Pesquisar no Blog

sábado, 24 de setembro de 2022

Cuidado com o Efeito Sanfona! Especialista da Dicas de Como Emagrecer com Qualidade e Evitar o Reganho de Pes

O efeito sanfona caracteriza-se no reganho de peso logo após o processo de emagrecimento. Muitas pessoas que desejam emagrecer rapidamente, para alcançarem esse objetivo, investem em dietas muito restritivas, nada saudáveis e difíceis de serem sustentadas por longos períodos. Com isso conseguem perder peso rapidamente, mas logo não conseguem manter a nova dieta e voltam a ganhar peso e muitas vezes ganham até uns quilos a mais do que tinham antes de começar a dieta. 

O médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo, explica que, perder e ganhar quilos com frequência, altera o metabolismo de forma considerável e torna cada vez mais difícil manter o peso ideal. Além de prejudicar o metabolismo, essa oscilação de peso pode ser mais danoso que a obesidade, aumentando o risco de doenças, como problemas cardíacos e diabetes.
 

Como ocorre o processo de efeito sanfona

O cérebro entende a perda brusca de peso e gordura como uma ameaça a integridade do organismo, como se a pessoa estivesse em um processo de escassez, dessa forma, ativando mecanismos que favorecem o ganho de peso. O metabolismo fica mais lento e o organismo busca recuperar o peso perdido, armazenando mais gordura para “sobreviver”. Quando a dieta acaba e/ou a pessoa volta a comer desregradamente, o corpo absorve rapidamente toda a energia consumida, e a pessoa aumenta o peso novamente. 

“A oscilação de peso desequilibra a concentração de hormônios importantes para o controle neural do comportamento alimentar, como a insulina e a leptina. Com isso, o metabolismo fica mais lento e o apetite fica maior.” alerta o nutrólogo Ronan Araujo. 

Estudos comprovam as consequências nocivas do efeito sanfona no organismo e na saúde, indicando uma piora na distribuição da gordura corporal, com mais gordura prejudicial e menos gordura protetora. Isso aumenta o estado inflamatório do organismo, aumentando os riscos do desenvolvimento de diabetes. 

Como evitar o efeito sanfona e emagrecer com qualidade?

A melhor forma de emagrecer com saúde e qualidade é evitar tratamentos milagrosos e dietas muito restritivas e radicais, a mudança de hábitos deve ser a longo prazo e não temporária. Quando acontece de maneira consciente, o emagrecimento tende a ser mais duradouro. 

“No meu consultório os pacientes perdem peso de forma rápida, porém com qualidade e não proibitiva. Essa forma se mostra superior em vários aspectos, pois pacientes que perdem peso de forma rápida, possuem tendência maior a aderir às mudanças do estilo de vida, se alimentar melhor, começar a praticar uma atividade física, isso acaba se tornando um estimulo ainda maior do que aquele paciente que perde peso de forma muito lenta e que acaba desanimando e desistindo do tratamento. Entretanto, tendo perda de peso rápida ou lenta, o efeito sanfona resume-se na interrupção do tratamento e processo de emagrecimento.” esclarece o Dr. Ronan. 

Para quem deseja começar a emagrecer com qualidade, não significa que deve restringir a alimentação, você pode comer de tudo, porém com escolhas mais saudáveis e nutritivas sempre que possível. 

O médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo ressalta também que, além da alimentação, fatores como o sedentarismo, estresse e noites mal dormidas podem favorecer o ganho de peso. Dessa forma, é importante se atentar também na qualidade de vida como um todo, além da dieta equilibrada, atividades físicas, qualidade do sono e atividades que geram prazer são grandes aliados no seu bem-estar e processo de emagrecimento saudável. 

“Busque ajuda profissional de um nutrólogo e nutricionista para te auxiliar em tratamentos mais duradouros e eficazes. O acompanhamento especializado é muito mais seguro do que iniciar uma mudança alimentar por conta própria. Proporcione a devida atenção que seu corpo e sua saúde merecem.” finaliza o Dr. Ronan Araujo.
 

Dr. Ronan Araujo - formado em medicina pela Universidade Cidade de São Paulo, médico especializado em nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Com foco em causar impacto e mudar a vida das pessoas através de sua profissão, ele também se tornou membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), que o leva a ser atualmente um dos médicos que mais conhece e entrega resultados quando falamos sobre emagrecimento e reposição hormonal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados