Pesquisar no Blog

domingo, 16 de agosto de 2026

Semana Pela Paz em Casa 2026 em Mogi Mirim terá ações de prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher


Entre os dias 17 e 21 de agosto de 2026, Mogi Mirim realiza a Semana Pela Paz em Casa, iniciativa que integra ações de conscientização, fortalecimento da rede de atendimento e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher. A edição deste ano marca também os 20 anos da Lei Maria da Penha.

A programação é articulada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (GTI) e reúne representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, CRAM, Poder Legislativo, OAB, instituições de ensino, ACIMM e demais parceiros da rede de proteção. 

As atividades têm como foco o aprimoramento das políticas públicas, a divulgação dos serviços municipais, a orientação sobre mecanismos de proteção e a reflexão sobre novas formas de violência, incluindo a violência de gênero no ambiente digital.

Entre os principais eixos da programação estão o desenvolvimento do Projeto SER – Supervisão, Educação e Responsabilização, iniciativa do Poder Judiciário e da Polícia Militar; a coleta e consolidação de informações públicas para subsidiar ações de enfrentamento à violência; e atividades preventivas voltadas à informação, acolhimento e proteção das mulheres. 

No dia 17 de agosto, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) realizará um seminário voltado à valorização das mulheres atendidas pelo serviço e à reflexão sobre trajetórias de superação. A programação contará com palestra da Dra. Ana Carolina Belmudes Della Lata, juíza do TJSP, sobre trabalho associativo e direito ao cuidado, à luz das diretrizes da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Na sequência, será apresentado o projeto “Você Não Está Sozinha”, elaborado pelo CRAM, com revisão da Profa. Dra. Maria Eduarda, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Santa Lúcia. A iniciativa reúne depoimentos produzidos a partir de entrevistas com mulheres atendidas pelo CRAM, com o objetivo de fortalecer a escuta, a sensibilização social e a rede de apoio.

Também no dia 17 de agosto, será inaugurada, no Fórum de Mogi Mirim, a Sala Maria da Penha, espaço planejado para oferecer acolhimento, privacidade e proteção às mulheres durante sua permanência no Poder Judiciário, incluindo ambiente destinado aos filhos que as acompanham. A iniciativa atende à Resolução CNJ nº 679/2026

Durante a mesma ocasião, será apresentado o projeto da Cartilha CRAM/Poder Judiciário/Oficiais de Justiça, instrumento de orientação e informação às mulheres que buscam ajuda nos órgãos públicos e na rede de proteção.


De 17 a 21 de agosto, gestores do GTI visitarão locais públicos onde a cartilha foi afixada, promovendo diálogo com equipes que atuam diretamente no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. O material reúne informações sobre as diferentes formas de violência, além de telefones e endereços dos serviços disponíveis no município.
 

No dia 18 de agosto, a FATEC receberá uma roda de conversa com alunos dos cursos de Engenharia e Tecnologia. Na atividade, será apresentado o “Guia Prático – Violência de Gênero Digital: O que você precisa saber para se proteger”, com participação de aproximadamente 80 estudantes, além de representantes da Polícia Civil e do Poder Judiciário.

A programação também contou com ações preparatórias, como a Roda de Conversa da OAB Mogi Mirim, realizada em 29 de julho, sobre o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, e a reunião mensal do GTI, realizada em 6 de agosto na Câmara Municipal, com apresentação do Projeto SER, selecionado na primeira etapa do Prêmio Innovare 2026.
 

A sociedade civil também participa da mobilização, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM) na divulgação em mídia digital, colaboração do Museu de Arte de Mogi Mirim (MAMM) em atividades com mulheres atendidas pela rede CRAM e apoio da arquiteta Sandra Bonnatti na organização da Sala Maria da Penha.

Para o GTI, a Semana Pela Paz em Casa representa mais do que uma programação de eventos. A iniciativa reafirma o compromisso das instituições envolvidas com a atuação integrada, a prevenção, o acolhimento, a proteção e a responsabilização, buscando garantir maior efetividade às ações de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher em Mogi Mirim.
 

Serviço

Evento: Semana Pela Paz em Casa 2026
Data: 17 a 21 de agosto de 2026
Local: Mogi Mirim
Realização: Grupo de Trabalho Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – GTI
Tema: Prevenção, acolhimento, proteção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados