Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Alzheimer pode não ser uma doença cerebral: Uma nova teoria sugere que é uma condição autoimune


A busca de uma cura para a doença de Alzheimer está se tornando cada vez mais competitiva e controversa com os últimos anos. Em julho de 2022, a revista Science informou que um importante artigo de pesquisa de 2006, publicado na prestigiosa revista Nature, identificou um subtipo de proteína cerebral chamada beta-amiloide como a causa da doença de Alzheimer, e pode ter sido baseado em dados fabricados. 

Um ano antes, em junho de 2021, a Food and Drug Administration dos EUA havia aprovado o aducanumab como tratamento para a doença de Alzheimer, embora os dados que apoiavam seu uso fossem incompletos e contraditórios. Alguns médicos acreditam que o aducanumab nunca deveria ter sido aprovado, enquanto outros afirmam que deveria ter uma chance. 

Com milhões de pessoas precisando de um tratamento eficaz, por que os pesquisadores ainda se confundem nessa busca pela cura do que é, sem dúvida, uma das doenças mais importantes que a humanidade enfrenta?
 

Escapando da rotina beta-amilóide 

Durante anos, os cientistas se concentraram em tentar criar novos tratamentos para a doença de Alzheimer, impedindo a formação de aglomerados prejudiciais ao cérebro dessa misteriosa proteína chamada beta-amilóide. 

Lamentavelmente, essa dedicação ao estudo dos aglomerados anormais de proteínas não se traduziu em uma droga ou terapia útil. A necessidade de uma nova maneira de pensar sobre a doença de Alzheimer está emergindo como uma prioridade na ciência do cérebro. 

A University Health Network em Toronto está desenvolvendo uma nova teoria da doença de Alzheimer. Com base nos últimos 30 anos de pesquisa, não se pensa mais na doença de Alzheimer como, primordialmente, uma doença do cérebro. Em vez disso, acredita-se que a doença de Alzheimer é um distúrbio do sistema imunológico dentro do cérebro. 

O sistema imunológico, encontrado em todos os órgãos do corpo, é um conjunto de células e moléculas que trabalham em harmonia para ajudar a reparar lesões e proteger contra invasores estranhos. Quando uma pessoa tropeça e cai, o sistema imunológico ajuda a consertar os tecidos danificados. Quando alguém sofre uma infecção viral ou bacteriana, o sistema imunológico ajuda na luta contra esses invasores microbianos. 

Exatamente os mesmos processos que estão presentes no cérebro. Quando há traumatismo craniano, o sistema imunológico do cérebro entra em ação para ajudar a reparar. Quando as bactérias estão presentes no cérebro, o sistema imunológico está lá para contra-atacar.
 

Alzheimer como doença autoimune 

Acredita-se que o beta-amilóide não é uma proteína produzida de forma anormal, mas sim uma molécula de ocorrência normal que faz parte do sistema imunológico do cérebro. Quando ocorre um trauma cerebral ou quando as bactérias estão presentes no cérebro, o beta-amilóide é um dos principais contribuintes para a resposta imune abrangente do cérebro. É aqui que começa o problema. 

Por causa das semelhanças impressionantes entre as moléculas de gordura que compõem as membranas das bactérias e as membranas das células cerebrais, a beta-amilóide não consegue distinguir a diferença entre as bactérias invasoras e as células cerebrais hospedeiras e ataca erroneamente as próprias células cerebrais que deveria estar protegendo. 

Isso leva a uma perda crônica e progressiva da função das células cerebrais, que culmina em demência -- tudo porque o sistema imunológico do nosso corpo não consegue diferenciar entre bactérias e células cerebrais.
 

Quando considerada como um ataque mal direcionado do sistema imunológico do cérebro ao próprio órgão que deveria estar defendendo, a doença de Alzheimer surge como uma doença autoimune. 

Existem muitos tipos de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, nas quais os autos anticorpos desempenham um papel crucial no desenvolvimento da doença e para as quais as terapias baseadas em esteroides podem ser eficazes, mas essas terapias não funcionarão contra a doença de Alzheimer. 

O cérebro é um órgão muito especial e distinto, reconhecido como a estrutura mais complexa do universo. No modelo de Alzheimer, o beta-amilóide ajuda a proteger e fortalecer o sistema imunológico, mas, infelizmente, também desempenha um papel central no processo autoimune, que pode levar ao desenvolvimento da doença de Alzheimer. 

Embora as drogas convencionalmente usadas no tratamento de doenças autoimunes possam não funcionar contra a doença de Alzheimer, acredita-se fortemente que direcionar outras vias de regulação imunológica no cérebro nos levará a novas e eficazes abordagens de tratamento para a doença.
 

Outras teorias da doença 

Além dessa teoria autoimune da doença de Alzheimer, muitas outras teorias novas e variadas estão começando a aparecer. Por exemplo, alguns cientistas acreditam que a doença de Alzheimer é uma doença de pequenas estruturas celulares chamadas mitocôndrias -- as fábricas de energia em cada célula do cérebro. Elas convertem o oxigênio do ar que respiramos e a glicose dos alimentos que comemos na energia necessária para lembrar e pensar. 

Alguns afirmam que é o resultado de uma infecção cerebral específica, com bactérias da boca sendo frequentemente sugeridas como as culpadas. Outros ainda sugerem que a doença pode surgir de uma manipulação anormal de metais dentro do cérebro, possivelmente zinco, cobre ou ferro. 

É gratificante ver um novo pensamento sobre essa doença milenar. A demência afeta atualmente mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, com um novo diagnóstico sendo feito a cada três segundos. Muitas vezes, as pessoas que vivem com a doença de Alzheimer são incapazes de reconhecer os próprios filhos ou mesmo o cônjuge com mais de 50 anos. O Alzheimer é um problema de saúde pública que precisa de ideias inovadoras e novas direções. 

Para o bem-estar das pessoas e famílias que vivem com demência, e para o impacto socioeconômico em nosso já estressado sistema de saúde, lidando com os custos e demandas cada vez maiores da demência, precisamos de uma melhor compreensão da doença de Alzheimer, suas causas e o que podemos fazer para tratá-la e ajudar as pessoas e famílias que vivem com ela.

 

Rubens de Fraga Júnior - professor de Gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e é médico especialista em Geriatria e Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados