Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de setembro de 2022

27/9 - Dia Nacional da Doação de Órgãos

“Falta de diálogo entre familiares é obstáculo para aumento da captação de doações de órgãos”, alerta Bartira de Aguiar Roza, docente da Unifesp

 

Grupo de estudos da universidade aproveita efeméride para promover a campanha “Eu decidi, sou doador”


Nesta terça, 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data, instituída em 2007, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, tecidos e células, além de incentivar que as pessoas a conversarem com seus familiares sobre o assunto, de modo que um possa saber da decisão do outro. A falta desse tipo de diálogo, inclusive, é um dos fatores que atrapalham a ampliação do número de doadores no país de acordo com um levantamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“No Brasil, entre os principais motivos para a negação de doação de órgãos, estão a incompreensão sobre o diagnóstico de morte encefálica e, portanto, do entendimento de que a pessoa faleceu, a falta de preparo da equipe assistencial para fazer a comunicação sobre a morte e a recusa da família por não ter clareza se esse realmente era o desejo de seu ente falecido, algo que observamos com bastante frequência”, afirma Bartira de Aguiar Roza, professora do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) e coordenadora do Grupo de Estudos em Doação de Órgãos e Tecidos e Transplante (Gedott), vinculado à universidade.

Para Bartira, a falta de diálogo entre as pessoas, seus familiares e amigos sobre o tema representa um dos grandes obstáculos para o crescimento do número de captação de doações. “Em nosso país, não há documentos em que o cidadão registre sua vontade de doar órgãos. Essa vontade, então, deve ser explicitada de forma que as pessoas mais próximas possam levar o desejo à frente na ocasião”.

A docente da Unifesp destaca que um único doador pode salvar mais de oito vidas, já que, com o avanço da medicina, hoje é possível doar coração, pulmão, fígado, pâncreas, rins e intestino, além de tecidos como córneas, válvulas cardíacas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias.

Para marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, a equipe do Gedott/Unifesp promove a campanha “Eu decidi, sou doador” no entorno do Hospital São Paulo, na Vila Clementino, Zona Sul da capital, tirando dúvidas das pessoas e incentivando que o tema seja mais presente nos lares brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados