Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de julho de 2022

A serotonina e a dopamina modulam o envelhecimento em resposta ao odor e à disponibilidade dos alimentos

 

É do conhecimento comum que uma dieta saudável é a chave para uma vida saudável. E enquanto muitas pessoas seguem dietas especializadas para reduzir ou melhorar sua saúde geral, os pesquisadores interessados ​​no envelhecimento têm estudado ativamente os efeitos da restrição alimentar e do jejum que prolongam a vida. 

"Existe um conceito chamado hormese na biologia, cuja ideia é o que não te mata te torna mais forte", disse Scott Leiser, professor assistente em Fisiologia Molecular e Integrativa e Internal Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan. 

“Um dos estresses mais estudados é a restrição alimentar, mostrada em muitos organismos diferentes para prolongar a vida e nas pessoas para melhorar a saúde”. 

No entanto, como qualquer pessoa em dieta para perder peso pode atestar, o mero cheiro de comida deliciosa pode ser suficiente para quebrar a força de vontade. Um estudo anterior, Scott Pletcher, também do Departamento de Fisiologia Molecular e Integrativa, descobriu que em moscas de fruta, cheiros atraentes de alimentos são suficientes para atenuar o efeito de prolongamento da vida de uma dieta restrita. 

Em um novo estudo publicado na Nature Communications, Leiser, os primeiros autores Hillary Miller, e Shijiao Huang, e sua equipe, se baseiam nessa pesquisa para descobrir por que esse é o caso e se o fenômeno poderia ser bloqueado com uma droga. 

Na lombriga C. elegans, a extensão da vida útil em resposta a estressores ambientais, como a restrição alimentar, envolve a ativação de um gene chamado fmo-2. A equipe usou a natureza transparente de C. elegans para poder ver, em tempo real, os níveis de proteínas FMO. 

Quando os vermes eram limitados na quantidade de comida que podiam comer, a proteína FMO, que foi destacada usando um marcador fluorescente, iluminou "como uma árvore de Natal... estava vermelho brilhante", observou Leiser. No entanto, quando os vermes foram expostos a cheiros de alimentos, houve consideravelmente menos ativação de FMO, levando a uma perda de extensão da vida. 

Com base em pesquisas anteriores mostrando que os neurotransmissores regulam a longevidade resultante da restrição alimentar, a equipe examinou compostos conhecidos por atuar nos neurônios. Encontraram três compostos que podem impedir a reversão da indução de fmo-2 na presença de alimentos: um antidepressivo que bloqueia o neurotransmissor serotonina e dois medicamentos antipsicóticos usados ​​para tratar a esquizofrenia, ambos bloqueiam o neurotransmissor dopamina. 

“Sabemos que a serotonina e a dopamina são os principais atores na porção de recompensa do cérebro e tendem a estar envolvidas na saciedade e nos sinais de resposta alimentar”, disse Leiser. “O fato de as drogas que encontramos antagonizarem isso sugere que você está bloqueando aspectos dessas vias”. Em última análise, as drogas permitiram o efeito de prolongamento da vida do FMO, mesmo na presença do cheiro de comida. 

É improvável que esses medicamentos específicos sejam prescritos para esse efeito, devido aos seus muitos efeitos colaterais potencialmente perigosos. Mas eles fornecem pistas importantes sobre a via de ativação da fmo-2 e seu efeito na extensão da vida.

  

Rubens de Fraga Júnior - professor de Gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e é médico especialista em Geriatria e Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). 

Fonte: Hillary A. Miller et al, Serotonin and dopamine modulate aging in response to food odor and availability, Nature Communications (2022). DOI: 10.1038/s41467-022-30869-5

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados