Segundo o LinkedIn, mais da metade das 25 profissões mais promissoras para 2026 tem relação direta com tecnologia, engenharia, dados ou uso intensivo de ferramentas digitais
A Inteligência Artificial deixou de ser uma tendência futura para se tornar uma realidade presente em diferentes setores da economia, impulsionando a transformação digital e ampliando a busca por profissionais qualificados. Diante desse cenário, a escolha por uma graduação em tecnologia tem se consolidado como um passo estratégico para quem deseja construir uma carreira alinhada às demandas do mercado e às profissões do futuro.
Atualmente, áreas como ciência de dados, automação, sistemas inteligentes, segurança da informação e desenvolvimento de software estão diretamente conectadas à aplicação da IA no dia a dia das empresas. Cursos como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação figuram entre as formações mais indicadas para quem pretende atuar nesse universo, oferecendo desde uma base teórica sólida até uma formação prática voltada à rápida inserção no mercado de trabalho.
De acordo com a lista anual de cargos mais promissores para 2026, do LinkedIn, dos 25 empregos citados, mais da metade tem relação direta com tecnologia, engenharia, dados ou uso intensivo de ferramentas digitais. Além disso, segundo o relatório The State of Global Compensation 2025, da multinacional de recursos humanos Deel, o Brasil é líder na América Latina quando o assunto é remuneração para profissionais de tecnologia, engenheiros e cientistas de dados. Os brasileiros recebem, em média, US$ 67 mil por ano, superior aos registrados no México e Argentina, por exemplo.
“Escolher uma graduação em tecnologia é mais do que optar por um curso superior, é investir em um futuro profissional conectado às transformações do mercado. A Inteligência Artificial já está presente em diferentes setores, e quem se prepara desde a formação acadêmica amplia as oportunidades de atuação e crescimento. O mais importante é alinhar o perfil do aluno aos objetivos de carreira, buscando uma formação que una base técnica, prática e visão estratégica”, destaca Leonardo Andreoli, diretor nacional da Prepara IA, rede de ensino profissionalizante que integra o Grupo MoveEdu.
Além da graduação, o executivo destaca que o desenvolvimento de competências técnicas, como lógica de programação, domínio de linguagens como Python, análise de dados e noções de machine learning, aliado a habilidades comportamentais, como pensamento crítico, criatividade e capacidade de resolução de problemas, é essencial para se destacar no mercado de trabalho do futuro. A escolha do curso ideal deve considerar não apenas o conteúdo da grade curricular, mas também quais são os objetivos profissionais a serem conquistados e o suporte oferecido pela instituição de ensino.
“Com
um mercado em constante evolução e crescente adoção de soluções baseadas em
Inteligência Artificial, investir em educação tecnológica se torna um
diferencial competitivo. Para jovens e profissionais em transição de carreira,
a graduação em tecnologia pode ser o ponto de partida para atuar em um dos
segmentos mais promissores da atualidade e participar ativamente da construção
do futuro do trabalho”, finaliza Leonardo Andreoli.

Nenhum comentário:
Postar um comentário