Pesquisar no Blog

sábado, 30 de julho de 2022

O amigo de todas as horas

 A convivência com cães traz conforto emocional e mais prática física à pessoas na terceira idade 


 

Os benefícios de ter um cachorro em casa são inúmeros: não à toa os cães levam a fama de serem melhores amigos do homem. Especialistas afirmam que a convivência com pessoas de idade avançada traz muitas vantagens, tanto nas emoções, nas condições físicas e na destreza mental.

 

Uma pesquisa da revista científica PLoS One atestou que pessoas na terceira idade, que possuem cachorros, têm menor chance de desenvolver problemas físicos e cognitivos em função das caminhadas e das brincadeiras exigidas pelos animais. Em pessoas na terceira idade, o exercício de baixo impacto costuma ser fundamental para a manutenção do corpo, uma vez que, nessa etapa da vida, os problemas físicos tendem a ser mais recorrentes. 

 

Além da movimentação física, ter um cão promove interação social, fator importante para a saúde das emoções e para o bom humor. Entre os pontos citados como melhoria na relação domiciliar com os cães estão a alegria, o prazer, a autoestima e a sensação de segurança e de ter uma companhia. “A sensação de sentir-se útil e necessário na vida de alguém, como no caso de cuidar de um animal de estimação, contribui para a longevidade e alegria da pessoa na terceira idade,” afirma Luísa Pires, especialista em comportamento de cachorros e fundadora do Aufabeto - Centro Educacional de Cães.

 

É comum que pessoas de mais idade apresentem alguma enfermidade mental. De acordo com profissionais, a interação com os animais oferece melhoria na memória do idoso, fazendo com que esse esteja mais presente, dispostos a interagir e, consequentemente, com nível de estresse mais baixo. Os cães são promotores de boas sensações devido à forma com a qual eles nos entretêm, com suas brincadeiras e carinho.

 

De acordo com Luísa Pires, quando uma pessoa idosa deseja ter um cachorro, é importante prestar atenção se o cão se adequa à realidade da casa. Assim, a especialista recomenda que o cão tenha mais de 2 anos, por conta da energia e nível de atividades, seja preferencialmente castrado, e apresente temperamento tranquilo. É importante que a família participe da adaptação do novo membro para que não despenda muito esforço do idoso. 

 

Sobre o Aufabeto

O Centro Educacional para Cães Aufabeto foi criado em 2010 pela empresária Luisa Pires, que já fazia atendimento comportamental de cães. Ela chegou a trabalhar com Raquel Hama, proprietária da Dog Resort — responsável por criar o sistema de daycare no Brasil —, e com o famoso Dr. Pet (Alexandre Rossi), além de ter feito treinamento, nos Estados Unidos, com Cesar Millan, conhecido internacionalmente como “encantador de cães”. O Aufabeto oferece DayCare, Hospedagem, Aufa Fitness - programa de treinamento e gasto intenso de energia - e aulas de natação para os cães. Além disso, tem ainda cursos e treinamentos para quem quiser empreender na área, com mentoria de Luisa Pires. 

 

Luisa Pires - Especialista em comportamento canino, proprietária do Centro educacional de cachorros Aubafeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados