O país é destino
desejado por estudantes interessados em cursar Graduação e Pós-Graduação,
segundo pesquisa do SEMESP (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior)
contratada pelo Istituto Europeo di Design (IED)
O Istituto Europeo di Design (IED), tradicional instituição italiana de ensino criativo 100% dedicada ao Design, contratou um estudo de mercado junto ao Instituto SEMESP em parceria com a MK Estatística para levantar o interesse dos brasileiros em estudar em Portugal. O resultado impactou na recém-anunciada parceria educativa do IED com a CESAP - Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto titular da ESAP - Escola Superior Artística do Porto - para ministrar cursos de Graduação e Pós-Graduação de Moda e Design em Porto, Portugal.
Com duas unidades no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) e considerada referência em Design no mundo, a instituição italiana com quase 60 anos de história encomendou o levantamento do SEMESP / MK Estatística após constatar em um estudo europeu datado de 2023 que havia um mercado de 19 mil brasileiros cursando a Graduação em Portugal.
A pesquisa de mercado comandada pelo Instituto SEMESP em parceria com a MK Estatística foi realizada no primeiro semestre deste ano por meio de entrevistas e questionários e, contou com a amostragem de 270 pessoas de uma base de 494 mil brasileiros de 15 a 25 anos, com ensino médio completo e incompleto e renda familiar acima de R$ 15 mil. Foram considerados residentes das regiões Sudeste (49,1%), Nordeste (19,8%), Sul (16%), Centro-Oeste (8,5%) e Norte (6,6%).
Destas, 399 mil pessoas ou 80,8% estariam dispostos a estudar em Portugal, sendo que 69,5% dos estudantes gostariam de cursar Graduação, 29,6% ingressariam em Pós-Graduação e 32,5%, cursos livres. Entre os cursos mais desejados estão Design de Moda (11,1%), Design Gráfico e Digital (10,7%), Artes (10,3%), Moda (8,2%), Design (7,8%) e Design de Produtos e Serviço (2,5%), totalizando 50,6% interessados nos cursos propostos pelo IED.
Dos que gostariam de cursar Graduação, 23,8% disponibilizariam mensalmente de US$ 250 a US$ 500 e 20,2%, até US$ 250. Já os que desejam a Pós-Graduação completa 33,3% investiriam US$ 250 a US$ 500 mensais contra 16,7% até US$ 250. Já 72% dos interessados buscam os estudos pela Internet enquanto 60%, pelas redes sociais. No total, 95,1% dos entrevistados teriam interesse em fazer um curso no IED em Portugal.
“Entendemos que esta é uma realidade de estudantes que queiram se especializar em Design na Europa, mas esbarram em limitadores como o idioma ou dificuldade de adaptação a diferentes culturas. Além disso, Portugal aceita os resultados do ENEM, facilitando ainda mais a formação do brasileiro naquele país", analisa Gianfranco Pisaneschi, Diretor Geral do IED Brasil.
Para o Diretor Geral do IED Brasil o resultado indica ainda uma chance em ampliar o intercâmbio profissional entre Brasil e Portugal. “O IED, assim como o CESAP/ESAP, explora oportunidades entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho, convergindo sistemas educativos, metodologias e conhecimentos em cursos relevantes para as necessidades das indústrias criativas atuais", ressalta. Além disso, a instituição oferece uma rede de ex-alunos, o IED Alumini, que compartilham experiência, conhecimento e inovação para ampliar seu acesso a oportunidades profissionais. “A iniciativa também abre portas para os brasileiros que queiram interagir com profissionais portugueses e vice-versa".
Parceria entre o IED e as instituições do Porto
Com atuação na Itália, Espanha e no Brasil, o IED dá um passo importante na sua expansão com a abertura de uma nova unidade em Portugal, impactando diretamente o mercado de educação em Design para brasileiros.
A Fundação Francesco Morelli, proprietária de todas as empresas que constituem o Grupo IED, e o CESAP/ESAP partilham as mesmas filosofia e visão no que toca à missão pedagógica de difundir a cultura artística e de Design. O IED responde como uma empresa de benefício público, buscando a geração de valor partilhado para a comunidade e o ambiente, com o compromisso de operar de forma responsável, sustentável e transparente com as pessoas, as comunidades e os territórios.
“Para além do valor dos programas ofertados, estamos convictos de que esta colaboração irá promover novos intercâmbios e fluxos de estudantes entre Portugal e os países onde o IED está presente, principalmente o Brasil, conduzindo também a novas sinergias a nível institucional e empresarial", comenta Riccardo Balbo, Chief Academic Officer do Grupo IED.
O IED não é um ator totalmente novo no panorama do
Design português, tendo sido parceiro da Modalisboa nas últimas quatro edições
e promotor do concurso Sangue Novo, oferecendo aos vencedores do concurso de
jovens Designers de moda bolsas de mestrado nas sedes do IED em Florença e
Milão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário