Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Ronco alto pode ser sintoma de apneia do sono

Condição prejudica descanso noturno e provoca outros problemas de saúde

 

Mais do que um barulho incômodo, o ronco alto pode indicar um grave distúrbio de sono, como é o caso da apneia, situação em que pessoa para de respirar por alguns segundos, diversas vezes, durante a noite. A condição atinge 30% da população adulta brasileira, segundo dados do Ministério da Saúde. 

O coordenador do curso de Medicina da Uniderp, médico otorrinolaringologista Alexandre Cury, explica que muitas pessoas têm apneia do sono sem conhecimento do problema e não fazem tratamento para aliviá-la. “Metade da população brasileira se queixa da qualidade de sono ruim. Uma noite mal dormida provoca inúmeros outros problemas, como déficit de atenção, sonolência excessiva durante o dia e agravamento do estresse”, destaca. 

A condição se divide em dois tipos: a apneia obstrutiva do sono e apneia do sono central. A primeira é a forma mais comum e se caracteriza pelo relaxamento dos músculos da garganta e fechamento das vias respiratórias. “Esse movimento dificulta a respiração, reduzindo a concentração de oxigênio no sangue, o que emite um sinal de alerta ao cérebro dizendo que algo está errado. Ao sentir dificuldades de respirar, a pessoa desperta do sono e isso acontece várias vezes durante a noite. Nesses episódios, há produção do ronco ou um som que se assemelha a um sufocamento”, explica o especialista. 

Já a apneia do sono central está associada às funções cerebrais, quando o órgão falha em transmitir os sinais para os músculos da respiração. Nesse caso, a pessoa acorda com falta de ar e também encontra dificuldades para dormir. Em ambas as condições, um dos sintomas é a sonolência durante o dia. “Até mesmo crianças podem ter essas condições de saúde, mas acometem principalmente homens, em geral, com mais de 50 anos de idade. Mulheres com excesso de peso e na menopausa também estão mais propensas a desenvolverem apneia”, esclarece o médico.

 

Causas e tratamento -- Na apneia obstrutiva do sono a causa principal é a obstrução do canal respiratório, que pode resultar de condições como obesidade, aumento das amígdalas, circunferência do pescoço e alterações craniofaciais. Já no outro tipo da patologia, a causa mais comum é a insuficiência cardíaca e, em menor ocorrência, o acidente vascular cerebral e uso de medicamentos para dor (opioides). 

Além do ronco alto e sonolência excessiva, os sintomas incluem ainda falta de ar, despertar com a boca aberta, dor de cabeça matinal, insônia, déficit de atenção, falta de memória e episódios de irritabilidade e impaciência. No diagnóstico, o médico pode solicitar um exame de polissonografia, que consiste na avaliação noturna do sono, para monitorar a respiração e outras funções do corpo. 

O tratamento vai ser prescrito pelo médico e pode incluir o uso de aparelhos odontológicos para manter as vias respiratórias desobstruídas. O objetivo é que a respiração não seja interrompida durante o sono. Também pode ser adotada o uso de uma máscara facial. “Nos casos mais graves, a cirurgia pode ser uma opção: no nariz ou na cavidade óssea; remoção das amígdalas e adenoides”, destaca o especialista. Confira as dicas do médico para aliviar os sintomas:

- Evite a ingesta de bebidas alcoólicas;

- Evite dormir de barriga para cima;

- Adote um estilo de vida saudável, com prática de atividade física e alimentação equilibrada, afastando o excesso de peso e obesidade;

- Não fume;

- Pessoas com rinite devem fazer tratamento evitar obstrução nasal.

  

Uniderp

 Kroton Med

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados