Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Museu da Língua Portuguesa celebra um ano de reabertura com entrada gratuita e show de Tulipa Ruiz e Gustavo Ruiz no domingo, 31 de julho

 

Ciete Silvério

No fim de semana do aniversário a entrada será livre para todos os públicos. Já os ingressos para a apresentação serão distribuídos a partir das 11h do domingo 

 

O Museu da Língua Portuguesa comemora um ano de sua reabertura no próximo domingo, dia 31 de julho. E para celebrar esta data contará com uma apresentação gratuita da cantora Tulipa Ruiz e seu irmão, o músico Gustavo Ruiz. E o melhor: além do show, a entrada para o museu será gratuita tanto no sábado (30) quanto no domingo (31).  

Tulipa e Gustavo vão se apresentar diretamente da Praça da Língua, um dos locais da mostra principal do Museu da Língua Portuguesa. Nesta performance de voz e violão, ela vai revisitar faixas de seus quatro álbuns (“Efêmera”, “Tudo Tanto”, “Dancê” e “Tu”) – algumas surpresas também são esperadas. A performance vai começar às 12h. Os ingressos, limitados à lotação do espaço, serão distribuídos gratuitamente a partir das 11h, na bilheteria do Portão A, por ordem de chegada.  

Também como parte da comemoração do aniversário de reabertura, a entrada no Museu da Língua Portuguesa será gratuita por todo o fim de semana. Além do sábado (30), que tradicionalmente já tem entrada grátis, o mesmo acontecerá no domingo (31). Para evitar filas na entrada do Museu, a dica é emitir o ingresso antecipadamente pelo Sympla (veja o link abaixo, no serviço).  

“Nesse primeiro ano de retorno às atividades, pudemos retomar a dimensão da língua portuguesa como patrimônio, aprofundando várias questões contemporâneas da nossa exposição principal nas mostras temporárias e atividades. Tem sido muito gratificante ver nossas exposições cheias, criando diálogos com diferentes públicos”, afirma Renata Motta, diretora-executiva do Museu da Língua Portuguesa. “Também conseguimos estabelecer uma relação muito mais potente com o território em que o Museu está inserido, e que tem tantos desafios sociais”, completou. 


DESTAQUES  

Desde a sua reabertura, o Museu da Língua Portuguesa recebeu mais de 260 mil visitantes, que, ao longo deste período, puderam se encantar com a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e no mundo por meio de sua exposição principal e também em mostras temporárias como a Língua Solta (de julho a setembro de 2021) e Sonhei em português! (de novembro de 2021 a junho de 2022). Em breve, será inaugurada a mostra Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que vai falar sobre as línguas e as culturas indígenas brasileiras.   

O retorno foi marcado pela expansão física do Museu, que passou a realizar atividades no Saguão B e no saguão central da Estação da Luz. De instalações, como O Conto da Ilha Desconhecida, em homenagem ao escritor português José Saramago, a oficinas voltadas para o público infantil no Estação Férias e saraus, boa parte deles comandado pelo ativista cultural Sérgio Vaz. 

Ao todo, foram 40 eventos promovidos pelo Núcleo de Exposições e Programação Cultural do Museu, com destaque para as celebrações do Dia da Língua, em maio de 2022. Presencial, o evento reuniu mais de 25 personalidades, entre artistas, escritores e pesquisadores, incluindo Lia de Itamaracá, Milton Hatoum, Ailton Krenak e Pilar del Río, que, por três dias, debateram a potencialidade e os desafios da língua portuguesa. Diretor artístico desta programação, o cineasta Felipe Hirsch prepara um documentário sobre essa celebração. 

Aconteceram ainda parcerias com a editora Companhia das Letras para celebrar a obra de Saramago e com a Bienal Internacional do Livro de São Paulo – o Museu realizou duas mesas de debate, sendo uma em seu Auditório, dentro da programação do evento literário, com a presença do angolano Kalaf Epalanga, do timorense Luís Cardoso e dos brasileiros Cristino Wapichana e Cacá Machado.  

O Núcleo Educativo também teve uma atuação bastante ativa no último ano, encerrando o período com 30.610 atendimentos, entre presenciais e virtuais. Esses atendimentos acontecem por meio de visitas mediadas ao prédio da Estação da Luz ou à exposição principal e de intervenções na Estação da Luz, quando os educadores propõem jogos linguísticos a quem passa por lá.  

Uma das novidades do Museu da Língua Portuguesa pós-reabertura, o Centro de Referência, setor responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais do acervo da instituição, também programou várias ações. Um dos destaques foi o I Seminário Internacional Viagens da Língua: multilinguismo no mundo lusófono, reunindo palestrantes, mediadores e artistas se apresentando a partir de Moçambique, Angola, Argentina, Cabo Verde, Timor Leste e Brasil, entre outros países.  

O Centro de Referência ainda realizou 1.300 atendimentos ao público, permitindo a consulta ao acervo bibliográfico e museológico do Museu e a utilização de sua sala, que fica no térreo, próximo ao Pátio B, para pesquisa, estudos e trabalho.  

O Museu da Língua Portuguesa também mirou suas ações para o território em que está inserido, em meio aos bairros da Luz, de Santa Efigênia, Campos Elíseos e Bom Retiro, no centro da capital paulista. A Articulação Social do Museu traçou parcerias com grupos que atuam no território, como o Birico Arte, a ONG Mulheres da Luz, o Pão do Povo da Rua, o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e o Centro de Convivência É de Lei.  

Uma das ações de maior destaque foi a distribuição de cerca de 900 carteirinhas para o acesso gratuito ao Museu para trabalhadores da educação, assistência social, saúde, cultura e lazer e a agentes de atuação em coletivos e movimentos sociais por meio do Programa de Vizinhos do Museu da Língua Portuguesa.  

 

SERVIÇO  

Show de Tulipa Ruiz com Gustavo Ruiz 
Dia 31 de julho, às 12h 
Grátis (ingressos distribuídos a partir das 11h na bilheteria do Pátio A) 
No Museu da Língua Portuguesa 


Exposição principal  

De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis aos sábados 
Grátis no dia 31 de julho (domingo)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)  
Ingressos na bilheteria ou pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  


Museu da Língua Portuguesa  

Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo 
Estacionamento conveniado (Garage K): entrada pela avenida Tiradentes, 248, e pela rua João Teodoro, 78  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados