NAVA mostra as vantagens da tecnologia para diferentes setores de negócios
Muitas pessoas tiveram acesso à Realidade Aumentada
(RA) em 2016, com o lançamento do jogo Pokemon Go, ao saírem capturando os
monstrinhos pelas ruas. A tecnologia continua sendo muito promissora e,
principalmente, acessível, já que os smartphones fornecem uma boa experiência
para o usuário.
O mercado de Realidade Aumentada deve crescer de
US$ 2,82 bilhões em 2019 para US$ 65,22 bilhões em 2027, segundo o Fortune
Business Insights. “Com esse potencial gigante, muitas startups no Brasil e no
exterior têm surgido para acelerar o desenvolvimento de novas aplicações.
Recentemente, por exemplo, foi feito um teste com uma lente de contato de
realidade aumentada nos Estados Unidos. Novidades neste campo devem surgir
rapidamente. Além desse ecossistema de novas empresas, as grandes do setor,
como a Alphabet Google, a Apple e a Meta, também estão investindo pesadamente
na área”, diz Jeniffer Nolasco, Tech Lead da NAVA Technology for Business.
Na Realidade Aumentada, uma imagem é sobreposta ao
mundo real. Já há smartphones que podem fazer isso com qualidade. Na tecnologia
semelhante, a Realidade Virtual, o usuário fica imerso em ambiente totalmente
digital. Neste caso, os óculos virtuais são mais indicados e esses equipamentos
continuam evoluindo.
Pela acessibilidade, empresas de Varejo, Saúde e
Educação, entre outras, já podem fazer uso da realidade aumentada para
incrementar seus negócios e reduzir custos, além de facilitar tarefas desafiadoras.
Veja abaixo algumas das vantagens da RA:
Varejo- A RA pode auxiliar as marcas
a proporcionarem uma jornada mais satisfatória ao cliente. Segundo estimativa
feita pela Deloitte, o uso de RA influencia as decisões de compra, uma vez que
os consumidores buscam uma experiência mais personalizada e engajada. O estudo
observou que o RA aumenta em 41% as chances de as marcas serem consideradas
pelos consumidores. Três em cada quatro consumidores dizem que estão dispostos
a pagar mais quando conseguem ter a demonstração do produto por meio da RA. Os
clientes podem ver virtualmente como ficarão em seus corpos ou funcionarão em
um ambiente real antes da aquisição, gerando mais confiança na compra e maior
satisfação com o produto. No futuro, a RA pode até reduzir completamente a
necessidade de lojas físicas.
Saúde - A Realidade Aumentada e a IA
transformarão o modelo tradicional de negócios de saúde. O Microsoft Hololens
2, por exemplo, pode fornecer informações ao cirurgião, liberando ambas
as mãos para a execução do procedimento médico. O uso de soluções de realidade
aumentada está se tornando cada vez mais importante para abordar questões como
a complexidade do suporte remoto ao paciente, com soluções também de
telemedicina e diagnóstico.
Educação- O Business Wire diz que o
mercado global para Realidade Aumentada em Educação e Treinamento pode atingir
US$ 68,7 bilhões em 2026. Mais escolas e faculdades estão adotando RA para
manter os alunos engajados. Já é possível que “vejam” reações químicas, por exemplo.
Um outro aplicativo permite que os estudantes analisem o coração humano e as
diferentes camadas da atmosfera terrestre de forma mais eficaz. Jogos de
Realidade Aumentada também estão sendo lançados especificamente para o mercado
de educação e treinamento.
NAVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário