Sebrae apresenta
propostas aos presidenciáveis para contribuir com a difusão da educação
empreendedora como fator de desenvolvimento
Após dois anos críticos da pandemia de Covid-19, a
comunidade escolar enfrenta agora o desafio de encontrar soluções para
recuperar as perdas acumuladas no período. Em todo mundo, os impactos da crise
sanitária e econômica ainda estão sendo dimensionados, mas no Brasil a situação
já apresenta sinais de alerta na educação, com o aumento da evasão escolar, por
exemplo. A implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que prevê o
empreendedorismo nos currículos escolares, é uma oportunidade para o próximo
presidente da República reverter o cenário da educação brasileira nos próximos
anos. Neste ano, o modelo educacional começa a ser implementado no Novo Ensino
Médio, após o início de integração ao Ensino Infantil e Fundamental.
De acordo com a BNCC, está prevista uma série de
conteúdos de Educação Empreendedora alinhados às dez competências gerais
previstas para serem desenvolvidas em crianças, adolescentes e jovens:
Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório Cultural;
Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação;
Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação, além de Responsabilidade
e Autonomia.
“É importante que o governo federal reconheça o
potencial da Educação Empreendedora como uma política pública capaz de formar e
transformar a vida dos estudantes, preparando-os para o mundo de trabalho,
colaborando, dessa forma, para a redução das desigualdades sociais da população
brasileira”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
De acordo com Melles, muito além do viés econômico
voltado para a possível abertura de um negócio no futuro, a Educação
Empreendedora prepara os estudantes para a construção de um projeto de vida,
bem como capacita os jovens para o futuro do trabalho. “Os alunos e alunas
desenvolvem seu potencial criativo e inovador a partir de experiências
significativas de aprendizagem que contribuem para um novo olhar sobre os
desafios e são estimulados a transformar suas realidades”, explica.
Aliada da qualidade na gestão escolar
Ao longo de mais de duas décadas, o Sebrae tem
atuado, por meio de diversas parcerias, para apoiar e qualificar o ensino do
empreendedorismo em todos os níveis da educação no Brasil. A partir da formação
continuada de estudantes, professores e gestores, já existem cerca de 650 mil
educadores capacitados, distribuídos em mais de cinco mil municípios
brasileiros e 9,5 milhões de atendimentos a estudantes.
A Educação Empreendedora também oferece soluções de
formação continuada de professores e gestores escolares. No entanto, essa
realidade ainda está distante de grande parte das escolas do país. Pesquisa
realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Roberto Marinho junto a
professores de todo o país, mostra que a prática da Educação Empreendedora no
Brasil, apesar de integrada à Base Nacional Comum Curricular em 2020, ainda
enfrenta obstáculos na sua implementação.
De acordo com o levantamento, 56% dos entrevistados
ainda não tentaram aplicar essa metodologia em sala de aula. Para 46% deles, a
falta de tempo para inclusão deste tema no conteúdo obrigatório é o principal
obstáculo e 40% indicam a falta de interdisciplinaridade como uma das
barreiras. O estudo foi apresentado durante I Encontro do Ecossistema de
Educação Empreendedora, que foi realizado em Aquiraz, no Ceará, no mês de
junho/2022.
Sebrae nas Eleições
Nesse momento em que os holofotes da mídia e os
olhares dos eleitores brasileiros estão voltados para as propostas de políticas
públicas feitas pelos candidatos, em nível estadual e federal, o Sebrae lançou
a campanha “Quem apoia os pequenos negócios, apoia o Brasil” voltada a
enfatizar para a população a importância das micro e pequenas empresas para a
economia do país e para a sociedade. Paralelamente, a instituição formulou um
documento onde reúne um conjunto de propostas para 10 temas considerados mais
estratégicos para as MPE, entre eles a questão da Educação Empreendedora. Esta
é a segunda matéria de uma série publicada na Agência Sebrae de Notícias sobre
as propostas apresentadas pelo Sebrae. Confira mais aqui.
Confira abaixo as propostas do Sebrae para
qualificar o debate eleitoral em torno da valorização de uma cultura
empreendedora no país, em que a Educação Empreendedora é uma ferramenta de
transformação social
- Aprovar
e fomentar a inserção de soluções de educação empreendedora por meio de
políticas públicas.
- Fornecer
apoio para que as escolas contribuam para o desenvolvimento de
competências empreendedoras e itinerários formativos, previstos na Base
Nacional Comum Curricular.
- Estabelecer
parcerias com atores do ecossistema de educação para potencializar a
oferta de educação empreendedora a secretários de educação, educadores e
estudantes.
- Utilizar
ferramentas de diagnóstico que verifiquem o nível de implantação da
educação empreendedora nas escolas e fornecer planos de ação para
implantação e melhoria de projetos
Clique aqui e veja o documento
completo com as propostas do Sebrae para a agenda das Eleições 2022.
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