Especialista em tecnologia, Michael Bernstein, Co-founder da Clicksign, explica o Aceite via WhatsApp, nova ferramenta disponibilizada pela plataforma
A
transformação digital passa por diversos setores brasileiros e tem como
principal objetivo otimizar processos, antes bem mais morosos, quando realizados
presencialmente, desde compras em lojas e supermercados até assinaturas de
documentos e contratos. Com isso, diversas soluções de automatização e
digitalização de processos entraram na rotina das empresas no intuito de
simplificar as demandas.
Essa
migração aconteceu de forma mais acelerada durante e após a pandemia da
Covid-19, como revela a 33ª edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro
de TI e Uso nas Empresas, da Fundação Getulio Vargas (FGV). De acordo com o
levantamento, o avanço do investimento das empresas em tecnologias da
informação (TI) no Brasil foi expressivo: nos últimos 34 anos, ele cresceu 6%
ao ano, passando de 1,3% em 1988 para 8,7% em 2021/22.
Como
um aliado a essa tendência, o WhatsApp, presente na tela inicial de 54% dos
smartphones, conforme a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de
apps no Brasil”, é um canal que agiliza a troca de informações e formalizações
entre empresas e clientes.
O
especialista em tecnologia e um dos idealizadores da formalização de acordos e
termos via WhatsApp, Michael Bernstein, Chief Technology Officer (CTO) e
Co-founder da Clicksign, empresa brasileira pioneira em
fornecer tecnologia para assinaturas eletrônicas e digitais, explica cinco
vantagens da plataforma de mensagens:
1-Rapidez e praticidade
Acusar recebimento de algum documento, acordar um novo fee
mensal de prestação de serviços ou pedir a autorização de pais/responsáveis
para um passeio da escola. Todas essas podem ser situações que demandavam uma
assinatura em uma agenda ou documento físico ou uma troca de e-mails antes do
Aceite via WhatsApp. Hoje, com o WhatsApp, as mesmas atividades podem ter seu
conteúdo validado por um destinatário direto no app, em poucos cliques, com a
segurança do registro da Clicksign.
2-Vantagem
competitiva para empresas
Ao
potencializar a atuação no modelo digital, a loja/empresa deve incluir novas
formas de comunicar e formalizar processos com os clientes. Soluções inovadoras
via WhatsApp geram interação e aderência de uso junto ao cliente, fortalecendo
ainda mais o relacionamento e diminuindo atritos. Além disso, o Aceite via
WhatsApp foi pensado para registrar aceites de conteúdos curtos, que exigem
menos complexidade para as partes e dispensam a formalidade de um documento
cheio de itens.
3-Entrega
versátil
A
formalização de termos e acordos pelo app de mensagens entrega versatilidade no
compartilhamento de diversos tipos de conteúdo e atende a muitos públicos,
desde lojas de departamentos, empresas de telecomunicações, escolas,
faculdades, etc.
4-Economia
de tempo e recursos
O
modelo elimina gastos com impressão, papel e transporte, além de acelerar em
até 90% o tempo total da operação, sem a necessidade do cliente ser
redirecionado para outro ambiente digital como o e-mail, por exemplo. Além
disso, o registro do aceite pela Clicksign, um terceiro de confiança e
imparcial, confere maior segurança ao que foi aceito pelo destinatário.
5-Validade
e respaldo jurídico
O
Aceite via WhatsApp, tal como uma assinatura comum de documentos, dispõe de
todos os requisitos técnicos para inferência da validade jurídica do conteúdo
aceito. Isso porque, no decorrer do trâmite, há a coleta de provas da
identidade do destinatário (que é quem dá o aceite), que podem ser utilizadas
para confirmar a validade jurídica da validação. O resultado é o registro
formal do conteúdo aceito, que corrobora para as provas contextuais que
comprovam a realização do acordo e fortalece a segurança da transação. Um
advogado deve ser consultado.
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