De acordo com Cleber Brandão, especialista em vendas, conversar com seus consumidores ajuda a entender e atender o que o público deseja
Começar a vender não é uma tarefa fácil e captar
clientes é o principal desafio na jornada de qualquer empreendedor. Um
consumidor de um produto pode ser qualquer pessoa, nas mais diversas condições
ou situações, e o importante é saber que será necessário construir um bom
relacionamento com o cliente.
Para Cleber
Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e
empreendedor focado no varejo, iniciar no caminho do empreendedorismo pede
estudos e aprofundamento. “Quando eu comecei a minha vida de vendedor não tinha
ideia do que era vender e como fazer o cliente querer comprar de mim. Minha
primeira atitude, e também meu primeiro erro, foi falar demais e não ouvir as
necessidades de potenciais consumidores. Percebi que precisava entender mais
sobre como funciona o processo de vendas, então fui buscar conteúdos sobre o
assunto. Me deparei, apenas, com técnicas milenares que sim, podem ser
efetivas, mas o sentimento que eu tinha era que essas técnicas ensinavam a
empurrar o produto ou serviço para as pessoas”, relata.
De acordo com o especialista, a comunicação através
de um diálogo é primordial para ter sucesso nas vendas. “Primeiro eu entendi
que não precisava ser como todo mundo e poderia ter o meu próprio jeito de
vender. Mas a venda estava ligada à comunicação. Quanto mais eu conversava,
mais eu vendia. A conversa e o contato com o cliente gera mais segurança,
permitindo que as pessoas conheçam seus consumidores tão bem a ponto de ofertar
os produtos mais condizentes com a realidade e necessidade deles. O caminho
contrário também acontece, com o cliente conhecendo melhor o empresário e se
identificando com sua metodologia de venda”, pontua.
O estreitamento do relacionamento entre
profissionais e consumidores pode trazer os melhores resultados quando a meta é
realizar vendas. “Quando um barbeiro aumenta o preço do serviço, por exemplo, a
maioria dos clientes irá continuar indo ao estabelecimento. Isso é porque eles
confiam e preferem pagar mais caro com a certeza da qualidade do produto ou
serviço oferecido. E assim é com qualquer cliente. Quando se constrói uma
relação amistosa e fraterna com as pessoas, elas passam a confiar naquele
estabelecimento independente do preço. Por isso, alguns vendedores têm a
capacidade de vender produtos muitos mais caros, enquanto outros não
conseguem”, revela Cleber Brandão.
Para o empreendedor, a venda é dividida entre
comportamento, técnica e estratégia. “Nesse caso, saber falar com as pessoas é
uma forma de comportamento e estratégia. Tudo tem seu encaixe perfeito e, com
isso em mente, é possível alcançar resultados extraordinários. Mas para ter
sucesso, é preciso praticar”, finaliza.
Cleber Brandão - mentor, treinador e palestrante na
área de vendas e comunicação com o cliente. É empresário no segmento de
alimentação e treinamentos de desenvolvimento de equipes comerciais. Tem
ajudado milhares de empresários com seus conteúdos em seu Canal no Youtube e
com motivações diárias. Nasceu em família humilde do interior de Goiás, vendeu
limão, alface, ovos e galinhas na cidade em que morava e se orgulha muito de
seu passado. Cléber já foi professor universitário e fez diversos MBA's, mas a
sua paixão está no comércio e nas vendas.
https://www.cleberbrandao.com.br/
@cleberbrandao.
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