Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Usar lentes de contato com maquiagem exige cuidados especiais

Bruno/Germany por Pixabay

Oftalmologista dá dicas para evitar problemas que podem afetar a saúde dos olhos na hora de se maquiar


As lentes são, sem dúvida, excelentes recursos ópticos e uma ótima alternativa aos óculos. Elas ampliam o campo de visão, possibilitam a prática de atividades esportivas e facilitam, e muito, na hora de se maquiar. Mas para que essa parceria seja de fato um sucesso, alguns cuidados são essenciais.  É o que explica a Dra. Claudia Del Claro, médica oftalmologista e porta-voz da campanha Setembro Safira, mês de conscientização do bom uso das lentes de contato. “As lentes facilitam a aplicação de maquiagem e ajudam a realçar a área dos olhos. Mas é preciso atenção. Pequenas quantidades de produtos podem cair entre as lentes e a córnea, por exemplo, provocando lesão nos olhos por conta do atrito repetitivo”,  alerta.

Podem parecer pequenos descuidos rotineiros, mas o mau uso das lentes pode ocasionar problemas oculares graves e até cegueira. Por isso, a iniciativa da campanha. A especialista aponta ainda outros cuidados necessários para que as pessoas aproveitem o que há de melhor nas lentes e na make.

 

Lente antes ou depois da maquiagem?

Segundo a Dra, Claudia, a lente de contato deve ser colocada antes da maquiagem e é importante que o usuário lembre-se de higienizar bem as mãos antes. Na hora de remover a maquiagem, a ordem é a mesma. Primeiro retire as lentes de contato e depois faça a remoção da make. “Essa regrinha impede que produtos que venham a cair nos olhos causem irritação e evita também que as lentes sejam contaminadas com água da torneira ou demaquilante”, completa.

 

Cuidado com a escolha dos produtos

Para os usuários de lentes, maquiagens com glitter estão vetadas. Isso porque os minúsculos grãos podem ficar entre as lentes e a córnea, provocando lesões, o que pode levar a uma infecção. A qualidade da maquiagem também deve ser levada em conta. Use apenas sombras e pós com boa fixação, evitando que eles caiam nos olhos, e, mais uma vez, levem a irritações e machucados. 

Lápis e rímel não devem ser aplicados perto ou sobre a linha d’água. A Dra. Claudia destaca ainda que protetores solares, cremes e corretivos também não devem ser passados muito próximos aos cílios. “Por último, evite maquiagens à prova d’água. Esse tipo de produto tem mais chances de acumular na lente. O rímel, por exemplo, forma grumos que ficam na lágrima e dentro do olho”, afirma a médica. “Hoje, as maquiagens laváveis não ficam mais borradas como antigamente. Então são uma boa opção”.

 

Limpeza sempre!

Um dos principais pontos na hora do cuidado em relação à make é observar atentamente se não há resíduos dos produtos nas lentes. “A limpeza da lente tem que ser feita sempre com a solução multiuso. Atenção: nunca  use soro fisiológico ou água para limpar as lentes de contato”, reforça a Dra. Claudia.

 A limpeza das lentes de contato e também dos cílios são super importantes para evitar problemas oculares. Independentemente do uso de maquiagem, é interessante lavar os cílios todos os dias com xampu neutro ou produtos apropriados. Na hora de escolher o demaquilante, não use produtos oleosos. “Eles deixam uma oleosidade na base dos cílios, que pode gerar inflamação, enfraquecendo-os e levando à queda”, completa. 

 

Lentes “da moda” exigem cuidados especiais

Por último, para além da maquiagem, há quem queira incrementar ainda mais o visual com lentes coloridas e extensão de cílios.

Para quem quer fazer a extensão de cílios, os cuidados são muitos
Agustino por Pixabay
Para as lentes coloridas, é preciso atenção à procedência. “Algumas podem ser compradas online sem qualquer controle. Desconfie de lentes muito baratas”, afirma a especialista. “Elas devem ser usadas com responsabilidade e precisam ser indicadas por um oftalmologista. O paciente deve passar por testes e escolher lentes aprovadas por um órgão competente de saúde. Por isso, mesmo para fins puramente estéticos, procure sempre seu médico antes de comprá-las”.  

Já para quem quer fazer a extensão de cílios, os cuidados são muitos. Os produtos usados para a fixação também podem provocar irritações, deixando  os olhos mais sensíveis. A extensão de cílios também dificulta a higienização, já que fricção e alguns tipos de produtos não são aconselháveis para o alongamento. “Dependendo do tamanho dos cílios colocados, eles também dificultam na hora de colocar e tirar as lentes, o que pode ocasionar algum machucado  nos olhos”, explica a Dra. Claudia. “E jamais faça o procedimento de extensão dos cílios com as lentes de contato”, alerta a oftalmologista. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados