Inovar na comunicação ao cliente é uma forte demanda do setor varejista. Em meio a consumidores cada vez mais exigentes e seletivos, investir em um canal que traga agilidade, segurança e facilidade, é a peça-chave para uma maior satisfação e fidelização com a marca. Atingindo todos esses aspectos, o RCS (Rich Communication Service) é a mais nova e promissora aposta no mercado – capaz de contribuir fortemente para o aumento de vendas deste segmento.
Considerado como uma evolução do SMS, esse sistema
permite que as marcas se relacionem com seus clientes de forma muito mais
otimizada e personalizada, por meio de mensagens que incorporem recursos
multimídias em seu conteúdo. Um conjunto de imagens, vídeos e gifs podem ser
anexos ao texto enviado, tornando a comunicação muito mais leve e atrativa para
os clientes.
Quais os benefícios do RCS no varejo?
Quando comparado com diversos outros canais de
comunicação, o RCS é um dos que oferece maior segurança para todos os
envolvidos. Por ser protocolado ao Google, as empresas que implementarem este
sistema devem submeter todas as suas informações não apenas à organização, como
também às telefonias móveis nacionais – podendo apenas utilizá-lo quando todos
aprovarem os dados compartilhados.
Assegurados de que estão se comunicando com a
empresa, o poder de interação com os consumidores é potencialmente elevado, com
muito mais chance de retornarem as mensagens recebidas. Para o varejo, essa
característica abre grandes janelas de oportunidades de negócios, pautadas no
desenvolvimento de campanhas interativas que facilitem a aquisição dos serviços
ou produtos oferecidos diretamente pelo sistema.
Ao invés de terem que navegar pelo site da
companhia ou, se direcionarem presencialmente à loja, o RCS facilita a jornada
de compra do cliente no varejo. Todo processo pode ser concluído diretamente no
sistema, por meio de uma interface que direcione o usuário ao item desejado e
ao método de pagamento escolhido para finalizar a compra. Tudo isso, em apenas
poucos cliques em opções pré-programadas, de forma automatizada, sem a
necessidade de um atendente humano na outra ponta.
Para os varejistas que desejarem algo mais simples,
o próprio Google desenvolveu uma versão básica deste sistema, na qual as
empresas poderão apenas enviar mensagens de texto sem a inclusão de outros
recursos multimídias. Mesmo nessa opção, a confiabilidade dos clientes
permanecerá igual, uma vez que em toda mensagem recebida, verão a logo da
companhia anexada e verificada.
Como implementar o RCS no varejo?
Cerca de 29% dos usuários brasileiros já receberam
mensagens multimídias provenientes deste recurso, segundo uma pesquisa feita
pelo Panorama Mobile Time Opinion Box. Com a chegada do 5G, as perspectivas do
RCS estão ainda maiores em todo o país, com chances elevadas de criar ações
muito mais assertivas para as vendas no varejo. Mas, a única forma de
conquistar tais resultados é com o apoio irrestrito de um broker renomado
no mercado.
A implementação do sistema por uma empresa
especializada no ramo fará toda a diferença para que o pedido seja aprovado
pelo Google e pelas operadoras móveis. Afinal, apenas com todos esses
consentimentos, será possível criar campanhas personalizadas para cada negócio,
de acordo com sua área e perfil de seu público-alvo.
Mesmo ainda em fase inicial, o RCS já é considerado
como uma das maiores revoluções do mercado de mensageria. Em um novo padrão de
comunicação digital, sua proposta trará um poder de interação enorme ao setor
varejista, permitindo não apenas com que satisfaçam muito mais clientes em sua
jornada de compra, como também potencializar suas vendas em níveis marcantes e,
assim, se destacar imensamente perante seus concorrentes.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário