Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Dia Mundial do Coração e a importância dos cuidados com a saúde cardiovascula

Conheça dicas e orientações para prevenir e retardar a ação das doenças cardiovasculares

 

Em 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável para prevenir e combater as doenças cardiovasculares (DCV). Segundo a OMS, as DCV são uma das principais causas de morte no mundo atualmente. A entidade estima que, até 2030, mais de 23 milhões de óbitos sejam causados por DCV, sobretudo em países de baixa e média renda. 

No Brasil, as doenças cardiovasculares também estão entre as causas de morte mais comuns registradas no país. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de 230 mil pessoas morreram por DCV no país em 2021. Em comparação ao mesmo período de 2020, houve um aumento de 6,8%, com a maior parte das vítimas na faixa etária entre 70 e 79 anos. De acordo com a SBC, aproximadamente 14 milhões de pessoas apresentam alguma doença cardiovascular no Brasil. A entidade ainda estima que até 2040 haverá um aumento de até 250% de doenças cardiovasculares no Brasil. 

Os números apontam para a urgência do acesso à informação e do reforço dos hábitos de prevenção. O cuidado com a saúde vascular é fundamental, uma vez que o coração e o sistema circulatório são responsáveis por bombear o sangue e distribuir nutrientes e oxigênio para todo o corpo. Porém, hábitos inadequados, como sedentarismo, má alimentação e tabagismo, podem comprometer essas funções, causando uma série de riscos, como quadros de colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial e obesidade. 

De acordo com a farmacêutica da Drogarias Pacheco, Bruna Diniz Oliveira, para o tratamento de pacientes de DCV é essencial o acompanhamento médico adequado. Ela explica que o profissional de farmácia pode ajudar esses pacientes no monitoramento de alguns dados essenciais. “O farmacêutico está apto a fazer exames simples, como aferir a pressão arterial ou verificar as taxas de glicose. Esses procedimentos auxiliam para a melhor orientação médica e na forma correta de seguir o tratamento mais indicado”, pontua.

 

Prevenção e tratamento

De modo geral, o grande desafio para a prevenção e para o tratamento das doenças cardiovasculares é adotar um estilo de vida saudável. Isso inclui uma alimentação balanceada, rica em frutas e verduras, além da prática de atividade física regular. Também é fundamental controlar o consumo de álcool e evitar o fumo para prevenir as doenças cardiovasculares. Afinal, até mesmo o agravamento de quadros de DCV causados por herança genética pode estar associado a um estilo de vida sedentário e a hábitos nocivos para a saúde. 

A realização de exames periódicos é mais um importante aliado para a prevenção das doenças cardiovasculares, visto que algumas DCV podem ser silenciosas. Assim, torna-se indispensável o acompanhamento de diversos índices e valores no organismo por meio de exames rotineiros para seguir o tratamento médico adequado. 

Os exames preventivos para monitoramento do colesterol, por exemplo, devem começar a partir dos 20 anos de idade, com intervalos de cinco anos, para indivíduos sem outros fatores de risco. Já os exames para diagnóstico da hipertensão devem ser realizados anualmente ou conforme frequência solicitada pelo médico. Para quem possui histórico de problemas com colesterol, hipertensão ou outras doenças cardiovasculares na família antes dos 55 anos de idade, o acompanhamento profissional deve ser iniciado na infância. 

A farmacêutica Bruna Diniz Oliveira ressalta que as farmácias e drogarias oferecem uma série de ações promocionais e programas de desconto para pacientes em tratamento de doenças cardiovasculares. “Geralmente, as redes de drogarias oferecem Programas de Benefícios em Medicamentos (PBMs), que costumam ter descontos e ofertas para serviços e remédios relacionados ao tratamento das DCV. Na Farmácia Popular, os pacientes ainda podem ter acesso a medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, entre outros”, completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados