão de maior profissionalismo, muitas vezes imprescindível para o enfrentamento dos inevitáveis desafios relacionados com a sucessão.

Os Fundos de Private Equity têm apetite natural por negócios com potencial de alta rentabilidade no médio prazo. Nesse sentido, a dinâmica empresarial atual tem demonstrado que os empreendimentos com maiores chances de rentabilidade e perenidade são aqueles que possuem propósito institucional claro, baseado em valores que engajam seus colaboradores no desenvolvimento de atividades que gerem riqueza, mas também ajudem a solucionar problemas complexos da nossa sociedade. Esses são princípios que, obviamente, aplicam-se também às empresas familiares.

Um bom planejamento estratégico possibilita ao FIP enxergar não apenas o momento atual da empresa familiar, mas onde ela pretende estar no momento de sua saída. Somados esses dois fatores essenciais, aumentam sensivelmente as chances de sucesso na união entre empresa familiar e Fundo de Private Equity, mas não existe receita pronta. Como em qualquer relacionamento, inúmeras outras variáveis podem influenciar positivamente ou negativamente o nascimento e a longevidade da relação, por isso é fundamental que uma estrutura sólida amparada em regras de governança e planejamento estratégico seja construída desde o início.






Gustavo Pires Ribeiro e Marcelo Marco Bertoldi  - Sócios da Área de Direito Corporativo do Marins Bertoldi Advogados



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