Pesquisar no Blog

sábado, 30 de julho de 2022

Mulher: pare de se maltratar!

 Ginecologista dá sete dicas para alcançar o mindset correto, enfrentar a menopausa e parar de vez de renunciar a si mesma


“Você é a Rainha da sua história e da sua vida!” – Quantas mulheres não percebem o quão impactante é essa frase da ginecologista Vanderléa Coelho? Será que o feminino está preparado para deixar de abrir mão de sua saúde em prol de família, vida acadêmica, profissional e social?

Os impactos não são sentidos enquanto jovens, na flor da idade, mas quando a mulher entra no período da menopausa a conta chega e pode acabar no que a doutora chama de ciclo de ruína.

Entre os temas que a especialista aborda em seu livro para ter uma vida plena e feliz, ‘Viva Sem Sofrer na Menopausa’, publicado pelo selo Vital (Editora Pandorga), estão mente, alimentação, exercícios físicos e tratamentos adequados. E, claro, todo esse processo pode começar antes mesmo que o período bata à porta. Portanto, o conselho é pare de se maltratar e comece a cuidar de si antes que seja tarde demais.

[...] essa é uma fase esperada na vida de todas nós, mulheres: 100% das mulheres entrarão na menopausa. O que isso quer dizer? Que no universo da menopausa eu e você não estamos sozinhas. – Doutora Vanderléa Coelho (ginecologista e autora do livro Viva Sem Sofrer na Menopausa)

Na obra, a especialista mostra que sofrer na menopausa não é natural e o saber é o poder, portanto, é necessário que as mulheres aprendam as mudanças corporais e emocionais que irão atravessar quando este ciclo chegar.

Já tive pacientes cujo casamento acabou pelos efeitos dos sintomas da menopausa sobre a vida conjugal. O ciclo da ruína as afetou consideravelmente.

E para que isso não aconteça, a ginecologista ressalta sete mentalidades comuns encontradas durante o período da menopausa e mostra quais as atitudes necessárias para uma vida melhor:

1- Não sente nada: essa mulher diz que não sente absolutamente nada, o que é difícil acreditar e pode ocasionar a falta de cuidado. Quando se tem esse tipo de mentalidade, é necessário ficar atenta a qualquer alteração e não descuidar dos exames e consultas de rotina.

2- Esperando passar: neste caso, a pessoa fica dizendo a si mesma que logo os sintomas passarão, mas isso pode durar mais de cinco anos. Sofrer à espera de um milagre, não é a solução. Esse mindset precisa mudar, e logo.

3- Trata cada sintoma: não dá para ficar pulando de médico em médico para resolver os sintomas da menopausa. É preciso tratar a causa deles.

4- Não desiste: mesmo abandonadas clinicamente em relação à menopausa, elas não desistem. O segredo aqui é realmente encontrar um especialista que entenda as dores de quem não vai se entregar e quer se tratar da maneira correta.

5- Não está 100%: geralmente as mulheres que enfrentam bem esquecem do sintoma que lhe sobra, aquele único que fica rondando. Não pode! É necessário tratar todos eles, mesmo que seja mínimo, para que não acarrete mais sintomas com o tempo.

6- Abandonou: no primeiro sinal de melhora, a mulher pode deixar de se tratar. Isso não pode acontecer, uma vez que esse quadro nunca vai passar, pois os ovários não estão mais funcionando e é necessário o tratamento ao longo do período.

7- Vive: essa mentalidade é a mais próspera, uma vez que segue os tratamentos, faz exercícios físicos e alimenta-se corretamente. Esta mulher aqui vive sem a menopausa. É neste ponto que a doutora Vanderléa quer que a mente de todas as mulheres que ingressam neste período chegue.

Viver sem sofrer na menopausa
Editora Pandorga

 

Sobre a autora: Dra. Vanderléa Coelho é Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especializou-se em Saúde Feminina, Ginecologia e Mastologia e depois na área de Diagnóstico por Imagem (Ultrassom e Mamografia). Dedicou-se a aprender Medicina Integrativa, pois sofria muito com o desequilíbrio hormonal, passando a ter resultados extraordinários com a sua saúde, adotando o mesmo modelo para suas pacientes. Desenvolveu, com a sua expertise, uma metodologia que se chama “Menopausa sem medo” para recuperar, preservar e otimizar a saúde das mulheres que estão na fase da menopausa e climatério. E em plena pandemia vendo suas seguidoras engordando mais ainda criou o Programa Magra após os 40, um programa online de emagrecimento para as mulheres com mais de 40 anos ajudando-as a emagrecer pelo menos 10 quilos em 3 meses e acabar com a barriga da menopausa, sem passar fome, sem dietas, sem remédios, de maneira 100% natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados