Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

A importância de ressignificar a relação com o trabalho

Uma mentalidade de sucesso é o potencializador de bons resultados e crescimento no dia a dia de quem ama empreender. Pensar positivo é crucial para não só vislumbrar onde se deseja chegar, como também para cumprir os requisitos que levarão até o sucesso. Esse é um processo de construção que ocorre diariamente. É necessário manter o foco naquilo que se almeja e ressignificar o relacionamento com o trabalho.

É muito comum vermos pessoas trabalhando de forma forçada, como se fosse algo ruim. Contudo, consigo entender de onde vem esse movimento e compreender que há motivos para que se sintam assim e há motivos para que se sintam assim. Esse pensamento vem de crenças que acabam limitando a sua visão de mundo, como acreditar que dinheiro é algo ruim; que todo empresário é corrupto; que trabalhar é chato; que só é possível abrir empresas e ficar rico se você nasceu em berço de ouro ou ganhou em jogos de sorte.

A soma desse tipo de pensamento, naturalmente, faz com que tenham medo de arriscar e fiquem estagnadas, com isso, acabam abraçando, sem perceber, uma ideia limitada de que é necessário aceitar a vida como ela, por não serem  suficientes e capazes para conseguir fazer o que têm vontade.

As crenças são imputadas pelo meio que vivemos, pela sociedade e muitas vezes até agravada pela nossa família e amigos. Não é feita de propósito, é de fato como acreditam e como foram bombardeadas ao longo de suas vidas, fazendo com que tenham o dever de transmitir a mensagem, os ensinamentos. Esse tipo de pensamento se caracteriza como nada mais do que um condicionamento, similar ao de um adestrador. A diferença é que aqui é o condicionamento mental.

O caminho da consciência é muito mais desafiador do que o caminho da ignorância, porém é ele quem irá nos levar a lugares nunca imaginados. Gosto sempre de destacar uma frase que me identifico, escrita por Carl Jung: “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamar isso de destino”. Portanto, para que haja mudanças no que ocorreu no passado, é preciso começar o processo de reprogramação mental, onde iremos atingir a mentalidade e fazer com que seja possível conquistar resultados nunca esperados.

Assim, pensar em trabalho como algo ruim é brutalmente destrutivo. A forma como lidamos com o nosso tempo é o que vai definir como fica o work life balance e vice versa. Mas o mais importante disso tudo é não colocar o trabalho como uma coisa negativa na vida. Se fizermos isso, é muito provável que passaremos o resto da vida reclamando de algo que ocupa de 40 a 60% do dia.

Na minha opinião e de acordo com a programação e mentalidade que assumi, para elevar a vida em um novo nível, seja financeiro, emocional ou de satisfação, é necessário ressignificar a forma como lidamos com o trabalho, o qual se caracteriza como a parte intrínseca da nossa vida, é parte fundamental de quem nós somos, a forma como entregamos valor para a sociedade e alcançamos nossos objetivos e sonhos.

Qualquer pessoa e profissão, em diferentes nichos, podem atingir níveis inimagináveis do sucesso. Como exemplo nós temos, Walt Disney no mundo do entretenimento, Steve Jobs no mundo da tecnologia e Phill Knight no mundo do varejo e do produto físico. O resultado do que acontece na sua vida, está ligado ao seu esforço, a sua dedicação e ao seu comprometimento. Então comece a colocar em prática esta mudança de mentalidade, se conhecendo, identificando crenças limitantes e criando crenças fortalecedoras, para que os pensamentos negativos não sejam alimentados, além de identificar quais sentimentos estão por trás deles, para ressignificá-los. Esse é um processo de libertação que te levará a voar por lugares sonhados e nunca imaginados. 

 

Fernando Senna - cofundador da Start Empreendedor, edtech criada por empreendedores para empreendedores, com o propósito de apoiar em todas as etapas da jornada de uma startup, da fase inicial a aqueles que já estão prontos para escalar o seu negócio. Faturou mais de R$ 100 milhões em menos de sete anos como empreendedor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados