Nos últimos meses ficou bem popular a utilização do termo “cancelar” uma pessoa nas redes sociais por algum comportamento considerado inadequado para a sociedade. A notícia é que esse comportamento já faz parte do mundo corporativo.
Mas, afinal de contas, o que seria cancelar um
colaborador ou colega de trabalho? O termo é o ato de banir, excluir uma pessoa
das conversas e atividades da empresa. Muitas vezes, quando sofrem essa
exclusão na equipe, essas pessoas se sentem desmotivadas e desiludida com o
ambiente de trabalho, baixando sua produtividade e senso de pertencimento com a
empresa.
Quem pratica a ação de cancelar não tem ideia do
tamanho do dano que pode causar em seu colega de trabalho e para a empresa. O
que parece ser um comportamento inocente para quem o pratica, gera impactos
imensuráveis para quem sofre, sendo, o maior deles emocional causando
sentimento de rejeição, insegurança, medo, tristeza, entre outros.
Um dos maiores índices de afastamento do trabalho é
a saúde mental, por isso, é muito importante adotar protocolos e treinamentos
que minimizem os conflitos de relacionamento e comunicação na empresa, pois, se
perdem grandes talentos por situações que poderiam ter sido evitadas com regras
claras, com bom direcionamento e com certeza uma boa liderança para se
antecipar a qualquer situação negativa. Fortaleça a carta de valores com o
time, constantemente, pois isso mostra o quanto a companhia presa por seus
colaboradores e, assim, conseguem nivelar a expectativa de todos.
Outro ponto a ser abordado é o fato da cultura do
cancelamento não ser um problema exclusivo dos escritórios físicos. Uma vez que
a comunicação é um dos maiores desafios de uma equipe em trabalho remoto, ser
cancelado prejudica ainda mais o resultado, pois estão “excluídas” de muitas
informações e acontecimentos da empresa.
Mas o que fazer para resolver essa situação:
1° Entender qual foi o comportamento ou o que foi
falado que “feriu” ou quebrou as regras do ambiente;
2° Buscar as pessoas responsáveis por iniciar o
processo de cancelamento, sempre começa com uma ou duas pessoas, tenha um
bate-papo sincero e esteja aberto a ouvir;
3° Saiba analisar e refletir sobre o que aconteceu,
o quanto tudo isso está impactando no resultado da empresa e produtividade de
todos envolvidos;
4° Busque entender e estabelecer os valores da
empresa, quais regras existem para guiar os comportamentos das pessoas;
5° Não finja que as coisas estão normais, resolva o
quanto antes;
Não vamos aceitar esse comportamento como normal,
que antes de pensar em cancelar alguém seja utilizado a boa e velha conversa
para entender o outro lado. Que possamos ter mais empatia e menos julgamentos
ou críticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário