Comércio eletrônico espera movimentar mais de R$ 9 bilhões durante a data; lojistas das plataformas Tray e Bling faturaram R$ 37 milhões no ano passado, 26% a mais que no ano anterior
Com a chegada do Dia dos Pais, comemorado em 10 de
agosto, o varejo digital se prepara para uma das datas mais promissoras do
segundo semestre. Para os empreendedores que atuam no comércio eletrônico, a
data é uma oportunidade de alavancar as vendas e ter um termômetro estratégico
para o desempenho até o fim do ano.
No ano passado, os lojistas que utilizam as
plataformas Bling (ERP) e Tray (E-commerce), pertencentes à LWSA, ecossistema
de soluções digitais para empresas de todos os tamanhos, movimentaram R$ 37,9
milhões durante o período, um aumento de 26% em relação aos R$ 29,8 milhões
registrados em 2023.
Segundo projeções da Abcomm (Associação Brasileira
de Comércio Eletrônico), o e-commerce deve movimentar ao menos R$9,51 bilhões
nas semanas que antecedem a data, 14% a mais em relação ao ano passado, que
registrou R$8,32 bilhões. Para este ano, o gasto médio previsto por consumidor
é de R$567,20.
Tecnologia como alavanca de
crescimento
Entre os produtos mais procurados pelos
consumidores neste período estão presentes tradicionais, como roupas e
acessórios, além de eletrônicos, computadores, smartphones, itens de vídeo e há
categorias em expansão, como produtos esportivos, auto peças e ferramentas.
“Esse comportamento confirma o apelo da data para
produtos funcionais, tecnológicos e de uso pessoal. Isso abre espaço para o
lojista planejar seu estoque e suas vendas visando ganhos reais no período”,
afirma Thiago Mazeto, diretor da Tray.
Para aproveitar melhor datas comemorativas como
essa, o empreendedor precisa de planejamento. Tecnologias como as oferecidas
por plataformas de e-commerce (que permitem a criação de lojas virtuais e
integração com marketplaces) e os ERPs responsável pela automação da gestão
operacional (produtos, estoque, pedidos e expedição) decorrente de múltiplos
canais de venda, e da gestão financeira, são essenciais para quem vende
online.
“Nossas soluções incluem recursos para que o
lojista se antecipe a datas relevantes como o Dia dos Pais. A partir de uma boa
organização, é possível planejar ações promocionais e estratégias de
precificação e atração de clientes, sempre com foco em rentabilidade”, destaca
Marcelo Navarini, diretor do Bling.
No comércio eletrônico, o cartão de crédito e o Pix
seguem como os meios de pagamento mais utilizados. “Ter um ambiente de
pagamento seguro e fácil de usar é crucial para a experiência do cliente, além
de oferecer múltiplas opções que atendem diferentes perfis de consumo”, explica
Monisi Costa, diretora de Payments & Banking da Vindi.
Como preparar as vendas no Dia
dos Pais
- Prepare
o estoque: antecipe-se com base nos itens mais vendidos em anos anteriores.
Ajuste o estoque, revise sua logística e informe com clareza os prazos de
entrega no site.
- Aposte
em kits: ofereça kits prontos com propostas como “pai gourmet” ou “pai
tech”. Isso facilita a escolha do presente e aumenta o valor médio da
compra.
- Antecipe
promoções: use
e-mail, redes sociais e banners no site para ativar a campanha com
antecedência. Ofereça cupons e vantagens para quem comprar antes da
véspera.
- Destaque
os produtos: aposte em produtos com maior apelo como: eletrônicos, moda e
acessórios e posicione-os com destaque nas vitrines digitais.
- Pagamento
fácil converte mais: garanta um checkout rápido e que aceite Pix,
cartão, boleto e carteiras digitais. Reduza etapas e evite abandonos por
fricções no processo.
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