Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Faça compras no meio de mês para seu vale render mais: confira 12 dicas para economizar no supermercado

Com inflação de alimentos em alta, organização e disciplina são vitais na hora das compras

 

Abastecer a despensa tem sido uma tarefa complexa para os brasileiros. Apesar de a inflação oficial medida pelo IPCA ter registrado queda dos preços nos dois últimos meses – deflação de 0,68% em julho e de 0,36% em agosto –, o valor dos alimentos segue em alta. Em agosto, segundo o IPCA, a variação média nos preços de alimentos e bebidas foi de 0,24%, após uma alta 1,3% em julho. Entre os produtos que registraram os maiores aumentam no mês passado estão frango em pedaços (2,87%), queijo (2,58%) e frutas (1,35%).  

Nesse cenário, tem sido cada vez mais difícil encher o carrinho no supermercado – e pagar a conta na passagem pelo caixa. Por isso, planejar as compras é uma maneira de garantir que nenhum item essencial será deixado de lado. “Adotar estratégias para economizar nas compras de supermercado pode fazer a diferença no fechamento das contas da casa no fim do mês”, avalia Karina Aparecida Silva, product owner de Benefícios da ValeCard, empresa especializada em soluções de meios de pagamento, que conta com uma rede de 130 mil estabelecimentos comerciais credenciados no País.  

Segundo ela, com organização e disciplina é possível reduzir os gastos no supermercado sem abdicar de produtos essenciais para o dia a dia. A seguir, confira 12 dicas de Karina Silva para economizar nas compras:  

 

1 – Organize a despensa  

Ao fazer a organização da despensa e da geladeira antes de ir ao supermercado você consegue visualizar o que realmente precisa, além de poder encontrar produtos que talvez você nem lembrava que tinha e, assim, economizar.  

 

2 – Monte um cardápio  

Planejamento é um dos caminhos quando o assunto é a economia na compra de alimentos. Por isso, ao montar o seu cardápio para os próximos dias, você vai saber do que vai precisar, o que pode evitar compras desnecessárias.  

 

3 – Faça uma lista (e se atenha a ela!)  

Com o cardápio em mãos, o próximo passo é montar a sua lista. Confira também as demais necessidades da casa (produtos de limpeza e higiene, por exemplo) e, ao chegar no supermercado, abuse da disciplina e atenha-se à lista, evitando compras por impulso.  

 

4 – Vá ao supermercado próximo ao meio do mês  

O grande volume de clientes que vão às compras logo após receber seus salários, no começo do mês, faz com que os supermercados não vejam necessidade de incluir grandes promoções nesse período. Então, se possível, planeje-se para realizar suas compras próximo ao meio do mês, quando os supermercados disponibilizam mais promoções devido ao baixo movimento.  

 

5 – Tome cuidado com promoções  

Com a dica anterior em mente, é hora de saber como aproveitar as promoções que você vai encontrar. O ideal é que, junto da lista de compras, você tenha em mãos uma calculadora (pode ser a do celular).  

Por exemplo, confira a relação de custo x benefício de combos de produtos que estão “promoção” em comparação com o valor individual do produto. Desse modo, aqui entra também o bom-senso: você acha que vai consumir todo o produto daquela embalagem tamanho família? Assim, opte pelo que faz sentido para os seus hábitos de consumo.  

 

6 – Alimente-se antes de ir às compras  

Você já percebeu que quando você vai ao supermercado com fome os produtos parecem mais apetitosos? Pois é... Para economizar nas compras de supermercado e não ficar mais propenso a fazer compras por impulso, não vá com fome fazer compras!  

 

7 – Pesquise preços  

Se na sua cidade os supermercados estão presentes em aplicativos de delivery, vale a pena comparar os preços dos itens da sua lista por meio dos apps, direto de casa, para depois realizar suas compras. Só não esqueça que os estabelecimentos costumam aumentar os valores nos apps de delivery. Então, para que a comparação seja fiel à realidade, compare valores disponíveis em apps apenas com outros apps, e valores da loja física apenas com valores da loja física.  

Agora, se você não tem tempo para ir a vários supermercados ou ficar no app comparando preços, não tem problema. Você pode comparar os valores de produtos similares de marcas diferentes no supermercado em que estiver.  

 

8 – Conheça os frutos de cada estação  

Basta uma rápida pesquisa na internet para você ter em mãos um ótimo aliado da sua economia: as verduras, os legumes e as frutas da estação. Assim, você economiza, varia sua alimentação e ainda adquire conhecimento!  

 

9 – Faça parte de programas de fidelidade  

Quem nunca foi convidado para um programa de fidelidade do supermercado? Se informe no caixa sobre os descontos e vantagens de fazer parte do programa e, assim, use-o ao seu favor nas próximas idas ao supermercado.  

 

10 – Defina um valor máximo a ser gasto  

Tem um planejamento financeiro? Agora é a melhor hora para usá-lo! Desse modo, verifique antes mesmo de ir às compras qual o valor máximo que cabe no seu orçamento e, se possível, se atenha a ele, optando por marcas e produtos que façam mais sentido para a sua realidade.  

 

11 – Confira os preços no caixa  

Fez a lista? À medida que for escolhendo os produtos, anote o valor que consta na gôndola para conferir no caixa. Afinal, erros de sistema acontecem. Assim, você também garante que não será ludibriado por propagandas enganosas.  

 

12 – Se possível, pague à vista  

Ao fazer um orçamento, separe o valor em dinheiro vivo ou deixe-o disponível na sua conta para o pagamento no débito. Assim, você tem mais controle sobre o que gasta e tende a respeitar o limite que estabeleceu.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados