Muito além de habilidades técnicas, competências comportamentais são destaques na hora de evoluir na carreira profissional
O
mercado está mudando. A evolução das estruturas organizacionais e a
globalização aceleram os processos e para conquistar espaço e confiança no
mercado de trabalho o comportamento profissional está ganhando cada vez mais
destaque nos processos seletivos.
Muito
mais que um diploma ou habilidades técnicas, as competências comportamentais
representam 85% do sucesso profissional nas carreiras, segundo pesquisa
realizada pela Orange Country Carrer. Esses atributos pessoais são conhecidos
como Softs Skills e estão relacionados à capacidade de pensar, agir e interagir
com outras pessoas no local de trabalho.
Como
essas habilidades não são técnicas, para desenvolvê-las é necessário buscar o
autoconhecimento e trabalhar a inteligência emocional, saber quais são os
pontos fortes e também os que precisam evoluir para uma melhor performance
profissional.
O
lado humano da tecnologia
Um
dos mercados que está em alta e com grande procura de profissionais é a área de
tecnologia. Segundo pesquisa feita pela GeekHunter em 2020, mesmo na pandemia,
o mercado de TI registrou 310% de crescimento nas oportunidades de trabalho e
as expectativas seguem promissoras. De acordo com a Associação Brasileira das
Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), 420 mil novas
vagas devem ser criadas até 2024.
E
para os profissionais de Ti que almejam evoluir na carreira ou para quem deseja
iniciar na área, a analista de RH da Mouts,
Cristiane Bachmann elencou cinco Soft Skills destaques no mercado de
tecnologia.
Comunicação
Toda
forma de expressão, seja ao escrever ou a própria apresentação pessoal. Além
disso, envolve também a capacidade de saber ouvir o outro.
Inteligência
Emocional
Habilidade
de saber lidar com as suas próprias emoções e com a emoção do outro.
Autogerenciamento
Estar
ciente de suas metas e objetivos e executá-las da melhor forma, sem a
necessidade de ser cobrado por alguém. Com o trabalho remoto, essa habilidade
ganha ainda mais destaque no mundo corporativo.
Negociação
Não
importa a área ou função, todos sempre vão precisar ter a expertise de negociar
com alguém.
Liderança
Não
é somente característica de um gestor, você sempre vai influenciar outras pessoas
e precisa ter habilidade para isso.
A
dica é buscar além de especializações na área, autoconhecimento para aprender a
controlar as emoções e saber lidar em situações adversas do dia a dia no
ambiente de trabalho.
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