Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Dia Mundial do Coração: médico da rede Meu Doutor Novamed dá dicas para prevenção de doenças cardiovasculares

Segundo a World Heart Federation (WHF), as alterações do coração matam 17,5 milhões de pessoas no mundo por ano

 

Criado pela World Heart Federation (WHF), o Dia Mundial do Coração (29 de setembro) tem como objetivo alertar as pessoas sobre as doenças cardiovasculares e conscientizá-las sobre hábitos que contribuem para a qualidade da saúde cardíaca. De acordo com a federação, as alterações do coração matam 17,5 milhões de pessoas no mundo anualmente. Este cenário delicado também é observado no Brasil, onde 72% das mortes resultam de doenças crônicas não transmissíveis, sendo 30% relativas às cardiopatias, segundo estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 

Entre os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, o cardiologista Fabio Quartieri, da rede de clínicas Meu Doutor Novamed na cidade de São Paulo, destaca: “O sedentarismo, a obesidade e o tabagismo estão entre os principais fatores de risco. Lembrando que é sempre importante investigar o histórico familiar de doenças cardíacas, pois hereditariedade também é um fator a ser considerado, principalmente quando relacionado a eventos em pacientes jovens. Deve-se conhecer as comorbidades comuns aos familiares, pois hipertensão, diabetes, dislipidemia -- níveis elevados de colesterol e triglicérides -- e outras doenças também podem ser controladas desde seu início, evitando complicações graves”. 

A cardiologia é uma das 15 especialidades oferecidas pela Meu Doutor Novamed. Para levar o modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) a mais pessoas, a rede, presente em diversos estados, praticamente dobrou de tamanho desde 2020, com a inauguração de 13 clínicas em seu projeto de expansão. Atualmente, possui 28 unidades, que já realizaram mais de 1 milhão de atendimentos, ao longo de quase sete anos de atuação.  

“A resolutividade da Atenção Primária à Saúde contribui para melhores desfechos nos atendimentos. Esse modelo é capaz de resolver cerca de 80% das demandas por cuidados de saúde, segundo especialistas. Nosso foco é reforçar a prevenção e atuar no acompanhamento do paciente em toda sua jornada”, diz Aline Thomasi, superintendente da rede Meu Doutor Novamed.

 

Atenção aos sintomas 

As doenças do coração podem ser silenciosas e os sintomas que o órgão está doente ou debilitado podem ser sutis. Por isso, é importante ficar atento aos sinais que podem indicar problemas cardiovasculares. Entre os principais sintomas, o cardiologista da rede Meu Doutor Novamed destaca: 

  • Falta de ar;
  • Dor torácica;
  • Palpitações e taquicardia;
  • Desmaios e síncopes;
  • Fadiga e fraqueza extrema;
  • Inchaço nas pernas, pés e tornozelos. 

 

Importância da prevenção 

A prevenção é importante aliada na detecção de doenças cardiovasculares, como reforça o Dr. Fabio Quartieri: “Exames cardiológicos de rotina devem ser feitos para homens a partir dos 40 anos e mulheres a partir dos 45 anos, caso não tenham fatores de risco. No caso da existência de fatores de risco, como obesidade, hipertensão, dislipidemia, diabetes, histórico de morte súbita em familiares e AVC, esse prazo pode mudar e as idades diminuem de acordo com a necessidade. Contudo, em linhas gerais, as consultas de rotina devem iniciar após os 20 anos”. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 80% das mortes causadas por doenças que afetam o coração poderiam ser evitadas com mudanças estilo de vida e a inserção de uma rotina mais saudável. Uma vez que enfermidade já exista, o acompanhamento e o tratamento de doenças cardíacas variam de acordo com a patologia e a gravidade. 

“Ajustar a dieta, estimular a atividade física, cessar hábitos deletérios e trabalhar no controle do estresse são hábitos fundamentais. A prevenção mais importante deve ser feita diariamente, adotando-se hábitos de vida saudáveis”, reforça o dr. Fabio Quartieri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados