Volume representa alta de 7% em comparação com o mesmo período
de 2023;
Média foi de uma ocorrência a cada
2,6 segundos no Brasil.
O Indicador
de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior
datatech do Brasil, registrou em agosto o segundo maior número de ocorrências evitadas
até agora, graças às suas tecnologias antifraudes. O valor representa alta de
7,7% em comparação ao mesmo período de 2023 e a frequência mensal foi de uma
ocorrência a cada 2,6 segundos em todo o país. Veja o levantamento dos últimos
12 meses no gráfico a seguir:
O Indicador ainda destaca que, em agosto, 55,4% das tentativas de fraudes evitadas foram identificadas por inconsistências nos dados cadastrais; 31,8% por padrões fraudulentos ligados à autenticidade de documentos e validação biométrica e 12,7% pelos comportamentos suspeitos em dispositivos, como associações anteriores com fraudes.
“O aumento das tentativas de fraudes evitadas em julho e agosto mostra que, apesar da adaptação dos criminosos às novas tecnologias, as camadas de proteção adotadas pelas empresas têm sido eficazes na identificação e prevenção dessas ocorrências. Isso destaca que há mais segurança sendo levada aos consumidores que, por sua vez, ao aumentarem a conscientização sobre medidas cautelares para evitarem ser vítimas das diligências, também auxiliam cada vez mais no combate aos golpes", avalia o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Na visão por setores das fraudes evitadas, “Bancos e Cartões” seguiu sendo o segmento em que houve mais registros em agosto (53,4%) e “Varejo” o segmento com a menor recorrência (2,6%). Em relação às idades, a maior incidência das tentativas de fraude em agosto aconteceu entre os cidadãos de 36 a 50 anos (33,2%). Confira o detalhamento por setor e faixa etária:
Sudeste e Sul
lideram tentativas de fraudes
Em agosto, as
Unidades Federativas (UFs) que tiveram a maior concentração de tentativas de
fraude foram a Sul e a Sudeste. No detalhamento por variação anual, o indicador
mostra que Mato Grosso segue tendo o maior percentual (10,8%) e Amazonas com o
menor (3,9%). Veja a seguir o gráfico com as quantidades de ocorrências
estaduais evitadas e a tabela com a variação anual:
Tentativas a
cada milhão de habitantes
Em agosto, o Indicador também
trouxe a visão de que ocorreram 4.888 tentativas de fraude a cada milhão de
habitantes no Brasil. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido por MT, SP, SC,
PR e MS. Confira a lista completa com os números a seguir:
Fonte: Serasa Experian |
Evite fraudes:
veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
· Garanta
que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para
acesso aos aplicativos;
· Desconfie
de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do
mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas
conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS
e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de
crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
· Atenção
com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais.
Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam
os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
· Cadastre
suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo
bancário, Internet Banking ou agências;
· Não
forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
· Não
faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da
pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
· Inclua
suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se
trata de um ambiente seguro;
· Monitore
o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
· Invista
em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança
das operações da sua empresa..
· Em
um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes
evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas
uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
· Garanta
a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a
partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e
ameaças das fraudes;
· Entenda
profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos
de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem
comprometer a segurança.
· Utilize
a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma
orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e
permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente
Metodologia
O Indicador
Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento
de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1)
total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2)
estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos
probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian,
baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em
outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes –
Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados
(item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de
tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de
documentos, biometria facial e verificação cadastral.
Experian
experianplc.com
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