Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Carteira digital: entenda os perigos dessa prática

Ter informações pessoais no celular é entregar de bandeja informações pessoais a fraudadores, explica Leonardo Sant’anna

 

Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas têm escolhido fazer tudo pelo celular. Para fazer uma compra em um estabelecimento, por exemplo, não é necessário está com dinheiro ou cartões para pagamento, pois a maioria dos lugares aceitam transferências eletrônicas ou em outros casos o cartão está cadastrado no aplicativo do celular. 

A facilidade com esse tipo de ação é incomparável, pois antes era necessário andar com diversas pastas com documento, além de dinheiro e cartões e hoje é possível concentrar tudo em um dispositivo eletrônico. Mas essa escolha de facilitar a vida pode ser perigosa. 

O especialista em segurança pública Leonardo Sant’anna explica que se as pessoas não mudarem o seu comportamento e apenas direcionarem o foco na rapidez e praticidade que é ter a documentação no celular, crimes cibernéticos podem acontecer. 

“Nós não podemos negar que é muito bom ter todas as informações à mão quando elas precisam ser utilizadas, mas a partir do momento que você coloca todas as suas informações em seu celular e uma pessoa consegue invadir o seu aparelho, ela tem acesso a toda documentação”  

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), as ocorrências por furtos de celulares no Distrito Federal cresceram nos primeiros quatro meses deste ano. De janeiro a abril, 4,4 mil aparelhos foram furtados. No mesmo período de 2021, foram 2,7 mil casos, 61,7% a mais. 

Sant’anna alerta que quando a pessoa tem o celular furtado ou roubado e seus dados estão ali armazenados. Com isso é possível ter acesso a informações que apenas a pessoa dona do documento e da conta deve saber e o quanto é importante a mudança de comportamento. 

“Esse é um momento em que ofereço de bandeja todo esse ativo e isso funciona é se transformando em dinheiro em acesso aos meus dados e as minhas contas bancárias, inclusive. Isso eu tô entregando de bandeja para esses fraudadores, para essas pessoas que se valem de toda essa estrutura tecnológica para usar as minhas informações.”

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados