Foco total no paciente, maior uso da IA, conectividade, proteção de dados e medicina personalizada e preventiva estão entre as apostas do set
O futuro da saúde está sendo moldado por inovações
digitais que priorizam a experiência do paciente, a eficiência dos processos e
a personalização do cuidado. As tendências para 2025 indicam um setor mais
conectado, eficiente e seguro, com ferramentas que ajudam médicos e pacientes a
se relacionarem de forma mais humana e eficaz.
“Essas mudanças não são apenas uma resposta aos desafios
atuais do setor, como a sobrecarga de profissionais e a falta de acesso a
cuidados médicos. Elas representam uma revolução na forma como entendemos e
praticamos a medicina, com a tecnologia desempenhando um papel fundamental na
construção de um sistema de saúde mais acessível e de alta qualidade para
todos”, afirma Felipe Locatelli, Gerente de Projetos Estratégicos de IA na
Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo e líder em agendamento online de
consultas no Brasil.
Segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais, colocar o paciente
no centro de todo o ecossistema de saúde é a principal aposta do setor para
esse ano. Em segundo lugar vem o uso da Inteligência Artificial como um
facilitador dos processos médicos mais objetivos e burocráticos. A pesquisa é
organizada pela Doctoralia e pela Feegow, healthtech focada em desenvolver
soluções inovadoras em gestão para administradores e profissionais de saúde.
A saúde digital, com todos os seus avanços, vem
redefinindo a medicina e tornando o paciente o centro do cuidado. De
tecnologias de inteligência artificial a plataformas de automação, as
tendências para 2025 buscam oferecer soluções mais eficientes, personalizadas e
seguras, garantindo uma experiência inovadora e humanizada para o paciente.
Confira os sete principais pontos:
- Inteligência Artificial (IA): o assistente infalível no
consultório médico
A IA já é uma realidade na área da saúde e, em 2025, deve
ser intensificada para facilitar a atividade médica e desburocratrizar o
atendimento aos pacientes.
No Brasil, os médicos já têm à disposição o Noa, assistente virtual com IA desenvolvido pela
Doctoralia. Com o recurso Noa Notes, é possível ter um resumo detalhado das
consultas sem que o especialista precise fazer qualquer anotação. A ferramenta
permite que os médicos prestem atenção exclusivamente no paciente e, ao mesmo
tempo, otimizem o tempo de cada consulta em até 30%.
“O segredo da medicina é o detalhe. E, com a IA, o detalhe
não passa despercebido. Na contramão do que muitos profissionais e pacientes
temem, a IA não substitui os médicos, mas, sim, potencializa suas habilidades,
identificando padrões que podem passar despercebidos. A automação de tarefas,
como a anotação de prontuários e o gerenciamento de agendas, libera os
profissionais de atividades administrativas para que se concentrem no
atendimento direto ao paciente”, comenta Ricardo Alves, pneumologista (CRM-PR 15447),
disponível na plataforma Doctoralia.
Automação: combate à sobrecarga das tarefas burocráticas
Com o aumento da demanda por serviços médicos, a automação
se destaca como uma solução para tornar os sistemas de atendimentos de saúde
mais eficientes. Ferramentas automatizadas já realizam tarefas repetitivas,
como agendamento de consultas, envio de lembretes e confirmação de presença,
economizando horas preciosas.
“Em um cenário global no qual a sobrecarga dos
profissionais de saúde é uma realidade crescente, a automação contribui para
otimizar a agenda, reduzir faltas de pacientes e melhorar a produtividade das
equipes médicas”, explica Felipe Locatelli. Com a tecnologia, clínicas e
hospitais podem atender mais pessoas – e com mais qualidade e foco na
experiência da jornada em saúde.
Comunicação omnichannel: fidelização por meio da
conectividade
Em um mundo cada vez mais digital, a comunicação com os
pacientes precisa ser integrada, acessível e eficaz. Especialmente se
considerarmos que 80% das pessoas escolhem um médico com base em avaliações
online e, só no Brasil, em 2024, mais de 1,13 milhão de avaliações foram
publicadas, segundo dados da Doctoralia.
Nesse sentido, a estratégia omnichannel surge como uma
tendência para 2025, oferecendo uma experiência contínua e conectada em todos
os pontos de contato. “Hoje, respeitando integralmente a LGPD, médicos devem se
comunicar com seus clientes por diversos canais – desde e-mails e WhatsApp até
redes sociais e aplicativos de agendamento online. Essa abordagem multicanal
não só aumenta a conveniência, como também fortalece a imagem do médico, que
passa a ser percebido como acessível e comprometido. Além disso, a comunicação
eficiente eleva a fidelização dos pacientes, que tendem a retornar e recomendar
os serviços”, afirma José Maurício Orsolini, COO da Doctoralia.
Proteção de dados: garantia de confiança no cuidado médico
À medida que mais dados dos pacientes são digitalizados, a
segurança se torna uma prioridade inegociável. A proteção de dados será um dos
principais focos da saúde digital em 2025.
Ferramentas avançadas de criptografia, controle de acesso
e sistemas de monitoramento contribuem para a garantia de que informações
sensíveis permaneçam seguras. “A implementação de soluções robustas de
segurança são cruciais para manter a confiança entre médico e paciente”, alerta
Locatelli.
Medicina personalizada: tratamentos sob medida
A medicina personalizada está revolucionando a forma como
tratamos as doenças. Com base em dados genéticos, históricos clínicos e fatores
ambientais, ela oferece tratamentos adaptados às necessidades específicas de
cada paciente. Em 2025, espera-se que essa abordagem seja ainda mais comum, com
o uso de softwares de interação personalizada e campanhas digitais direcionadas
à saúde.
A personalização não só melhora os resultados dos
tratamentos, mas também fortalece o vínculo entre médicos e pacientes, que se
sentem mais valorizados e engajados no processo de cuidado. A medicina
personalizada pode até mesmo prevenir doenças, identificando riscos antes que
eles se tornem condições graves.
Medicina preventiva: prevenção com o apoio da tecnologia
Ferramentas digitais, como plataformas de monitoramento da
saúde e consultas por telemedicina, tornam o acompanhamento contínuo e a
prevenção mais acessíveis e eficazes. Esses recursos são cada vez mais usados
pela medicina preventiva, outra grande aposta para este ano, especialmente
porque, no Brasil, estudos mostram que mais de 50% da população só vai ao
médico quando enfrenta condições severas.
Com o uso da tecnologia, médicos podem detectar
precocemente doenças, monitorar condições crônicas e fornecer orientação
contínua, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e reduzindo custos com
tratamentos de emergência, tornando o sistema de saúde mais eficiente,
acessível e sustentável.
Digitalização da saúde: facilitando o acesso e o cuidado
continuado
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam
que três em cada 10 pessoas no mundo não têm condições de buscar atendimento
médico adequado. E com apenas 0,24 centavos de dólar por paciente ao ano, é
possível salvar 2 milhões de vidas. Nesse cenário, as tendências por
atendimentos que aproveitam todo o potencial que a tecnologia pode entregar
para a saúde podem fazer a diferença.
A digitalização da saúde, por meio de telemedicina,
agendamentos online e terapias digitais, está tornando o cuidado mais acessível
e conveniente. Em 2025, espera-se que as consultas virtuais sejam ainda mais
comuns, especialmente em áreas remotas ou em situações emergenciais, como as
causadas, por exemplo, por desastres naturais.
A digitalização não só melhora o acesso à saúde, mas
também aumenta a segurança e o conforto dos pacientes, que podem ser atendidos
de forma rápida e segura, sem precisar se deslocar. Além disso, sistemas de
agendamento online e farmácias digitais garantem que o atendimento seja
organizado e sem falhas.
O futuro da saúde está na transformação digital
Profissionais de saúde que adotarem essas tendências
estarão não apenas acompanhando o mercado, mas liderando a transformação,
moldando o futuro e garantindo uma experiência de cuidado que realmente
transforma vidas.

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