Aurora Boreal do Alaska Marco Brotto |
Optar pelo seguro
viagem com assistência é importante para ter uma viagem tranquila
Uma das dúvidas mais comuns entre os viajantes é:
contrato um seguro viagem ou uma assistência viagem? Depois da Resolução
315/2014, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que entrou em vigor
em 2016, as diferenças acabaram e os dois serviços funcionam em conjunto. Ou
seja, o viajante pode escolher entre acionar a seguradora para ser atendido em
um local credenciado e com total apoio da assistência ou fazer por conta
própria e pedir o reembolso depois.
De acordo com Lucas Alves, executivo da Assist
Card, empresa referência em cobertura de viagens, o interessado precisa saber
que existem coberturas obrigatórias e elas incluem despesas médicas,
odontológicas, translado de corpo, médico, cobertura por morte acidental e
invalidez. “O mercado trabalha com as coberturas básicas e oferece também
outros benefícios muito importantes como atraso de voo, cancelamento, perda de
bagagem, entre outros que fazem a diferença”, explica.
Para ele, em primeiro lugar é preciso avaliar o
local da viagem para entender o tipo de cobertura. O curitibano Marco Brotto,
conhecido internacionalmente como O Caçador de Aurora Boreal, leva há mais de
10 anos brasileiros para ver a aurora boreal e exige sempre a cobertura premium.
“A aurora boreal acontece em países com clima extremo e tudo pode acontecer.
Por isso é preciso uma cobertura completa, tanto para a estadia quanto para o
retorno. Não faço expedições sem ter esta tranquilidade”, conta.
Em média, para viagens aos Estados Unidos a
cobertura custa 10 dólares por dia. Para o Brasil a cobertura é em torno de R$
5 a R$ 10 diários. “A grande maioria dos brasileiros que têm plano de saúde,
por exemplo, utilizam a cobertura regional. O seguro para dentro do país é
barato e crucial para qualquer situação médica, vale o investimento”, detalha
Lucas Alves.
A recomendação é optar pelo seguro com a
assistência para facilitar os trâmites médicos. “Muitos seguros não têm
assistência e desta forma o viajante tem que resolver todos os problemas que
surgirem e ainda pedir o reembolso depois. Com a assistência a empresa
contratada resolve tudo, indica a rede credenciada e o viajante não precisa
desembolsar dinheiro no momento que a demanda acontecer”, diz Alves.
Alves enfatiza que a cobertura para Covid-19
permanece e que muitos países exigem seguro para a doença. “Por mais que a
pandemia esteja controlada, ter a cobertura para a doença é essencial”,
finaliza.
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