Pesquisar no Blog

sábado, 30 de julho de 2022

A relação entre a fé e o sucesso nos negócios

A fé é fator determinante para alcançar objetivos profissionais e ter uma vida mais próspera

 

Qual é a relação entre fé e sucesso? Teremos mais sucesso se confiarmos em Deus? Você provavelmente já ouviu pessoas bem-sucedidas creditarem suas realizações a Deus.

 Você sabia que os principais empreendedores e líderes de empresas de sucesso no mundo tem uma base inspirada pela fé? Não estamos necessariamente falando de religião, mas é impossível ignorar o poder e a influência dela em todo tipo de projeto de sucesso. Quando alguém alcança o sucesso em um determinado objetivo é comum relacioná-lo a talento, estudo e determinação. No entanto, um elemento muito importante para alcançar o sucesso às vezes é esquecido, mesmo sendo de unanimidade entre todos que conquistaram algo que almejavam - a fé!  

 Em sociedades caracterizadas por altos níveis de pobreza absoluta, desemprego, injustiça e corrupção, a fé pode ser uma bússola na escuridão ou até mesmo o combustível para um longo caminho de incertezas. O dicionário define a fé como ‘’confiança total’’ ou ‘’adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro’’.  

 Falar sobre a fé é um diálogo amplo. Pessoas diferentes entendem de maneiras diferentes de acordo com a sua cultura e crenças, mas um fator é determinante: a fé é uma prática poderosa para alcançar seus objetivos de vida, independente de quem você seja e os objetivos que almeja na vida.  

 Mas qual é a relação entre fé e sucesso? Teremos mais sucesso se confiarmos em Deus? A fé seria apenas para pessoas religiosas? Você provavelmente já ouviu pessoas bem-sucedidas creditarem suas realizações a Deus, fé, perseverança, determinação, organização, estudo e trabalho às suas conquistas. O sucesso está sempre relacionado com essas e outras práticas como ser uma boa pessoa, com boas práticas para sua família, amigos e sociedade.  

 O que fez Thomas Edison continuar com o experimento da lâmpada mesmo diante de 10.000 falhas? A resposta é simples; ele tinha fé que o experimento da lâmpada incandescente produziria resultados positivos. E ele atingiu seu objetivo? A resposta é sim. Grandes personalidades do mundo como Bill Gates, Michael Dell, Larry Ellison e Mark Zuckerberg abandonaram a faculdade porque tinham fé em seus empreendimentos e hoje são os empresários mais celebrados que se tornaram bilionários na juventude. Em um discurso em Harvard para os formandos em 2017, o fundador do Facebook falou sobre o sucesso: ‘’As ideias não saem totalmente formadas. Elas só se tornam claras à medida que você trabalha nelas. Você só precisa começar. Se eu tivesse que saber tudo sobre conectar pessoas antes de começar, nunca teria construído o Facebook’’ disse o empresário que se tornou um dos mais ricos do mundo após largar os cursos de Psicologia e Ciências da Computação. 

 Durante o processo até você construir ou conquistar algo, muitas coisas podem surgir para abalar a sua fé. Quando você recebe uma notícia desagradável, quando uma pessoa próxima rompe sua confiança ou uma situação te deixa triste, isso pode fazer com que você questione tudo e até mesmo sua fé, no entanto são nestes momentos em que continuar acreditando em seu propósito e em seus objetivos pode te ajudar a ter outras perspectivas de tudo e assim sair mais forte sempre.  

A fé é um componente crítico do sucesso. O sucesso é impossível de alcançar sem confiança. Você não conseguirá acreditar em suas aspirações, objetivos e em si mesmo.

Força de caráter, consistência, força mental, tenacidade, resistência em tempos difíceis, autoconfiança, confiança, vontade, força de vontade e resistência são todas características da fé.

A fé implica que você nunca desista de suas aspirações, objetivos ou da busca do propósito principal de sua vida. Aqueles que acreditam em suas aspirações, objetivos e propósitos principais na vida não deixam nada ficar em seu caminho. Você pode superar qualquer impedimento em seu caminho para o sucesso se tiver fé. 

 Para falar sobre a linha tênue entre ser uma pessoa ética, de princípios e com fé para obter sucesso na vida empresarial, nós consultamos o empresário, palestrante e pastor Michael Aboud sobre o assunto. Para Michael, a maior parte dos problemas têm  relação com o sucesso ou frustração financeira e falar sobre negócios e fé deveria ser menos problematizado pelas pessoas: ‘’Durante 24 anos como pastor,  eu percebi que 80% dos principais problemas das pessoas têm  uma motivação financeira. Não necessariamente sobre dívidas, mas já vi muitas doenças físicas, psicológicas, crises de casamento, brigas de família em que a questão financeira foi a motivação. Quanto mais cedo uma pessoa entende este processo, mais ela vai prosperar na vida’’ disse o especialista.  

Com a ajuda de Aboud, nós fizemos uma lista com cinco passos essenciais que todos empreendedores e líderes devem colocar em prática, independente de qual estágio seus negócios se encontram. Veja: 

 

Seja honesto no ambiente de negócios 

A honestidade deve estar na base de tudo o que você faz. É a maneira mais fácil de aplicar seus valores a qualquer ambiente de negócios. Também dá o exemplo para os outros e fornece consistência no local de trabalho. Especialmente à medida que você progride em sua carreira e objetivos.

 

Trate bem as pessoas nos negócios 

A regra de ouro é uma das primeiras lições que todos aprendemos quando crianças. É uma Estrela do Norte que guia muitas pessoas independentemente da fé. É também um dos pilares dos bons negócios. As empresas que tratam bem seus funcionários também são bastante bem-sucedidas. Na verdade, algumas das maiores e mais bem-sucedidas empresas também estão entre as mais éticas.  

 

Seja justo 

Embora possa ser instintivo cuidar de seus funcionários, também é importante ser justo nos negócios com seus concorrentes. Fazer o que é certo nem sempre é fácil, mas ser justo e honesto aumenta sua reputação e ajuda você a construir relacionamentos comerciais que podem ser úteis no futuro. As empresas que consideram seus concorrentes inimigos gastam energias onde não deveriam e às vezes acabam gastando muita energia de forma negativa. 

 

Invista em adquirir sabedoria 

As empresas existem para dar lucro. Não há nada de errado em ganhar dinheiro, lutar para ter sucesso e conquistar uma melhor condição de vida para sua família. Faça planos de curto e longo prazo que ajudarão a cumprir seus objetivos.

 Durante este processo, invista em adquirir sabedoria e conhecimento de qualidade para que você possa estruturar aquilo que você deseja. 

 

Ajude pessoas e causas quando tiver a oportunidade 

 Assim como as empresas que tratam bem seus funcionários tendem a se sair melhor do que aquelas que não o fazem, as organizações que retribuem à comunidade também obtêm recompensas altruístas e financeiras. Faz parte do processo de fé acreditar que o sucesso é alcançado também a partir da generosidade e compartilhamento. Compartilhe se puder!  A generosidade, seja na forma de dar dinheiro, experiência, tempo ou cuidado, é a base da ética. Quando você apoia causas que se alinham bem com seus princípios, você demonstra uma boa cidadania pessoal e corporativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados