Pesquisa da Forma Turismo revela que jovens brasileiros preferem marcas conectadas e buscam informação por redes sociais e IA;
O levantamento foi
realizado em abril com mais de 9 mil jovens de 15 a 18 anos em todo país;
Em uma escala de 1 a 10, marcas de tecnologia como
Instagram e Spotify levam nota 9 na preferência dos jovens de 15 a 18 anos,
seguidas de perto por TikTok (8,7) e Apple (8,5). É o que revela a 2ª pesquisa
“Hábitos de Consumo e Desejo da Geração Z” da Forma Turismo, a maior operadora
de turismo estudantil da América Latina. O levantamento foi realizado em abril
e envolveu 9.386 estudantes de 15 a 18 anos, de todo território nacional.
A pesquisa abrange o público que compões a Geração
Z (1995-2010) e Alpha (2010 em diante), que possuem características distintas
influenciadas pela tecnologia e terão 49% do poder de compra em 2030 e que já
está moldando o futuro do consumo. O levantamento aponta que esse público
valoriza marcas que oferecem praticidade, conexão emocional, presença digital e
valores alinhados à sua visão de mundo. Já a geração Alpha, ainda em
desenvolvimento, reforça características como agilidade e forte apego à
tecnologia desde cedo. Segundo Gustavo Bueno, diretor de Marketing da Forma
Turismo, o objetivo do levantamento é entender o perfil, hábitos de consumo e aspirações
de estudantes do ensino médio, focando em preferências de marcas e
comportamento financeiro.
Nas categorias de Tecnologia, a Apple é a marca de
celular mais desejada (85,3%) e também a que os jovens mais usam: 78,5%. Em
relação à primeira pesquisa, em novembro de 2024, houve um aumento de 5,1
pontos percentuais na quantidade de jovens usuários de iPhone. Dentro dessa
categoria as preferências estão bastante concentradas em Netflix e Google, com
o ChatGPT aparecendo pela primeira vez entre os sites de pesquisa mais
populares.
Entre os players de música, o Spotify lidera com
91,07% de preferência, enquanto no streaming a Netflix aparece como o serviço
mais consumido, com 83,09%, apesar de queda em relação ao ano anterior. As
redes sociais seguem como protagonistas no consumo diário: Instagram (91,24%),
TikTok (87,32%) e WhatsApp (75,44%) formam o top 3. Curiosamente, ferramentas
de busca não tradicionais, como o TikTok (59,96%) e o ChatGPT (59,43%), já
rivalizam com o Google (76,64%) na busca por informações.
Outro destaque foi o uso massivo de serviços
financeiros digitais: 86,81% dos jovens afirmaram ter conta bancária, sendo os
bancos Inter (36,2%) e Nubank (23,73%) os mais populares. O dado revela uma
inclinação clara para plataformas tecnológicas, que oferecem serviços práticos,
digitais e sem burocracia — algo altamente valorizado por esse público.
Com um consumo guiado por identidade,
entretenimento e estética as marcas de roupas e calçados mais consumidas também
refletem um estilo de vida conectado com tendências globais e estética digital:
Nike (38,03%), Renner (30,98%), Adidas (25,03%) e Shein (23,21%) se destacam
entre as preferidas.
Já entre os alimentos e bebidas, Cacau Show
(43,83%) lidera entre os chocolates, enquanto marcas como Red Bull (61,61%),
Del Valle (53,75%) e Oreo (44,58%) figuram entre os produtos mais consumidos
nos segmentos de energéticos, sucos e snacks doces. No fast food, o McDonald’s
ainda ocupa a primeira posição (70,13%), mas com queda de mais de 14 pontos
percentuais em relação a 2024 — sinalizando um movimento de diversificação nos
hábitos alimentares.
“Essas marcas entraram muito cedo na vida dos
jovens e continuam relevantes porque souberam entregar conteúdo relevante e
conexão emocional. Mas isso, por si só, não garante lealdade. Veja o caso do
ChatGPT, que aparece pela primeira vez como fonte relevante de pesquisa”,
reforça Gustavo.
Preferências
Alguns dos destaques de consumo mais votados na pesquisa
foram:
- Streaming: Netflix (83,1%); Amazon Prime
(35,5%) e Disney+ (24%)
- Motores de pesquisa: Google (76,6%),
TikTok (59,9%) e ChatGPT (59,4%)
- Marketplaces: Amazon (54,1%); Shopee
(44,4%) e Mercado Livre (41,8%)
- Fast Food: McDonald’s (70,1%); Burger King
(32,9%) e Subway (15,9%)
- Bebidas:
Sucos e Chá - Del Valle (53,7%); Matte Leão (26,9%)
e Não Consumo (15,8%)
Energéticos - Red Bull (61,6%); Bali (36,7%) e
Monster (31,3%)
Refrigerantes – Coca-Cola Zero (38,4%); Coca-Cola
(29,8%) e Não Consumo (16,7%)
Isotônicos – Gatorade (55,6%), Não Consumo (38,2%)
e Power Ade (23,4%)
- Snacks:
Doces – Oreo (44,6%); Paçoquita (25,6%) e Não
Consumo (22,5%)
Salgados – Doritos (21,7%); Pringles (17,9%) e Não
Consumo (10,7%)
Marcas de Chocolate: Cacau Show (43,8%); Ferrero
(29,4%) e Lacta (26,9%)
Chocolate - Kit Kat (16,8%); La Creme (9%) e Milka
(6%)
- Roupas e Tênis:
Vestuário - Nike (38%); Renner (30,9%) e Zara
(27,6%)
Tênis - Nike (69,5%); Adidas (46,3%) e Vans (31,2%)
- Cuidados com o corpo:
Hair Care – Elseve (24,4%); Eudora (22,3%) e Wella
(16,6%)
Skin Care – La Roche-Posay (31,7%); Creamy (25,7%)
e Nívea (19,8%)
Maquiagem – Rare Beauty (26,8%); Fran (22,8%) e
Ruby Rose (22,8%)
Grupo Forma

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