De
acordo com o Google, mais de 90% das pessoas iniciam a sua busca pelo seu novo
automóvel a partir de pesquisas na internet. Atualmente no Brasil existem
diversos portais, também conhecidos como marketplaces, que oferecem diversas
ofertas de carros de particulares, concessionárias, e lojistas, para os
clientes que desejam adquirir um bem.
O
mercado segue aquecido e valorizado, tendo batido recorde no ano passado em
unidades comercializadas. E assim como não poderia deixar de ser, o setor
acompanha o surgimento e crescimento das novas tecnologias que visam focar nas
carências ainda existentes para os potenciais consumidores, que estão cada vez
mais exigentes na hora de escolha e tomada de decisão.
Nos
últimos anos, surgiram diversas startups do segmento que se destacam na criação
de plataformas que permitem ajudar e auxiliar o consumidor na escolha do seu veículo
novo ou usado, simplificando o processo e garantindo um melhor negócio de forma
mais rápida e tranquila, inclusive para quem pretende vender um
automóvel.
O
que antes demandava horas do seu dia para levar fisicamente o seu carro até
algumas concessionárias, novas empresas passaram a oferecer diversas soluções
do mercado para otimizar o processo e tempo gasto.
Hoje,
por exemplo, é possível encontrar lojas que vão até a casa do cliente e
oferecem o veículo de forma eletrônica, através de um leilão online para
centenas de lojistas de uma única vez, tendo a pessoa o direito de aceitar ou
não a maior proposta.
A
facilidade encontrada é tanta, que startups já desenvolveram formas de avaliar,
fazer uma proposta e pagar pelo automóvel em poucos segundos, encurtando a
burocracia e sobretudo agilizando todo o trâmite de negociações presenciais
observada antes.
A
praticidade e segurança oferecidas nos serviços ajudam a resolver cada vez mais
antigos desafios e inovações tecnológicas para o setor, que vai muito além da
aquisição de um carro.
Os
marketplaces, geralmente pertencentes a alguma instituição financeira, por
exemplo, passaram a ofertar em sua carteira de serviços, novas formas e
modalidades para produtos como financiamento e seguros a esses clientes que
estão buscando ou mesmo comprando os seus automóveis.
E
dentro dessa transformação digital automotiva, surge recentemente também um
novo MetaSearch de Carros, que consolida num único local, todas as ofertas de
todos os portais automotivos, que são concorrentes entre si.
O
processo visa ajudar o comprador a entender se aquela oferta está numa condição
boa financeiramente ou se aquele carro oferece as características e os
opcionais que aquela pessoa está interessada, como a eficiência energética e
consumo de combustível do selo Inmetro. Sendo essa a primeira startup a
explorar a busca pelo automóvel.
A
melhora e simplificação da cadeia automotiva, aplicada com processos de
inovação e tecnologia, observados nesses novos portais e aplicativos, cada vez
mais resultam em experiências otimizadas. Com foco e atuação nas principais
dores existentes nos serviços oferecidos hoje aos potenciais clientes,
assegura-se relacionamentos personalizados que permitirão economia de tempo e
dinheiro na hora da tomada de uma decisão de compra e venda de um veículo.
Alan Lewkowicz - administrador de empresas (ESPM) e CEO da
ComparaCAR. Foi Diretor de Operações do Grupo Aba e sócio conselheiro da
Maestro Frotas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário