Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de julho de 2022

DOUTORES DA ALEGRIA APRESENTA CONTA CAUSOS NA FÁBRICA DE CULTURA DO ITAIM PAULISTA, DIA 29 DE JULHO



Palhaços contam histórias reais de atendimentos nos hospitais públicos 
da capital paulista. Apresentação, gratuita, terá início às 14



O espetáculo Conta Causos, com os palhaços dos Doutores da Alegria, terá única apresentação no dia 29 de julho, sexta-feira, às 14h, na Fábrica de Cultura do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo (SP). A realização é da associação Doutores da Alegria e com apoio do ProAC. A classificação etária é livre.

 

Os besteirologistas contam histórias reais - inusitadas, emocionantes e engraçadas - dos atendimentos às crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde nos hospitais públicos da capital paulista. A intenção é que mesmo quem está fora do hospital possa conhecer um pouco da realidade do trabalho dos Doutores da Alegria a partir de esquetes encenadas pelos palhaços.

 

“Mesmo que seja um lugar difícil, o hospital também pode se transformar no espaço do brincar, do lúdico, da imaginação. Isso é importante inclusive para quem está em tratamento”, conta Ronaldo Aguiar, diretor artístico da associação Doutores da Alegria e codiretor do espetáculo, ao lado de David Taiyu, coordenador artístico do grupo em São Paulo.

 

Nesta edição do Conta Causos, o público vai ouvir relatos contados por Dr. Trillo (Igor Canova), Dra. Tutty Bolot’s (Suzana Aragão), Dr. De Dérson (Ânderson Spada) e Dr. Pysthollynha (Duico Vasconcelos).  

 

Entre as histórias reunidas pelo elenco para esta apresentação estão a de uma intervenção artística para um adolescente que não largava o celular, “salva” pelas falhas do wi-fi; a de um menino de 8 anos que decidiu ser bombeiro ao ser resgatado por um deles; a de outro que não saía da cama, até que precisou segurar as calças dos palhaços; e a de uma criança que só parava de chorar quando as palhaças cantavam.

 

“Os espetáculos do Conta Causos são voltados para a família, o que é uma característica especial. As crianças vão rir das palhaçadas, os adultos vão se emocionar e, em muitas situações, o inverso também ocorre”, completa David Taiyu.

 

Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

 

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

 

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? - O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. 

Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. É possível contribuir com a manutenção do trabalho pelo site www.doutoresdaalegria.org.br

 

Direção: Ronaldo Aguiar e David Taiyu

Elenco: Ânderson Spada, Duico Vasconcelos, Igor Trillo e Suzana Aragão.

Produção: Marcella Castilho

Classificação etária: livre. Gratuito

 

Serviço:

Conta Causos dos Doutores da Alegria

Doutores da Alegria e ProAc.

Data: Sexta-feira, 29 de julho, às 14h

Local: Fábrica de Cultura do Itaim Paulista.

Rua Estudantes da China, 500 – Itaim Paulista -  (11) 2025-1991.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados