Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Último lote do IR: saiba como investir a restituição para gerar rendimentos adicionais

Mais de 1,2 milhão de contribuintes receberão R$ 1,9 bilhão nesta sexta-feira. Valores podem ser utilizados para quitar dívidas ou fazer investimentos



Nesta sexta-feira (30), será pago o quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda. O montante de R$ 1,9 bilhão será distribuído entre 1.220.501 contribuintes. O dinheiro extra que entra na conta do contribuinte pode ser utilizado para colocar os boletos em dia e, se possível, gerar rendimentos por meio de investimentos financeiros.

A líder regional da XP Investimentos no Centro-Oeste, Vanessa Thomé, lembra que o ideal é começar usando o dinheiro para quitar contas e depois partir para os investimentos. “O valor recebido na restituição é uma boa oportunidade para organizar as finanças e escapar da cobrança de juros”, alerta. Para quem pretende investir os valores, a executiva observa que “o panorama ainda é interessante para renda fixa como um todo, com remunerações bem atrativas”.

O atual cenário da Selic, em 13,75%, proporciona um bom momento para opções que rendem de acordo com essa taxa. “Para pessoas que têm o perfil mais conservador, vale a pena pensar em ativos pós-fixados, que se beneficiam da Selic, uma vez que sua remuneração acompanha a taxa básica de juros”, explica a executiva. Pessoas com o perfil mais aberto a riscos, podem optar por ativos como ações, fundos imobiliários, fundos alternativos e operações estruturadas.

A especialista lembra que, independentemente do tipo de perfil e produto escolhido, é importante observar investimentos que compensem a inflação. “Por questão muitas vezes cultural, as pessoas costumam guardar valores em produtos como a poupança, por exemplo. Atualmente, isso gera rendimentos abaixo da inflação, ou seja, perde-se o poder de compra. É fundamental aplicar o dinheiro em opções que corrijam a inflação, a fim de buscar um ganho real”.



XP Inc.

www.xpinc.com [xpinc.com]

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados