A associação do uso da Inteligência Artificial (IA) com o ganho de
eficiência operacional está em voga entre empresas e negócios de diversos
nichos do mercado. O setor de Seguros não é exceção e os ganhos já começam a
aparecer para as organizações que abraçam com ênfase a tecnologia que está no
centro das estratégias em todo o mundo.
O Processamento de Linguagem Natural (PLN) afeta
significativamente para aumentar a eficiência operacional das seguradoras,
especialmente na análise de documentos, permitindo a identificação de
informações chave e a interpretação de contextos e nuances que influenciam as
decisões de cobertura e sinistros.
Estudos de caso e implementações recentes, revelam que o uso
dessas tecnologias reduz o tempo de processamento de sinistros em até 30%, ao
mesmo tempo em que aumenta a precisão nas estimativas de custos. Ainda
internamente, a IA pode ajudar a otimizar outros processos, como:
- Alocação de recursos;
- Gestão de equipes;
- Automação de processos administrativos, como
agendamento e coordenação;
- Melhoria da eficiência operacional geral.
Na área dos dados, algoritmos de machine learning podem
identificar padrões de comportamento suspeitos, como múltiplas reivindicações
ou informações inconsistentes, ajudando a prevenir fraudes e reduzir custos
desnecessários. De quebra, essa mesma análise de dados históricos e em tempo
real ajuda a prever tendências de mercado e ajustar as estratégias de negócios
de formas preditiva e proativa.
Os benefícios da IA para as operações já foi há muito visto pelo
setor bancário e financeiro de maneira geral, mas ainda começa a ganhar tração
no mercado segurador. As vantagens quanto aos custos e eficiência também
permitem aumentar a produtividade dos colaboradores, permitindo também o
desenvolvimento de novos produtos e serviços, algo fundamental em um cenário de
forte concorrência.
Se para dentro os ganhos são nítidos, eles ainda são mais claros
para as seguradoras quando pensados para cada um de seus clientes. A utilização
da IA em assistentes virtuais e chatbots permite responder a perguntas
frequentes, auxiliar na contratação de seguros e acompanhar o status de
sinistros, liberando os colaboradores para tarefas mais complexas.
Com uma comunicação cada vez mais personalizada, um suporte mais
robusto e uma solução de problemas mais ágil, a satisfação dos clientes será
impactada de forma decisiva, auxiliando na fidelização e ganhos de receita. A
IA Generativa, utilizando os dados de clientes satisfeitos, pode desenvolver
ainda produtos e serviços mais adequados às suas necessidades, aumentando a
taxa de conversão e a retenção.
Até mesmo a reclamação de um cliente insatisfeito pode ser
impactada pela IA nas seguradoras. Sistemas de decisão automatizados são
capazes de analisar grandes volumes de queixas, categorizando e priorizando
casos com base em critérios predefinidos. Essa estratégia facilita uma
resolução mais rápida e eficiente de reclamações.
De olho em novos negócios, executivos do setor buscam otimizar a
IA para além, lançando-a em processos como a análise de riscos, partindo de uma
grande quantia de dados para identificação e prevenção de riscos. Este é um uso
que vai impactar consideravelmente seguros de ordem climática, como visto na
recente tragédia que assolou o Rio Grande do Sul.
Análises produzidas pela IA ainda podem gerar preços mais
personalizados e justos ao cliente final, e métricas importantes do outro lado
do balcão, quando executivos possam consultar esses dados para dar suporte a
decisões estratégicas, com insights importantes gerados pela tecnologia e que
impactem processos melhor geridos.
Contudo, a implementação de soluções baseadas em IA não está
isenta de desafios. A privacidade dos dados surge como uma preocupação
primordial, exigindo que as seguradoras estabeleçam processos rigorosos para
proteger as informações dos clientes. Além disso, a supervisão humana continua
sendo essencial para corrigir e validar as decisões automatizadas,
especialmente para evitar o risco de viés algorítmico que pode surgir de
conjuntos de dados desbalanceados ou preconceituosos.
Estamos diante de uma transformação que apenas se inicia no setor
de Seguros, cada vez mais eficiente, personalizado e inovador. Ao aproveitar o
potencial da IA, as seguradoras podem se adaptar às novas demandas do mercado e
oferecer uma experiência cada vez melhor aos seus clientes, de maneira
eficiente e com custos reduzidos. E à frente dos seus rivais.
Rubens Macedo
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