Em 1995, Daniel Goleman popularizou o conceito de Inteligência Emocional (IE) ao publicar um livro de mesmo título. Referido por muitos como o “pai da inteligência emocional”, Goleman, que é doutor em Psicologia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, classificou a IE como sendo a capacidade que possuímos para identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, permitindo que nos motivemos e controlar nossos sentimentos tanto nas relações inter quanto intrapessoais.
De extrema importância, a IE também afeta o ambiente
corporativo: afinal, tanto gestor quanto funcionários estão lidando com
situações extremamente complexas e que demandam muito de seu emocional. Quando
lidamos com situações que requerem interpessoalidade, é importante, no papel de
líder, saber como se comportar diante dos problemas que podem aparecer no meio
do caminho.
Afinal, como se caracteriza a Inteligência Emocional?
Como o conceito de Inteligência Emocional se baseia em habilidades comportamentais, há alguns pilares essenciais para fazê-lo funcionar, listados abaixo. Além disso, segui-los é de suma importância para que possamos nos desenvolver como indivíduos em uma sociedade.
1. Autoconsciência: capacidade
fundamental para os líderes entenderem e reconhecerem seus próprios sentimentos
e reações diante das situações. Isso inclui diferenciar suas emoções do
contexto e das necessidades da equipe, evitando respostas impulsivas e
contraproducentes.
2. Autorregulação: envolve a habilidade
de adotar estratégias que gerenciem de forma eficaz as próprias emoções e as da
equipe. Os líderes devem controlar suas reações emocionais, mesmo em situações
desafiadoras, para oferecer feedback construtivo e promover um ambiente de
trabalho saudável.
3. Empatia: essencial na
liderança para compreender os sentimentos e perspectivas dos membros da equipe.
Ao se colocar no lugar dos colaboradores, os líderes podem adotar estratégias
que promovam a satisfação mútua e fortaleçam as relações interpessoais.
4. Motivação: capacita os líderes
a motivar e engajar a equipe em direção aos objetivos comuns. Eles podem
mobilizar os sentimentos e emoções dos colaboradores, ajudando-os a enfrentar
desafios e alcançar seu máximo potencial.
5. Habilidade social: expressão prática da
inteligência emocional na liderança. Isso inclui a capacidade de oferecer
feedback construtivo, comunicar de forma assertiva, não violenta e empática, e
liderar com compaixão, promovendo um ambiente colaborativo e produtivo.
Inteligência Emocional na gestão de
equipes
Reconhecer e tratar as vulnerabilidades
de forma sensível é essencial, ainda mais quando a empresa passa por momentos
de dificuldade e instabilidades. Quando um líder demonstra preocupação com as
necessidades de sua equipe, ele é capaz de criar relações de confiança baseadas
na reciprocidade, incentivando o comprometimento do time como um todo.
Investir no desenvolvimento da
inteligência emocional é prioritário para os gestores. Essa competência não só
fortalece seu vínculo com a equipe, mas também contribui para a criação de um
ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
A seguir, estão os principais benefícios da Inteligência Emocional na gestão de equipes.
·
A adoção de estratégias adequadas para cada situação aprimora as
relações interpessoais e promove uma atmosfera positiva no ambiente
profissional.
·
O tratamento de questões de trabalho por meio do diálogo fomenta
relações transparentes e constrói laços de confiança com a equipe.
·
A redução de conflitos, especialmente os advindos de uma má
relação com os próprios sentimentos, evita que eles se intensifiquem e facilita
a implementação de soluções eficazes.
·
O cultivo de relações mais saudáveis destaca a importância do
autocuidado para todos os membros da equipe.
· A tomada de decisões racionais, isto é, sem influência de emoções negativas ou necessidades pessoais não atendidas, contribui para o alto desempenho da equipe e o fortalecimento das relações interpessoais no trabalho.
Um gestor capaz de colocar em prática
os conceitos da Inteligência Emocional tem em mãos uma importante ferramenta de
liderança. O principal benefício disso tudo é uma melhoria significativa no
ambiente de trabalho, que fica mais leve e agradável, e contribui para maior
produtividade e bem-estar da equipe como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário