Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Maior evento de futebol chegando: quem deve jogar?

Professor do curso de Educação Física do UNIPÊ dá dicas de como se antecipar para um dos momentos mais esperados do ano

 

O maior evento de futebol do planeta está chegando para alegrar os brasileiros e cidadãos de todos os países. Historicamente o futebol é um esporte que acolhe todas as classes, gêneros e nacionalidades. Por isso muitas pessoas ficam na expectativa e se mobilizam para acompanhar os jogos da seleção, junto aos amigos e familiares.  

O evento acontecerá no Catar, um país peninsular árabe localizado no Oriente Médio, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. “Podemos ‘chutar’ o elenco e dizer que já estejam garantidos em participar e representar nosso país a partir de novembro. O técnico Tite consolidou uma base para atuar, sendo assim os prováveis jogadores selecionados; é possível afirmar, sem medo de errar, que 17 jogadores estão confirmados no grupo da seleção”, diz o professor Me. Clizaldo Luiz Maroja Di Pace França, do curso de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. 


São eles: 

– Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); 

– Laterais: Danilo e Alex Sandro (ambos da Juventus) e Daniel Alves (Barcelona); 

– Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG) e Éder Militão (Real Madrid); 

– Volantes: Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United) e Fabinho (Liverpool); 

– Meio-campo: Lucas Paquetá (Lyon) e Philippe Coutinho (Aston Villa); 

– Atacantes: Neymar (PSG), Raphinha (Leeds United) e Vinicius Jr. (Real Madrid); 

“Salvo algum imprevisto negativo, como uma lesão grave que impossibilitaria a participação, eles estarão no grupo em condições normais”, diz Clizaldo. 

Há, ainda, seis nomes em aberto na lista de Tite dos 23 a serem chamados, sendo um zagueiro, um lateral esquerdo, um meio-campista e três no ataque. Na opinião de Clizaldo, os favoritos são: 

– Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal) ou Felipe (Atlético de Madrid); 

– Lateral esquerdo: Renan Lodi (Atlético de Madrid), Guilherme Arana (Atlético-MG) ou Alex Telles (Manchester United); 

– Meio-campo: Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Olympique de Marselha), Arthur (Juventus) ou Douglas Luiz (Aston Villa); 

– Atacantes: Gabriel Jesus (Manchester City), Matheus Cunha (Atlético de Madrid), Antony (Ajax), Richarlison (Everton), Roberto Firmino (Liverpool) e ainda arriscaria Hulk (Atletico – MG). 

Os comentários acerca dos dias de jogo da seleção não param, pois são em dias úteis e tradicionalmente a população costuma dar uma pausa para assistir e ver o elenco em campo. “Já imaginamos todos animados e esperançosos pela grande atuação da seleção brasileira, onde teremos jogos na fase de grupos. O primeiro será nos dias 24 de novembro contra a Sérvia, 28 de novembro contra a Suíça e 2 de dezembro contra Camarões. Nas oitavas de final, o Brasil pode jogar no dia 5 de dezembro, caso seja o 1º colocado do grupo G, ou no dia 6 de dezembro, caso fique em 2º lugar”, explica o docente. 


Preparando-se para o evento  

Em relação aos preparos para o grande evento, o professor recomenda cuidar do corpo e ter uma boa alimentação associada a exercícios físicos orientados. Isso pode auxiliar no controle da ansiedade e do estresse. “É uma excelente forma de ‘preparar o coração’ para fortes emoções durante o evento. Além disso, assistir a um pré-jogo e tentar adivinhar a escalação, quem fará o gol da vitória e o pensamento positivo são fundamentais”, acredita o professor. 

Clizaldo sugere ainda que todo esforço para aproveitar a competição vale a pena, como combinar um local para assistir aos jogos, torcer bastante e decorar a casa, que será um ponto de encontro entre amigos e familiares. “E apesar de se tratar de uma competição, é bom sempre recordar a verdadeira mensagem transmitida pelo evento, que é a integração social, o respeito pelo próximo, independentemente de cor, raça, crença e orientação sexual, e a paz mundial”, finaliza.  

  

Unipê

www.unipe.edu.br

Nosso Jeito de Ensinar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados