Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Sedentarismo é um dos principais inimigos do coração

No Dia Mundial do Coração, especialistas destacam a importância do exercício físico no cuidado com a saúde cardiovascular


No Brasil, as doenças cardíacas são responsáveis pela morte de mais de 360 mil pessoas por ano, e representam a causa de 30% dos óbitos brasileiros. Segundo a OMS, o sedentarismo é o 4º maior fator de risco para as doenças do coração mais comuns e atinge 47% da população do país.

Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge reforça que o sedentarismo, de fato, está no grupo dos maiores vilões da saúde do coração Depois de analisar 9,2 milhões de mortes na Europa, o artigo identificou a comorbidade como a principal impulsionadora de doenças que aumentam o risco de complicações cardiovasculares, como trombose, hipertensão, obesidade, alterações nos lipídios e diabetes tipo 2.

A pesquisa enfatiza a relação entre falta de atividade física e problemas no coração, e ganha concordância entre especialistas brasileiros. O cardiologista Marco Mota, afirma que todos os estudos em que teve acesso até hoje, apontam para o fato de que "a população sedentária tem mais risco de apresentar problemas cardiovasculares do que a população mais ativa".


Hábitos simples previnem doenças do coração

Boa parte das pessoas acredita que é preciso fazer grandes sacrifícios para ter um coração mais saudável. Mas, segundo Mota, os benefícios podem ser conquistados a partir de simples hábitos em nosso cotidiano.

Ele aponta que caminhar diariamente, se possível durante uma hora, já é um passo importante rumo a um coração mais saudável. Mais do que isso, indica que mesmo caminhadas de curta duração, com pausas entre as atividades, são capazes de prevenir algumas das doenças cardiovasculares mais letais. "Você pode, por exemplo, andar 20 minutos pela manhã, 20 minutos à tarde, e 20 minutos no período noturno", exemplificou o médico.

O especialista ainda afirma que, além de eficientes para minimizar as chances de morte por doenças cardiovasculares, estes pequenos momentos de mobilidade trazem ainda um nível importante de segurança aos praticantes. Segundo ele, "os riscos de um sedentário vir a apresentar problemas em meio a uma caminhada condizente com seu condicionamento são mínimos".

Para Bruno Silva, do departamento técnico da Smart Fit, o exercício físico preventivo é democrático e engloba atividades como subir escadas, caminhar para o trabalho e até passear com o cachorro.


Veja o que fazer para começar a praticar atividades físicas de maneira mais intensa

O bem-estar gerado pelo exercício físico faz com que aqueles que experimentam essas sensações acabem se interessando mais pela prática. Por isso, pessoas que incluem a caminhada em suas rotinas podem, eventualmente, querer buscar atividades mais intensas. Para estes casos, Mota enfatiza a necessidade de cautela e afirma que "atividades extenuantes realizadas por pessoas pouco preparadas são tão ou mais perigosas para o coração quanto o sedentarismo", afirma. O especialista também recomenda a realização de "um bom teste clínico e, se necessário, outros exames mais específicos como o teste de esforço e o ecocardiograma" para dar início aos treinamentos.

Uma vez liberado clinicamente, é hora de colocar o coração para bater mais forte com um programa de treinos baseado no tripé composto por exercícios aeróbicos, musculação e flexibilidade. Segundo Bruno Silva, a combinação destes diferentes estímulos beneficia o coração das mais diversas formas, "indo desde ao controle da glicemia, da hipertensão e do colesterol promovido pelo exercício aeróbico até o aprimoramento da capacidade de manutenção da contratilidade do miocárdio propiciado pelo trabalho de musculação".


Treino para manter a saúde do coração em dia:

Aquecimento

Circuito 2 x 20 seg. em cada exercício

- Agachamento com salto

- Prancha Isométrica

- Meio Burpee

 

Parte Principal

3 séries de 10 a 12 repetições em cada exercício

- Retrocesso com rotação de tronco

- Flexão de braços Spider

- Abdominal remador com rotação de tronco

- Agachamento Livre Overhead

- Remada curvada + remada alta com halter

- Abdominal escalador

 

Parte Final

Circuito 2 x 20 seg. em cada exercício

- Alongamento de Peitoral (Hiperextensão de ombros com mãos entrelaçadas)

- Alongamento Posteriores de coxa (Flexão de tronco, tocar os pés, joelhos estendidos)

- Alongamento de dorsais (Entrelaçar as mãos a frente e arredondar as costas)

- Alongamento de quadríceps (de pé flexão de joelhos, puxar os pés)

 

O download do vídeo da execução completa do treino pode ser feito neste link.

 

Smart Fit

 www.smartfit.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados