Levantamento da
empresa mostra como diferentes gerações e perfis familiares moldam o
comportamento dos viajantes no Brasil em 2025
As viagens em família continuam ganhando espaço
entre os brasileiros, à medida que novas gerações passam a valorizar
experiências compartilhadas e conexões durante o lazer. É o que revela uma nova
pesquisa da Booking.com — uma das maiores empresas de reserva de hotéis,
aluguel de temporada, atrações e outros serviços de turismo —, com dados de
mais de 32 mil entrevistados em 32 países, incluindo o Brasil.
Segundo o levantamento, mais da metade (55%) dos
brasileiros entrevistados viajaram com familiares imediatos (como cônjuge e
filhos) no ano passado, e o mesmo número pretende repetir a experiência em
2025. A Geração X (de 45 a 60 anos) lidera o planejamento de viagens com esse
núcleo (61%), seguida por Millennials (de 29 a 44 anos), com 59%.
Quando se trata de viagens com a família extensa,
como tios, primos e avós, a tendência é de alta: quase um terço (30%) dos
entrevistados no Brasil planeja viajar dessa forma em 2025, frente a 23% que o
fizeram em 2024. A Geração Z (de 18 a 28 anos) se destaca nessa preferência
neste ano, com 38%, e as mulheres também demonstram maior adesão (32%).
Fatores que influenciam o planejamento das férias
O estudo também mostra que as decisões de viagem
são movidas pelo desejo de estar junto: 72% dos turistas brasileiros dizem que
um dos principais motivos para viajar é passar tempo de qualidade com a
família. Essa motivação é mais forte entre viajantes da Geração X e Millenials
(ambos com 74%). Já sete em cada dez (71%) priorizam destinos considerados
"family-friendly", ou seja, adequados para receber famílias —
principalmente entre a Geração X (74%) e as mulheres (73%).
Com crianças na viagem, a preocupação se amplia.
Entre os brasileiros que viajaram com crianças no ano passado: 94% priorizam
acomodações que ofereçam estrutura e conforto que as façam se sentir em casa;
um número semelhante (92%) considera essencial expor os pequenos a outras
culturas; enquanto quatro em cada cinco (84%) dizem que, em viagens com a família,
tendem a priorizar roteiros com foco em atividades — como parques temáticos e
esportes —, principalmente entre Millennials (88%) e mulheres (86%).
Ainda nesse recorte, em viagens familiares, a
distância para um destino é uma consideração muito importante para três em cada
quatro (76%) brasileiros, enquanto apenas 28% acreditam que planejar uma viagem
em família é estressante – número que sobe para 40% entre viajantes da Geração
Z. Por fim, três quartos (77%) dos viajantes do país planejam visitar um destino
que agrade tanto aos adultos quanto às crianças — com destaque para Millennials
(82%) e homens (79%).
“Viajar em família, hoje, envolve encontrar
equilíbrio entre lazer e conforto. Muitos brasileiros buscam roteiros com
atividades dinâmicas para todas as idades — como parques, passeios e
experiências culturais —, mas também valorizam acomodações com clima de casa,
que tragam praticidade e acolhimento. Na Booking.com, oferecemos uma plataforma
completa, com diferentes tipos de hospedagem — de hotéis e resorts a casas e
apartamentos —, além de uma ampla variedade de atrações que podem ser reservadas
no mesmo lugar, facilitando o planejamento de viagens para toda a família”,
comenta Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário