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| Macan, um dos modelos de entrada da Porsche no universo dos veículos elétricos de alta performance Divulgação |
Pesquisa divulgada recentemente pela consultoria
McKinsey & Company mostra que o prazer de dirigir supera o status social
como principal motivador de compra entre consumidores de carros de luxo. O
estudo, realizado com mais de 150 compradores e potenciais compradores de
veículos acima de US$ 150 mil, buscou entender o que orienta decisões e
percepções ao longo da jornada de aquisição e posse desses automóveis.
Segundo o levantamento, 86% dos entrevistados
afirmaram que a experiência ao volante é o fator mais relevante na hora da
escolha, enquanto apenas 36% citaram o desejo de projeção social como motivação
central. A valorização da experiência prática — e não apenas simbólica — está
no centro do comportamento desse público. Outros aspectos como retenção de
valor, qualidade construtiva e durabilidade também ganham relevância,
especialmente diante da rápida evolução tecnológica.
Para Marcelo Rohlfs, Head da Divisão Automotiva do
Grupo Bamaq, os dados confirmam uma mudança já percebida na interação com
clientes brasileiros. “Temos visto um perfil mais exigente, que busca
desempenho real, sensação de controle, respostas rápidas e uma dirigibilidade
precisa. São características que fazem diferença e que influenciam diretamente
a decisão de compra”, analisa.
Diversidade de perfis, valores
em comum
A pesquisa identificou quatro perfis predominantes
de compradores: colecionadores, buscadores de inovação, entusiastas de
performance e compradores por status pessoal. Cada grupo com motivações
específicas, mas com pontos em comum, como herança da marca, exclusividade,
personalização e excelência no acabamento.
“A tradição da marca, a engenharia de precisão e a
possibilidade de configurar detalhes fazem parte da experiência valorizada por
esses clientes. Isso se reflete tanto no momento da compra quanto no vínculo
que se estabelece com a marca ao longo do tempo”, afirma Rohlfs.
Nesse contexto, ele destaca a relevância de modelos
que combinam inovação e tradição. “A Macan EV e o Taycan, por exemplo, são os
modelos de entrada da Porsche no universo dos veículos elétricos de alta
performance, mantendo as premissas da marca em termos de design e
dirigibilidade. Já o 911 segue como referência entre os esportivos, tanto pela
tradição, performance e exclusividade quanto pelo valor simbólico que carrega
entre os colecionadores.”
Outros modelos acompanham as preferências apontadas
no estudo, como os super SUVs, entre os veículos eletrificados que mais
despertam interesse. “O Cayenne é um bom exemplo de como é possível unir
versatilidade, potência e sofisticação. Ele atende famílias, mas também
surpreende quem busca potência, performance e prazer ao dirigir”,
acrescenta.
Por fim, o estudo reforça que o mercado de luxo
segue aquecido, com 49% dos respondentes pretendendo adquirir mais veículos
desse segmento nos próximos anos e 64% projetando que vão dirigir carros de
luxo com mais frequência. Mesmo diante de incertezas econômicas, o desejo por
experiências automotivas marcantes permanece em alta.
Leia a pesquisa completa da
McKinsey:

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