Se faça a seguinte pergunta: Excelência nos produtos ou serviços é um fator garantido para sucesso nos negócios? Se você disse que sim, sinto frustrá-lo. Ter um excelente produto não é garantia alguma de sucesso. Entretanto, mesmo não sendo uma garantia, com certeza é um Pré-Requisito fundamental. Sendo bastante direto: a baixa percepção de qualidade na prestação de serviços ou nos produtos é uma receita quase certeira para o fracasso empresarial.
Uma situação que ilustra muito bem isso
ocorreu com o CEO da fabricante de smartphones Samsung. Após várias tentativas,
reuniões, dados e ações para melhorar a qualidade dos aparelhos anos atrás, ele
ainda não havia conseguido resolver os problemas crônicos que existiam. Lee
Kun-hee chamou então seus principais executivos e todos passara dias discutindo
propostas para a melhoria na qualidade dos aparelhos em uma conferência.
O resultado, nada aconteceu.
O antigo CEO fez então algo drástico. Em sua principal fábrica na Coreia, chamou todos os colaboradores e os fez assistir enquanto ele destruía e queimava pilhas dos aparelhos sem qualidade.
Imagine a situação, centenas de
colaboradores Coreanos chorando enquanto tratores e lanças chama destruíam os
aparelhos.
Esse fato foi tão icônico que marcou
uma transição na Samsung, que passou a produzir aparelhos de qualidade superior
e hoje tem o maior Marketshare do mercado de smartphones.
Eu não te aconselho a tomar medidas tão radicais como as de Lee Kun-hee, principalmente em um pais com leis trabalhistas como o Brasil.
Entretanto, te convido a prestar
atenção em três razões que podem te inspirar a perseguir a excelência em seus
produtos e serviços.
Excelência e Sucesso
A busca pela excelente nos produtos e
serviços pode te impulsionar a aperfeiçoar constantemente suas próprias
habilidades e na gestão de sua empresa.
Reputação
O Marketing boca a boca ainda é o
melhor que existe, e talvez, nunca deixe de ser.
No entanto, pessoas só recomendam
produtos e serviços que superam as expectativas, ou seja, excelentes.
Construção de hábitos Empresariais.
A excelência não é um feito, e sim, um
hábito - Aristóteles
Assim como já falava Aristóteles, a excelência nos produtos e serviços se constrói dia a dia, ter um foco específico nisso pode promover melhorias significativas ao longo do tempo.
Diante de tudo isso, você deve ter
percebido que a construção da excelência não é algo espontâneo. Existe uma
forma de fazer isso, é necessário medir a qualidade.
Você consegue imaginar quem são as
pessoas ideias para nos ajudar a medir a qualidade? Se você respondeu os
clientes, você está coberto de razão!
Pedir a opinião dos consumidores e aplicar melhorias contínuas nos produtos e serviços é o caminho para se construir a excelência de maneira contínua em sua organização.
Nesse sentido, é importante que você
entenda um conceito fundamental: Nós somos constantemente avaliados pelos
nossos consumidores e mentalmente somos posicionados diante da experiência que
tiveram ao consumir seus produtos e serviços. Podemos classificar isso em 4
níveis.
1. Abaixo
do esperado
É quando a experiência do consumidor
não foi positiva, em geral, devido a problemas de qualidade, demora no
atendimento, ou um mal atendimento.
2. Na
média
É quando entregamos aquilo que
prometemos e dentro do prazo.
3. Acima
do esperado
É quando superamos as expectativas do
cliente de alguma forma, entregando mais do que combinado, em um tempo menor ou
oferecendo um atendimento excepcional.
4. Encantamento
Significa surpreender totalmente e
oferecer uma experiência única de consumo.
Vale a pena comentar que a maior parte das empresas no Brasil entregam abaixo do esperado e quando estão na média, já acreditam que estão fazendo demais. Um alerta para isso: Consumidores somente indicam produtos ou serviços quando sua experiência de consumo é acima do esperado ou ficam realmente encantados.
Por fim, mais do que tudo, a excelência
é um compromisso conosco, com nossos clientes e com o mercado. Cultivar uma
cultura de excelência, assim como o caso da Samsung exemplificou, é o caminho
para a melhoria constante, e ultimamente, aliado a boas estratégias, o sucesso
nos negócios.
Valdez Monterazo - Coach Executivo,
especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de
sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias
empresas. Saiba mais em: https://valdezmonterazo.com.br
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