Veterinária explica como combinar alimento seco e
úmido pode contribuir para a saúde e o bem-estar dos felinos
Pouca gente sabe, mas os gatos descendem dos felinos que viviam em regiões desérticas, e esse detalhe do passado ainda influencia diretamente a saúde dos felinos de hoje. Além da sua anatomia, por se comportarem de uma forma diferente em relação à sede, eles tendem a concentrar a urina, ficando mais suscetíveis a doenças do trato urinário, o que torna a escolha do alimento úmido a forma mais efetiva de contribuir com a hidratação dos felinos. Mas como saber como combinar os tipos de alimentos?
Mayara Andrade, médica-veterinária da GranPlus, explica que uma das formas mais eficazes de equilibrar a dieta felina é adotar o chamado ‘mix feeding’, prática que combina o alimento seco com o úmido e tem como principal objetivo aumentar o consumo de água de forma involuntária. Essa associação traz benefícios tanto para a saúde quanto para a palatabilidade da dieta. Segundo a profissional, essa associação traz benefícios tanto para a saúde quanto para aumentar a palatabilidade da dieta.
“O alimento úmido devido ao seu elevado teor de umidade, pode ajudar na hidratação dos gatos, além de estimular o apetite e diversificar texturas e aromas. Isso é importante porque, por natureza, os gatos descendem de ancestrais que viviam em regiões desérticas e, por isso, tendem a beber menos água do que o ideal. Para evitar a desidratação, o gato tende a concentrar a urina, o que aumenta o risco de doenças do trato urinário, como cálculos e cistites”, explica. Ela ressalta ainda que a maior parte dos gatos domésticos é castrada, condição que reduz as necessidades energéticas e favorece o ganho de peso fator que também eleva a predisposição às doenças urinárias.
“Por isso, é imprescindível que a dieta seja ajustada,
considerando o tipo de alimento, a quantidade oferecida e as necessidades
individuais de cada gato”,
explica ela.
Como fazer o mix feeding?
Segundo Mayara, a introdução do ‘mix feeding’ deve ser feita de forma gradual, especialmente se o gato nunca teve contato com diferentes texturas. O ideal é que ele experimente alimentos úmidos ainda filhotes, quando está mais aberto a novas experiências. Dessa forma, há maior aceitação ao longo da vida. Já para os adultos, a adaptação pode ser feita aos poucos, respeitando a rotina e a preferência de cada animal.
“O mix feeding pode ser adotado diariamente, com as proporções ajustadas conforme o peso e o nível de atividade do gato. É importante seguir as recomendações de cada embalagem e consultar o médico-veterinário, que poderá indicar o melhor plano alimentar de acordo com as necessidades do pet", orienta a médica-veterinária da GranPlus.
O ideal, segundo a profissional, é optar por alimentos
desenvolvidos para atender a essas particularidades, com combinações de
ingredientes nobres e ingredientes de alta qualidade, com controle de calorias
para auxiliar na manutenção de peso e controle de minerais, contribuindo para a
saúde do trato urinário.
GranPlus
Para mais informações, acesse: Link
granplusbr
Nenhum comentário:
Postar um comentário