Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Estudos mostram que as meninas com excesso de peso tendem a antecipar a puberdade

O bloqueio puberal em alguns casos deve se dar pelo ajuste psicossocial

 

“Atualmente, com o aumento de casos de crianças e adolescentes com excesso de peso, tem sido observado também uma antecipação do início da puberdade”, declara Dra. Cristiane Kochi, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo – SBEM-SP.

 

Os estudos mostram que as meninas com excesso de peso tendem a antecipar a puberdade. Já em meninos, os estudos são controversos, alguns sugerindo que a puberdade é antecipada nos meninos com sobrepeso e atrasada nos meninos com obesidade.

 

“Os mecanismos por trás da puberdade alterada nestas crianças não são totalmente elucidados, mas sugerem interferências das adipocitocinas (substâncias secretadas pelo tecido adiposo) no hipotálamo, alterando o controle da puberdade”, comenta a endocrinologista.

 

O alerta fica para as consequências para a saúde da criança em decorrência da obesidade e da puberdade alterada. Além do risco já conhecido de evolução para doenças crônicas como hipertensão, dislipidemia, diabetes tipo 2, as crianças e adolescentes com obesidade podem desenvolver alterações ortopédicas, dermatológicas, psicossociais e síndrome dos ovários policísticos, no caso das meninas.

 

A antecipação da puberdade em meninas pode levar à menstruação mais precoce. Estudos mostram que quando a menstruação ocorre mais cedo, isso está associado à gestação mais precoce também. Já nos meninos, o atraso puberal pode estar associado a alterações psicossociais: são meninos grandes, sem desenvolvimento puberal, o que pode gerar bullying.

 

Segundo a médica, existem alguns estudos nacionais em escolas, mostrando a idade da menarca (1ª menstruação) mais cedo em meninas com excesso de peso. “Publicamos estudo mostrando que tanto meninas quanto meninos com excesso de peso são altos na fase pré-puberal, com avanço da idade óssea, mas crescem menos durante a puberdade, atingindo o padrão genético da altura”, explica a endocrinologista.

 

Para ela, é importante fazer um alerta sobre a conduta médica: “Em relação às meninas, em alguns casos, há necessidade de bloquear a puberdade, quando essa ocorre precocemente (antes dos 8 anos de idade), mesmo que não haja previsão de perda de estatura. Nesse caso, a indicação do bloqueio é o ajuste psicossocial. Importante sempre orientar a perda de peso, para reduzir os riscos de saúde”, finaliza a médica. 

Puberdade na criança com obesidade é tema do 35º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia que acontece de 3 a 7 de setembro de 2022, no Transamerica Expo Center.

 



SBEM-SP - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo
http://www.sbemsp.org.br
https://twitter.com/SBEMSP
https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/
https://www.instagram.com/sbemsp/
https://www.youtube.com/c/SBEMSP
bit.ly/PODCASTSBEMSP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados