O comércio brasileiro já está se preparando para a chegada da Black Friday. Indiscutivelmente conhecida como uma das datas mais importantes para o mercado global, é a época perfeita para explorar, com sabedoria, as estratégias de vendas certeiras para o aumento de vendas. Mas, em meio a uma concorrência elevada, é preciso se planejar cuidadosamente ao escolher as ações que serão adotadas, com o auxílio de ferramentas que proporcionem uma experiência marcante ao consumidor. Dentre elas, o RCS (Rich Communication Service) pode trazer excelentes resultados visando esse objetivo.
Originalmente criada como apenas um único dia
destinado a promoções atrativas, o evento chegou ao Brasil em moldes
diferentes. Por aqui, a data é estendida por vários dias ou semanas,
aproveitada pelos negócios para atrair a maior quantidade possível de clientes
obtendo vendas elevadas. Em 2021, como exemplo, o Relatório Black Friday
identificou que, apenas nos dois primeiros dias deste período, o mercado
nacional registrou um faturamento de R$ 5,41 bilhões – quantia 5,8% maior que
no ano anterior.
Qual a importância da Black Friday para as
empresas?
Quando aproveitada de maneira inteligente, as
campanhas promocionais organizadas nessa época podem cativar e reter inúmeros
clientes à marca, incentivando-os a buscarem a marca para novas compras. Em
meio ao crescente perfil de clientes digitais, essas ações devem ser
organizadas com foco na agilidade e praticidade, automatizando sua jornada de
compras para que consigam adquirir os produtos ou serviços desejados de forma
veloz e sem empecilhos. Quanto mais rápida for essa captação e satisfação,
menor a chance de buscar outra companhia.
Nessa missão de elevar a taxa de conversão de
vendas, apostar em canais de comunicação versáteis, seguros e que permitam um
engajamento entre as partes, deve ser o fio condutor de qualquer estratégia
implementada – feitos que podem ser garantidos com o RCS. Desenvolvida pelo
Google, essa tecnologia traz um sistema de mensagens de texto muito mais
completo a ser explorado na relação entre as empresas e seu público-alvo,
permitindo que personalizem suas mensagens e incorporem diversos recursos
multimídia como imagens, gifs, vídeos e áudios, assim como opções dispostas em
carrosséis para interação do usuário, tornando a comunicação mais leve e
atrativa.
O RCS pode fortalecer significativamente o
relacionamento entre a empresa e o usuário, passando credibilidade e segurança
ao consumidor por contar, ainda, com um selo de verificação do Google a qual
garante que aquela comunicação não é uma fraude.
Quais os benefícios do RCS para a Black Friday?
Durante a Black Friday, o RCS é um recurso
altamente atrativo para a divulgação de produtos por meio de vídeos. Em
gravações curtas e objetivas, as marcas podem explorar seus itens, promoções e
atrativos para captar a atenção dos clientes. Mas, ao invés de terem que entrar
no site da companhia nessa procura, o RCS também pode ser utilizado como
facilitador dessa etapa.
Ao identificar tal interesse pelo usuário, a
empresa pode gerar um link com um cupom de desconto voltado a este item e
enviá-lo ao cliente diretamente por este sistema, direcionando-o à página de
compra em seu site para ajudá-lo a finalizar o processo. De maneira
complementar, este link pode vir incluso no carrossel de imagens proporcionado
pela tecnologia, levando o cliente à sua etapa final de compra.
Expandindo as estratégias de vendas, essa
tecnologia pode servir como ponte de acesso do usuário para qualquer seção da
plataforma da companhia. Ao destacar as promoções durante o evento, os links
gerados na ferramenta podem transportá-los para as landing pages com
as ofertas elaboradas, nas quais as conversões podem ser conquistadas com
êxito. Quando aplicado corretamente, o RCS poderá ampliar a taxa de conversão
em até 40%, segundo um estudo realizado pela Upstream.
As expectativas sobre a Black Friday crescem a cada
ano, na esperança de muitos consumidores encontrarem promoções atrativas para
realizarem compras específicas. Em meio a este enorme desafio, uma boa
experiência fará toda a diferença para o aumento de vendas e uma boa imagem
conquistada no mercado – tanto no ambiente físico quanto no digital.
Cada um desses canais de compra oferece suas
próprias vantagens de acordo com os perfis dos clientes. Por isso, ambos devem
caminhar em conjunto nas ações implementadas – não apenas no atendimento em si,
mas principalmente no esquema logístico, definindo um prazo aceitável para a
entrega dos produtos adquiridos online e, ainda, oferecendo a possibilidade de
retirarem presencialmente na unidade mais próxima.
Muito além de criar ofertas atrativas, elevar a
conversão de vendas de qualquer negócio dependerá, obrigatoriamente, de uma
preparação cuidadosa. Invista em uma comunicação próxima e personalizada no
fidigital, prepare os times para lidar com um maior volume de consumidores e se
organize para entregar as compras em tempo hábil. Uma crítica neste processo é
capaz de gerar efeitos devastadores para a perpetuidade da companhia, enquanto
uma experiência memorável pode ser a chave de sucesso para a fidelização de
muitos clientes satisfeitos com seu negócio.
Igor Castro - Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada
em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
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