Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Soft Skills: as habilidades mais valorizadas do momento


O mercado de trabalho muda a todo momento. Se antes, as habilidades técnicas, também conhecidas como hard skills, como formação e experiência eram as mais valorizadas no ambiente corporativo, agora chegou a vez das soft skills, habilidades que não podem ser completamente quantificadas ou medidas de forma tradicional, como a liderança e comunicação.


        As soft skills agora são mais consideradas devido ao aumento do trabalho remoto e autônomo e estão crescendo em importância em todos os setores, níveis e ambientes de trabalho, em um mundo que agora se importa mais com a saúde mental e o bem-estar. Elas se referem a habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas. Por outro lado, as hard skills são capacidades que podem ser adquiridas por meio de cursos formais, treinamentos e experiências. De acordo com dados recentes de pesquisas do LinkedIn, as hard skills podem chamar a atenção de um recrutador, mas as soft skills são as decisivas para ajudar a conseguir um emprego.


        Mas não é somente na hora de conseguir um emprego que as soft skills são categóricas: para quem deseja abrir o próprio negócio, elas também são de extrema importância e precisam ser desenvolvidas. Não se faz um negócio de sucesso só com conhecimento técnico, é preciso saber como lidar com pessoas e suas nuances emocionais em todos os momentos.


 

Liderança


A liderança é a principal soft skill que um gestor precisa desenvolver. Ela é a habilidade e a capacidade de motivar verdadeiramente um grupo de pessoas a alcançar um objetivo comum. Para isso, o gestor precisa conseguir inspirar outras pessoas e, principalmente, saber se comunicar de forma assertiva e persuasiva. Um bom livro para exercitar a liderança, bastante popular entre gestores e empreendedores é "Como fazer amigos e influenciar pessoas", de Dale Carnegie.

Na habilidade de liderança, a humildade deve estar em conjunto. Um bom gestor sabe como criticar, sem deixar de reconhecer as qualidades do time e reconhecer os próprios erros.


 

Comunicação


        Saber se comunicar de uma forma assertiva e persuasiva é uma das soft skills mais importantes no cotidiano de um empreendedor ou qualquer colaborador dentro da empresa. Além disso, manter um bom relacionamento entre todas as pessoas pode ser decisivo entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.


        "O networking é a ferramenta mais poderosa para alavancar qualquer negócio, se feito de forma certa. Não estou falando sobre trocar cartão de visita, mas de ter um relacionamento com as pessoas e se cercar de profissionais competentes, melhores que você", diz Jonathas Freitas, empresário e investidor anjo que participou da fundação de mais de 40 startups de tecnologia que se tornaram reconhecidas nacional e internacionalmente, rendendo ao empresário o título de uma das pessoas mais importantes da tecnologia. "Um networking eficaz é quando você verdadeiramente se importa com a outra pessoa, e não a trata como número ou como acesso, e o mais importante, quando você agrega valor para quem está do outro lado. Cultive gente boa ao seu lado, e você verá na prática que tudo ficará mais fácil", completa.


 

Resolução de problemas


        A resolução de problemas, principalmente aqueles mais complexos, é uma soft skill que ganha cada vez mais destaque, chegando a ser considerada uma das habilidades do futuro do trabalho, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, divulgado em 2020. Toda empresa tem problemas e quando o assunto é resolvê-los, é preciso usar da criatividade para não só mapear, mas também, trazer soluções que sejam consideradas ousadas e "fora da caixa".

Essa competência leva as pessoas a adotarem uma nova postura diante das situações e para isso, elas precisam aprimorar sua capacidade de percepção para formular estratégias criativas e efetivas para os novos cenários que vêm surgindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados