Dados também revelam que para a maioria das
pessoas a discriminação contra a comunidade surda se mantém estável ou até
aumentou
O mês de setembro é tido pela comunidade surda
como um momento de reafirmar lutas, comemorar conquistas importantes e
conscientizar sobre acessibilidade. O Setembro Azul, como foi batizado, abriga
várias datas importantes mundialmente. No Brasil, o Dia do Surdo é celebrado em
26 de setembro desde 2008. A escolha foi feita em alusão à fundação da primeira
escola para surdos, em 1857, no Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de
Educação de Surdos (INES) ainda está em funcionamento e atende cerca de 600
pessoas.
A pesquisa realizada pelo TIM Ads, plataforma que
ouve opiniões sobre os mais diversos temas da base de clientes pré-pagos da
operadora, teve a participação de 70 mil pessoas, com 15% afirmando ser surdo
ou deficiente auditivo. Para esse universo de respondentes, a falta de
intérpretes de libras em espaços públicos foi apontada por 17% como principal
necessidade para acessibilidade plena. O índice é igual (17%) ao dos que sentem
falta das legendas em mídias audiovisuais. Para 16% dos que responderam, o que
falta ainda são atitudes respeitosas e pacientes das pessoas.
A percepção de que a discriminação contra a
comunidade surda permanece igual foi a resposta de 26%, mas para 19% os casos
estão diminuindo. Enquanto isso, 18% dos participantes disseram que sentem que
a discriminação aumenta na nossa sociedade.
O ambiente de trabalho também foi alvo de
questões. Para 17%, as pessoas com alguma deficiência auditiva não se sentem
seguras para falar sobre o tema no trabalho, mesmo número dos que acreditam que
até chegam a comentar, mas apenas com os mais próximos.
Quando perguntados a respeito das iniciativas das
empresas para a promoção de inclusão e acessibilidade, 35% julgam que são
importantes e contribuem para uma sociedade igualitária. A TIM, seguindo
práticas de ESG, conta com ações internas para a inclusão de seus colaboradores
PCDs. Além disso, tem seus canais de comunicação preparados para o atendimento
desse público, como destacaram 39% dos participantes da pesquisa.
TIM Ads
Nenhum comentário:
Postar um comentário